TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil e seu planejamento

Por:   •  7/2/2018  •  Artigo  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

1. Introdução

O trabalho a seguir traz uma analise de dois estudos relacionados a planejamento e desenvolvimento econômico. Os trabalhos trazem visões diferentes sobre o contexto e historia do planejamento econômico brasileiro. O primeiro, elaborado por Fernando Rezende, traz um cenário abrangendo desde o regime militar ao governo de Lula, indicando quais foram os fatos históricos que levaram a decadência do sistema de planejamento econômico brasileiro. Rezende nos traz também quais são os possíveis caminhos para a retomada e reconstrução desse mesmo sistema. Já o trabalho de Cardoso Junior e Gimenez (2011) apresenta uma visão otimista sobre o planejamento elaborado pelo governo brasileiro, entre 2003 e 2010, ao analisar documentos oficiais do período referido, indicando suas principais conquistas e setores abrangidos.

2. Planejamento no Brasil: auge, declínio e caminhos para a reconstrução, por Fernando Rezende.

Este trabalho nos traz uma perspectiva de como falhas tomadas ou ocasionadas por decisões governamentais levaram ao enfraquecimento dos planos e Instituições voltados ao Planejamento brasileiro com foco no desenvolvimento econômico. O autor aponta fatos sobre governos que tiveram forte influencia no trajeto do Planejamento no Brasil.

2.1 Breve visão sobre a História do Planejamento Brasileiro

Inicialmente, é abordada a procura por preservar o crescimento econômico, tendo como base experiências de planejamento anteriores a sua sucessão, e a estabilização monetária e reduzir as disparidades regionais e sociais pelo governo militar.

O regime militar lançou mão de um conjunto de reformas que tinham foco na modernização do Estado e retomar sua autonomia de intervenção na economia. Uma das reformas era a monetária, em que almejava o aperfeiçoamento da autonomia do governo sobre o controle da moeda e capacidade de endividamento público. Outra reforma foi a tributaria, que buscava a criação de recursos necessários ao financiamento das ações a cargo do estado.

Tanto a reformulação do crédito rural e o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico quanto a criação de fundos fiscais vinculados a investimentos em transporte, energia e telecomunicações e alimentados com a cobrança de impostos únicos federais incidentes sobre as operações com combustíveis e a prestação de serviços de transporte e comunicações, foram iniciativas importantes para que o setor público pudesse tomar controle sobre o planejamento da expansão e melhoria da infraestrutura.

O Epea foi criado na época com o objetivo de elaborar e coordenar planos de longo prazo para promoção do desenvolvimento nacional. Foi elaborado o chamado Plano Decenal, que tinha propostas para um período de 4 anos e indicações para o período seguinte.

O Plano Decenal foi de grande importância por ser o primeiro plano concreto de abrangência de longo prazo. Apesar de ter sido abandonado pelo governo seguinte, seus fundamentos inspiraram o Programa Estratégico de Desenvolvimento (criado pela nova administração). Esse novo programa manteve o foco no crescimento econômico. Nesse período, foi dado inicio a Comissão de Coordenação do Planejamento e Orçamento e elaborado o primeiro Orçamento Plurianual de Investimentos.

Já no período de 1972 a 1974, o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) tinha como objetivo a preservação das diretrizes e as linhas gerais dos programas que vinham sendo desenvolvidos na década anterior. No ano de 1972 foi criado o Sistema Federal de Planejamento tendo como objetivos a formalização do processo de planejamento, desse modo era responsável por coordenar a elaboração de planos e programas e acompanhar sua execução, assegurar a aplicação de critérios técnicos na escolha de prioridades, modernizar a administração pública e estabelecer um fluxo permanente de informações.

Na década seguinte, 1980, crises econômicas dificultaram a manutenção do nível de investimentos que estava sendo realizado, assim como a transição do governo ditatorial para uma democracia, que enfraqueceu o Poder Executivo e causou desequilíbrios internos. Pelo período complicado, o sistema de planejamento teve seu funcionamento comprometido. O III PND (1980-1985), apesar de seguir as mesmas diretrizes e princípios dos outros planos, foi abandonado.

As dificuldades do período se estenderam para o período da Nova República em 1985. Apesar do enfraquecimento do sistema de planejamento, as ferramentas que promoviam a industrialização brasileira foram mantidas, porem a situação econômica e política instável da época implicou em sua efetividade.

Em 1989, Roberto Cavalcanti de Albuquerque, ex-diretor do Instituto de Planejamento do IPEA (Iplan), apresentou uma agenda a ser cumprida para a recuperação do planejamento nos anos 1990 em meio a uma serie de seminários que buscavam esse objetivo. Sua proposta era buscar conciliar a recuperação do planejamento com a atual sociedade plural e democrática, inserir a sociedade na definição das prioridades nacionais, estabelecer um modelo de relações federativas adaptado à autonomia dos governos subnacionais, regulamentar dispositivos constitucionais que tratariam de matérias correlatas e da preocupação com a eficiência e a eficácia da gestão pública. A agenda também apontava a importância de harmonia entre os Poderes da República para a eficácia do planejamento.

As boas expectativas geradas pelos resultados iniciais na estabilização monetária, pós-adoção do Plano Cruzado, levaram a elaboração de um novo Plano de Metas. O governo de Sarney procurou repetir o ritmo de crescimento da década de 70, que iria ser alcançado com uma política forte de investimentos na infraestrutura, indústria e agricultura e com novas iniciativas na área de educação e alimentação. O Plano foi abandonado logo depois por conta da continuidade da crise econômica e política.

O período final da gestão de Sarney é lembrado pelas dificuldades com o controle da inflação e grandes escândalos com corrupção. No fim do governo da Nova República, a inflação superava 80% ao mês. Tal situação agravou a insatisfação da sociedade e contribuiu para aumentar as desigualdades existentes no país, assim como, não abriu espaço para a retomada de adoção de um plano para planejamento.

A próxima gestão, liderada por Fernando Collor de Mello, iniciou-se com a tomada de medidas impactantes, como, por exemplo, a redução do número de ministérios, a extinção de autarquias e empresas pública, lançamento de um processo de privatização de estatais federais e o aviltamento dos salários dos servidores associado ao corte de alguns benefícios herdados da época da fundação de Brasília.

Com o propósito de incentivar empresários brasileiros na melhora de seus serviços, o governo lançou um amplo programa de redução de medidas protecionistas com redução progressiva dos níveis de proteção tarifária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com