TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Ranbaxy

Por:   •  18/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA

Fichamento de Estudo de Caso

Bruna Souza

Trabalho da disciplina de Economia Empresarial,

                                                 Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Campo Grande, MS

2016

Ranbaxy

Reposicionamento de Mercado

A Ranbaxy, indústria farmacêutica localizada na Índia, apresentou expressivo crescimento de mais de 180% em suas vendas, sendo que uma das áreas que apresentaram grande crescimento foi relacionada às exportações, sendo que estas aumentaram mais de 156% no período.

Mesmo com esse expressivo crescimento da empresa, o mercado farmacêutico indiano ainda apresenta grande potencial de crescimento, sendo que o gasto per capita do indiano em produtos farmacêuticos é baixo devido à baixa renda per capita. Além desse potencial, o mercado indiano apresenta aumento de renda, pois os preços dos medicamentos são baixos se comparados aos mercados americanos e europeus. Esses preços mais baixos em parte podem ser explicados por haver regulamentação governamental no setor.

De acordo, com Kotler (2003, pg.389), muitos fatores podem levar uma empresa a se inserir no mercado internacional, entre elas estão: empresas globais que oferecem melhores produtos ou preços podem fomentar ainda mais suas atividades no mercado doméstico; a empresa pode verificar que o mercado externo apresenta melhores oportunidades de lucro; a empresa precisa de uma base maior de clientes para alcançar economias de escala; além desses a empresa pode querer ser menos dependente de um único mercado.

As previsões para o setor na Índia eram promissoras, de crescimento acima do mercado mundial. Além dessas previsões promissoras a empresa tinha uma política de marketing de marcas próprias na Índia mais desenvolvida que no exterior. O que sinaliza que a empresa pode se proteger de concorrentes externos através do fortalecimento dessas marcas em caso de uma eventual abertura do mercado interno as multinacionais.

A empresa apresenta uma média de gastos com P&D proporcionais à receita maior que seus pares indianos, apontado que a empresa se preocupa como a parte de inovação, o que pode apontam uma vantagem competitiva se comparada aos pares indianos. Outro ponto de destaque para a empresa é o seu baixo turn over comparado ao mercado indiano o que pode sinalizar que a empresa apresenta um bom ambiente de trabalho e consegue manter seu quadro de pessoal.

Como estratégias de reposicionamento a empresa poderia solidificar suas posições no mercado interno visto que a Índia é uma economia em grande crescimento e com grande mercado consumidor que ainda consome poucos produtos farmacêuticos se comparado às médias de países desenvolvidos. Além disso, seu fortalecimento no mercado interno poderia se apresentar como uma barreira a entrada de novos concorrentes, pois esse mercado por se tratar de uma lógica oriental de vida, pode apresentar dificuldades culturais às empresas internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com