TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Por:   •  4/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.166 Palavras (25 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Agradecimentos

Reunião com diretora de recursos humanos


Índice

Agradecimentos        0

Resumo        2

Abreviaturas        3

Introdução        4

1.        Internacionalização        5

1.1 Conceito        5

1.2 Motivos        6

1.3 Riscos        8

1.4 Vantagens        9

1.5 Desvantagens        10

2.        Empresa        11

2.1        Organização da empresa com atividade internacional        11

3.        Exportação        13

3.1        Conceito        13

3.2        Fatores        15

3.3 Apoios à exportação        16

3.4 Estratégia de exportação        17

4.        Estudo sobre o mercado externo        17

4.1        Conceito de mercado externo        17

4.2        Dados necessário para realizar o estudo        18

4.3        Modo de selecionar os mercados        18

4.4        Quadros de classificação        20

5.        Processo de internacionalização        21

6.        Entrevista        23

Conclusão        26

Bibliografia        27

Resumo

A internacionalização é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Ao longo dos anos, a internacionalização revelou ser uma estratégia crucial para aumentar as vendas e melhorar a performance das empresas num mundo cada vez mais globalizado. Muitas das empresas têm uma necessidade de explorar novos mercados, devido à saturação dos mercados em que estão inseridas.

Na economia portuguesa e na maioria das economias mundiais, as pequenas e médias empresas (PME). Tendo em conta as flutuações que ocorrem na economia nacional, as PME são consideras as principais impulsionadoras do tecido económico nacional, pois contribuem fortemente para o desenvolvimento e sustentabilidade do mesmo.

Num mercado cada vez mais globalizado, as PME precisam reduzir a sua dependência dos mercados internos para sobreviverem num mercado cada vez mais competitivo, assumindo assim a internacionalização um papel fundamentar para estimular o crescimento, aumentar a competitividade e criar condições para a sustentabilidade das PME a longo prazo.

A crescente interdependência entre os países e os mercados faz com que, as empresas atuem num mercado global e em constante mudança que lhes coloca regularmente desafios a nível dos negócios. Consequentemente, as empresas são forçadas a adaptar as suas estratégias de internacionalização e a saírem da sua zona de conforto.

        O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo e a importância da internacionalização nas organizações e na economia.

Palavras-chave: Internacionalização; Processo de internacionalização; Organização


Abreviaturas

PME – Pequenas e médias empresas

UE – União Europeia

AR – Auto Ribeiro, LDA


Introdução

O processo de internacionalização tema principal deste estudo e com o principal objetivo de estudar a importância da internacionalização, o seu processo, as vantagens para a organização e o mercado externo. Bem como, surge no âmbito da disciplina de Economia Internacional, no tema “Envolvimento Internacional da Empresa”.

Num mundo cada vez mais globalizado, onde a liberdade do comércio mundial e a concorrência estrageira são progressivamente maiores, a capacidade de atuação mos mercados internacionais constitui um fator primordial para a competitividade das empresas.

Segundo Hagiu e Clipici (2009, p. 375) “As a result of growing globalization and competition the issue of internationalization is becoming more and more important and relevant for companies all over the world.”, ou seja, tendo em conta, a crescente globalização e competitividade, o fenómeno da internacionalização assume um papel fundamental para o desenvolvimento das empresas e da economia nacional.

A expansão das empresas portuguesas para o mercado externo tornou-se uma necessidade, devido à saturação do mercada o doméstico, em consequência da economia e da pressão da concorrência nacional e internacional. No entanto, é vista também como uma oportunidade, dado que a localização de Portugal representa uma vantagem para expansão dos mercados, pois integra-se na maior comunidade económica do mundo, a União Europeia (EU) (Simões, Esperança & Simões, 2013).

Assim, surgem os objetivos específicos deste estudo:

  • Conhecer o conceito de internacionalização, os motivos que levam as empresas a optar por internacionalizar, as vantagens e desvantagens do mesmo;
  • Identificas potenciais riscos e custos do processo de internacionalização;
  • Entender o comportamento da organização no contexto internacional;
  • Analisar os modos de exportação e os instrumentos de apoio;
  • Conhecer o mercado externo;
  • Descrever o processo de internacionalização.
  1. Internacionalização

Neste ponto irá ser abordado o conceito de internacionalização, as várias teorias de internacionalização, os motivos que levam as empresas a expandirem para o mercado externo e as vantagens e desvantagens encontradas durante o processo de internacionalização, bem como os riscos e custos do processo, por fim será realizada uma comparação entre uma empresa que não é internacional e uma que é, do mesmo ramo.

1.1 Conceito

Definir um conceito de internacionalização é cada vez mais complexo, pois são vários os estudos realizados, existindo assim várias definições. No entanto, é possível de definir uma com base em alguns estudos e de forma mais geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (394.7 Kb)   docx (441.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com