TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Sobre Jogos de Empresas

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1][pic 2]

UNIP EAD

Relatório sobre Jogos de Empresas – PIM VIII

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Nome da empresa: Refrigere

Orientador (a): Fabio Santos

Nome

1.  Albenônis André Silva Filho

RA: 1807515

Observação:

 

A ferramenta jogos empresariais tem como objetivo avaliar a visão estratégica do aluno. O resultado não será avaliado por lucro ou prejuízo, mas sim pela visão que o aluno teve sobre a atividade, de enxergar os erros e perceber alternativas para esses erros.

O relatório deverá ser individual.

A nota do aluno será uma média entre o resultado do jogo e a visão no relatório sobre a aprendizagem no processo.

Relatório sobre Jogos de Empresas – PIM VIII

I) Fazer relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial; tais pontos devem conter:

a) Análise do negócio

O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender o marketing como centro de lucro, dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos.

Descreva as informações sobre a alocação de recursos e o planejamento orçamentário feito pelo grupo na aplicação dos R$ 2.500,00. Aponte como foram investidos, como foram planejados os gastos e o que foi feito com as sobras de caixa.

A alocação dos recursos da empresa REFRIGERE foi destinada para a implantação da fábrica na região 2. A escolha desta região se deu pelo estudo de mercado onde foi possível saber as demandas de cada região apresentada, sendo esta a que proporcionava os melhores parâmetros médios na demanda de produtos acabados e também os menores valores no custo operacional da logística.

De início foi investido na instalação da fábrica com capacidade inicial de produção de 10.000 unidades de produtos acabados. Capacidade essa que foi sendo expandida a cada período trimestral conforme a demanda apresentada pelo mercado e também as ações das empresas concorrentes, visando sempre ter produtos disponíveis para atender a demanda do mercado.

O produto é uma inovação com características de bem de consumo durável e foi o único produzido pelas empresas. O RPB, refrigerador portátil de bebidas, foi desenvolvido por um cientista que, após pesquisar o mercado com um protótipo, concedeu a investidores o direito de exploração.

Outra parte dos recursos foi aplicada na compra de matéria prima suficiente para produzir a quantidade desejada de produto acabado no período e manter um estoque de matéria prima para não ser surpreendido com eventuais problemas no fornecimento da mesma.

 Também foram contratados operários e supervisores para o setor de produção, visando atender a demanda inicial da fábrica de produzir 10.000 unidades de produtos acabados.

Foram investidos recursos também em marketing, propaganda, e P&D desde o primeiro período trimestral, visando alcançar as vendas desejadas em cada região do mercado e também o aperfeiçoamento do produto oferecido pela REFRIGERE.

As sobras de caixa foram alocadas em aplicações de giro, aplicações de curto prazo e também de médio prazo. Tais aplicações foram feitas desde o início das operações da empresa no primeiro período trimestral.

b) A Análise SWOT é uma ferramenta importante para traçar estratégias em uma organização. Apresente uma pesquisa atualizada sobre o mercado estudado no jogo e faça uma análise SWOT da sua empresa.

O mercado estudado no jogo apresentava três regiões vizinhas com características diferentes.

A primeira região possui uma menor população comparada com as demais, o que resulta em uma demanda menor, contudo, é a região com a maior renda “per capta” e possui o nível cultural mais elevado, além de ser a que mais utiliza a tecnologia.

A segunda região é considerada média em relação as demais, tanto no tamanho, na demanda e na renda da população.

A terceira região é a maior em área e em número, população, possui uma menor renda e utiliza menos a tecnologia em relação as demais regiões, mas pela alta densidade demográfica, acaba gerando uma grande demanda quantitativa.

Com um estudo realizado no ano anterior de atuação, o mercado apresenta uma demanda média por período por empresa de 18.830 unidades de produto acabado e uma demanda global, em todas as regiões de 376.580 unidades.

A estratégia de implantação e atuação da empresa REFRIGERE foi executada com base nesse estudo do mercado realizado no ano anterior.

Análise SWOT  da empresa REFRIGERE.

Força: Estratégia traçada com base nos estudos reais do mercado de atuação, podendo assim aplicar corretamente os recursos e alcançar o crescimento desejado.

Fraqueza: Um único fornecedor de matéria prima para todas as empresas do mercado.

Oportunidade: Produzir um produto inovador já conhecendo a demanda do mercado. Investir corretamente em marketing, propaganda e P&D para superar a concorrência atual e se destacar tanto na região escolhida quanto nas demais regiões vizinhas.

Ameaça: Concorrentes com o mesmo capital atuando nas mesmas regiões.

c) A respeito do tempo presente, é crucial a combinação harmônica entre preço e nível de propaganda. Como é sabido, as vendas de um produto tendem a variar em razão direta com a propaganda e em razão inversa em relação ao preço. Desta forma, as políticas de preço e propaganda devem estar sincronizadas. Qual foi o período no qual a empresa decidiu investir em propaganda? Como chegou à conclusão do valor da propaganda em cada trimestre? A empresa percebeu diferença nas vendas em cada região após a definição dos valores de propaganda? Justifique a sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com