TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Valuation Renner

Por:   •  17/2/2021  •  Seminário  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O processo de avaliação de uma empresa (Valuation) possui como objetivo determinar o valor de uma companhia de forma justa, para que se possa realizar uma tomada de decisão.

Temos como principal finalidade analisar de forma criteriosa os números da Lojas Renner S.A., para a análise utilizaremos os dados fornecidos pela empresa em suas Demonstrações Financeiras, relacionando os com possíveis causa dos cenários macroeconômicos.

Assim, iremos demonstrar a aplicação do trabalho tendo como objeto de estudo as Lojas Renner, listada no Novo Mercado da bolsa de valores do Brasil (BM&F Bovespa) desde 2005, histórico da empresa e breve descrição do setor do varejo. Com todo o cenário montado, terá início às projeções do fluxo de caixa da cia, abertura do custo de capital e, por fim, a determinação do valor da empresa, indicando valor justo através da projeção de fluxo de caixa trazido à valor presente pelo WACC.

Todo o trabalho de avaliação realizado da organização, parte das premissas e teorias científicas e dos próprios avaliadores, sendo assim, é um exercício futuro que pode haver desvios e opiniões divergentes.

2. Lojas Renner

2.1. Histórico

Fonte: Apresentação institucional Abril 2019.

Fundada em 1912 como parte do grupo A.J Renner, A loja Renner inaugurou em 1922 seu primeiro ponto de venda para venda de artigos têxteis em Porto Alegre (RS). Em 1940, o mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamentos. Já em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A.J Renner optou por se tornar independente as diferentes empresas que formavam, sendo então constituída a companhia Lojas Renner S.A. transformando-se em 1967 em uma empresa de capital aberto.

Em 1998, a J.C Penney Brazil Inc. subsidiária da rede norte-americana de departamento J.C Penney Inc adquiriu o controle acionário da cia, que ra detido pela Família Renner. No ano de 2005, a JC Penney optou pela venda da Lojas Renner, como parte do processo de reestruturação que estava conduzindo. Os dez maiores acionistas foram fundos estrangeiros o maior fundo brasileiro deteve 3% das ações. Atualmente está listada no novo mercado, maior nível de governança corporativa da bolsa de valores.

Hoje, o mercado free float representa 58%do total de ações da cia, enquanto algumas gestoras de fundos detém o percentual restante. Aberdeen Asset management com 15%. T. Rowe Price Associates com 14,8%, Jp Morgan Asset Management com 7% e BalackRock com 5%. De acordo com estatuto social, qualquer acionista que se torne titular de mais de 20% do total de ações emitidas, deverá realizar uma oferta pública de ações para aquisição do restante das ações em circulação.

Em 2011, a companhia adquiriu a Camicado, com intuito de atuar no ramo de casa e decoração (houseware) pelo valor total de BRL 165 milhões. Desde 2014, a marca vem implementando a metodologia da Renner de levar aos clientes coleções organizadas no conceito de lifestyles e passou a ter mais assertividade nos produtos oferecidos e na atração de novos clientes. Possui hoje 85 lojas localizadas em shopping centers em 20 estados de todas as regiões do Brasil, além da loja online.

Em setembro de 2013, a cia converteu as lojas Blue Steel – marca voltada para o publico jovem que operava desde 2011- em YouCom, focando em homens e mulheres de 18 a 28 anos. A marca vem investindo em melhorias no desenvolvimento das coleções e consolidando seu nome nacionalmente, contando hoje 59 lojas físicas, além do e-commerce.

O e-commerce das Lojas Renner possui canal próprio para cada negocio (Renner, Camicado e YouCom) que trazem experiências de compra online com benefícios como a facilidade, comodidade e informação para os clientes. Os produtos e serviços financeiros também são importantes ferramentas à operação do varejo, fidelizando os clientes através de parcerias com instituições financeiras.

2. Distribuição geográfica

Fonte: Apresentação institucional Abril 2019.

3. Governança Corporativa

A estrutura de governança da companhia é conduzida por um Conselho de Administração formado por membros externos ao conglomerado, e uma diretoria constituída pelo grupo de executivos liderados por José Galió, atual CEO do grupo. De acordo coma lei das sociedades por ações, é responsabilidade doas acionistas em assembleia Geral fixarem o montante global da remuneração doas administradores.

Fonte: Apresentação institucional Abril 2019.

3. Principais Concorrentes

As empresas do setor varejista são bastante voláteis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com