TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia ava

Por:   •  30/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.844 Palavras (20 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 20

Aula 5 patologia

O estudo dos mecanismos de íons e moléculas dentro do ambiente celular favorece o estudo de diferentes alvos moleculares que abrem perspectivas de pesquisa na cura de doenças e no tratamento farmacológico dessas doenças. Assim, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

[pic 1]

a. Os íons que se movimentam para dentro do ambiente celular não trazem um equilíbrio na funcionalidade de diferentes órgãos e sistemas.

[pic 2]

b. Os íons e moléculas em excesso estão envolvidos nos processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular. [pic 3]

[pic 4]

c. O estudo dos mecanismos de íons e moléculas dentro do ambiente celular não atinge os diferentes alvos moleculares.

[pic 5]

d. O estudo de diferentes alvos moleculares não trazem perspectivas de pesquisa na cura de doenças e no tratamento farmacológico de doenças.

[pic 6]

e. Apresenta-se envolto pela carioteca.

Resposta correta: Os íons e moléculas em excesso estão envolvidos nos processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular.

Comentário sobre a resposta correta: Os íons e moléculas estão envolvidos nos diferentes sistemas biológicos e mecanismos de ação; no entanto, essas substâncias podem, em excesso, desencadear processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular.

Question2

Um evento envolvido com a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++). Este evento está ligado às membranas de organelas citoplasmáticas. Com relação a este íon, analise as afirmações a seguir:

1. O cálcio (Ca++) desempenha papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membrana plasmática e outras estruturas da célula.
2. O íon cálcio atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis.
3. O cálcio envolvido nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim do processo de acoplamento excitação-contração.
4. O nível de Ca++ liberado e a proporção reabsorvida pelo retículo sarcoplasmático não estão envolvidos com a conduta funcional do ciclo contrátil, nem com a funcionalidade muscular.

Estão corretas as alternativas:

Escolher uma resposta.

[pic 7]

a. Apenas a 3.

[pic 8]

b. Todas.

[pic 9]

c. Apenas a 4.

[pic 10]

d. 1, 2, 3. [pic 11]

[pic 12]

e. 1, 2, 4.

Resposta correta: 1, 2, 3.

Comentário sobre a resposta correta: Um evento muito importante que retrata a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++) relacionado às membranas de organelas citoplasmáticas e também o influxo de cálcio que vem do ambiente extracelular para o interior da célula. O cálcio desempenha um papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membrana e em outras estruturas da célula: atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis. Sua ação nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim do processo de acoplamento excitação-contração.

Question3

A contração muscular sustentada manifesta-se em rigidez e espasmos musculares e resulta em aumento do metabolismo, conhecida também como acidose metabólica e respiratória, com aumento do consumo de O2 e da produção de CO2 e de calor, aumento da concentração de íons cálcio e fosfato e destruição total de ATP.
Os mecanismos compensatórios usados para contrariar a hipertermia, hipóxia, acidose e instabilidade hemodinâmica incluem: 

Escolher uma resposta.

[pic 13]

a. Aumento dos níveis de adrenalina, favorecendo a vasoconstrição e a manutenção do débito cardíaco.

[pic 14]

b. Mecanismos de perda do excesso de calor (sudação e vasodilatação cutânea).

[pic 15]

c. Todas as alternativas estão corretas.

[pic 16]

d. Rigidez muscular (que é o sinal mais específico de hipertermia maligna), temperatura corporal elevada, cianose, taquicardia, arritmias ventriculares e hipertensão arterial.

[pic 17]

e. Hiperventilação. [pic 18]

Resposta correta: Hiperventilação.

Comentário sobre a resposta correta: Para compensar a hipertermia, hipóxia, acidose e instabilidade hemodinâmica, o organismo trabalha com mecanismos de perda do excesso de calor e hiperventilação, com o aumento dos níveis de adrenalina, favorecendo a vasoconstrição e a manutenção do débito cardíaco. Por fim, com a rigidez muscular, temperatura corporal elevada, cianose, taquicardia, arritmias ventriculares e hipertensão arterial.

Question4

No caso da hipoglicemia, a glicose é o principal substrato para a produção de energia na maioria dos tecidos. A esse respeito, julgue as afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

(  ) A falta de glicose nas células por deficiência nos níveis circulantes de glicose (hipoglicemia) resulta em produção deficiente de energia (ATP), que é mais significativa no cérebro.

(  ) A glicose é uma molécula insolúvel na membrana plasmática, porém, necessita de proteínas transportadoras na superfície de todas as células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (165.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com