TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Patologia Autodesenvolvimento

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Patologia

NOME

TAINÃ RUAS DA SILVA

RA

1299483151

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Patologia

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho apresentado para a disciplina de Patologia à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Eliana Mara Oliveira Lippe.

Anhanguera Educacional

2015

INTRODUÇÃO

O Infarto Agudo do Miocárdio é ocasionado por diversos fatores onde os principais são má alimentação, geralmente relacionado á ingesta de gorduras, açucares em excesso, levando ao aumento do colesterol ocasionando assim placas de gordura (ateroma) nas artérias que obstruem e dificultam a circulação sanguínea, causando arteriosclerose, dentre outros fatores também está presente o aumento do nível de triglicerídeos que ajudam a ocorrência de infarto, o músculo sofre necrose por falta de oxigenação que deveria ser levada pela circulação, que nos casos IAM está comprometida. Os sintomas geralmente apresentados são desconforto ao praticar atividades físicas, sensação de compressão torácica, dor precordial que irradia para mandíbula e MMS geralmente do lado esquerdo, sensação de morte iminente, ardor no estômago, entre outros (SMELTZER et al, 2009).

O plano de trabalho foi desenvolvido junto aos conhecimentos já adquiridos durante o decorrer da graduação, pesquisas bibliográficas, dicas disponibilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem na aula tema 03, que auxiliaram durante o desenvolvimento do trabalho em questão. O objetivo principal da proposta foi deter conhecimento sobre o IAM, e quais as medidas que devem ser tomadas junto da equipe multidisciplinar frente ao paciente que sofre risco de infarto, bem como ter embasamento ao analisar casos e exames que indicam a doença, agregando assim conhecimento em minha vigência acadêmica e futuras práticas como enfermeiro (SMELTZER et al, 2009).

DESENVOLVIMENTO

Ao interpretar um ECG é imprescindível avaliar o desnivelamento das ondas que estão diretamente relacionadas á funcionalidade do coração. Elevação do segmento ST- indica lesão tecidual, inversão da onda T- indica falta de oxigenação no tecido (ISQUEMIA), alteração na onda Q- indica morte do tecido (SMELTZER et al, 2009).

Entende-se que o paciente está sujeito ao IM devido seu histórico pregresso e os resultados colhidos através da anamnese, exame físico, e exames clínicos. Porém o exame de maior possibilidade de concretização do infarto agudo do miocárdio está representado na elevação do segmento ST, manifestado por disfunção na repolarização ventricular indicando lesão por anoxia. Provocada por obstrução de 80% da luz das artérias do paciente causada por altos níveis lipídicos no sangue, resultando em arteriosclerose. Outros fatores contribuintes como hipertensão arterial, tabagismo, e histórico familiar que favorece o IM, ainda estimulado por altos índices de colesterol, glicemia e também elevação das enzinas que diagnosticam risco eminente de infarto (SMELTZER et al, 2009).

[pic 2]

Dísposnível em: http://pt.slideshare.net/laccunifenasbh/cardiopatia-isqumica

 Lesão localizada na região subendocárdica anteroseptal com derivação V2, disfunção durante a despolarização e repolarização dos ventrículos (SMELTZER et al, 2009).

Todos os valores do paciente estão alterados para sua idade e fatores de risco.

Valores de Referência

Paciente

Normal

Colesterol total 240mg/dl

Limite acima de 50 anos 220mg/dl

Colesterol LDL 350mg/dl

Limite acima de 50 anos 140mg/dl

Colesterol HDL 420mg/dl

Limite adulto 41-60mg/dl

Triglicerídeos 260mg/dl

Limite adulto 150/199mg/dl

                                                           (LIMA, 2015), (FRAZÃO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com