TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Empresa Em Um Cenário de Crise

Por:   •  25/6/2020  •  Dissertação  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Nos últimos quatro meses o mundo tem enfrentado uma situação nunca vista antes. Desde o mês de março o vírus Covid-19 tem assolado o mundo. O vírus teve início na cidade de Wuhan, na China apresentando assim, os primeiros passos da maior pandemia já vista na história. Semanas após o descobrimento do vírus, ele começou a se manifestar em outros continentes, começando pelo resto da Ásia, Europa e por fim o resto do mundo. Com todos esses acontecimentos já foram confirmados mais de 7.000.000 (sete milhões) de casos no mundo e mais de 400.00 (quatrocentas mil) mortes.

Isso trouxe a necessidade de mudanças drásticas por precaução por todo o mundo, o uso constante de álcool em gel, máscaras, e o distanciamento social; lojas, fabricas, escolas, e todos os outros estabelecimentos que não são considerados serviços essenciais devem permanecer fechados para evitar a aglomeração de pessoas e evitar que o vírus de propague mais.

Logo, muitas empresas e comércios tiveram de se reinventar para continuar na ativa durante o período de pandemia tendo vista que as coisas foram completamente diferentes de muitas empresas e comércios que fizeram algum tipo de planejamento para esse ano, tendo que abordar novas estratégias. Vários comércios optaram de começar a funcionar de forma online, atendendo as pessoas pela internet, o que causou um aumento por comprar à delivery.

DESENVOLVIMENTO

O Magazine Luiza (ou Magalu) é um dos maiores setores para compra e vendas do Brasil, possui uma plataforma digital, com pontos físicos. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez 14 aquisições, consolidando sua presença nacional. Atualmente, o Magazine Luiza emprega cerca de 27 000 funcionários e opera 953 lojas físicas, um site e um aplicativo de vendas, com 26 milhões de downloads. As vendas online já são responsáveis por 38% do faturamento total.

No ano passado, o Magazine Luiza voltou a apresentar crescimento de vendas em todos os seus canais e alcançou venda recorde de 19,7 bilhões de reais; que em relação a 2017 tem um crescimento de 36%. O lucro anual chegou a 597 milhões de reais, com crescimento de 54%. O Ebitda (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 1,2 bilhão de reais no ano de 2018, com margem de 8%. No quarto trimestre, as vendas do Magazine Luiza atingiram 5,9 bilhões de reais, tendo assim, um aumento de 34,9% em relação ao mesmo período no ano anterior. O e-commerce, representado pelo site, pelo aplicativo de vendas e por um marketplace que tem disponível 4,3 milhões de produtos, cresceu 57% no período, atingindo quase 40% das vendas totais da empresa. As lojas físicas -- transformadas nos últimos anos em centros avançados de compras e distribuição, ou shoppable distribution centers -- registraram uma elevação de 24% no último trimestre do ano.

Com a aparição do Civid-19 vários estabelecimentos foram fechados, e empresas começaram a trabalhar com “home office”. Por fazer parte do setor varejista o Magalu também teve de se adaptar, a empresa focou em reforçar todas as medidas para manter a saúde de seus colaboradores e dos seus clientes, se empenhando nas vendas online oferecendo ofertas de frete grátis e assegurando que o método fosse mais objetivo e mais seguro.

A empresa Magazine Luiza optou por não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com