TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAXA DE CÂMBIO: O IMPACTO DA VALORIZAÇÃO DO DÓLAR

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SANDRO JOSÉ DA SILVA

TAXA DE CÂMBIO: O IMPACTO DA VALORIZAÇÃO DO DÓLAR

Franca/SP

2013


SANDRO JOSÉ DA SILVA

[pic 2]

TAXA DE CÂMBIO: O IMPACTO DA VALORIZAÇÃO DO DÓLAR

Trabalho de conclusão da disciplina de  Economia do curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade de Franca

Tutor: Prof. Me. Fabiano Prazeres

Franca/SP

2013


SUMÁRIO

1 DEFINIÇÔES                                                                                04[pic 3]

  1. Taxas de Câmbio                                                                        04
  2. Exportações                                                                                04
  3. Importações                                                                                05
  4. Balança Comercial                                                                        05

2 O IMPACTO DA VALORIZAÇÃO DO DÓLAR                                        06

4 CONCLUSÕES                                                                                09

REFERÊNCIAS                                                                                10


1 – Definições.

  1. Taxa de Cambio:

        As transações realizadas dentro de um país ocorrem utilizando a mesma moeda, ou seja a moeda nacional do país, no caso do Brasil o Real. Quando essas transações são realizadas entres dois países com moedas diferentes há a necessidade em realizar a conversão de uma moeda para outra, de modo a facilitar o intercâmbio comercial.

        A esta operação de converter a moeda nacional em moeda estrangeira dá se o nome de “taxa de câmbio”. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar americano.

        Ocorrendo alterações na taxa de câmbio, automaticamente haverá reflexos  nas relações comerciais do país, pois essas alterações modificam os preços de bens e serviços ligados a exportações e importações.

  1. Exportações:

        A exportação pode ser definida como a saída da mercadoria do território aduaneiro, ou seja, do território nacional. Refere-se, portanto, ao conceito de mandar mercadorias (produtos nacionais) para fora do país, através de transações comerciais.

        As vantagens da exportação estão na diversificação do mercado, no melhor aproveitamento das instalações, no aprimoramento da qualidade do produto produzido, na incorporação de tecnologia, no aumento da rentabilidade, na redução de custos operacionais, entre outros.

  1. Importações:

        A importação é a entrada de uma mercadoria estrangeira,  seguida de sua internalização no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos por lei. O processo de importação pode ser dividido em três fases:

        Administrativa – são os procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações.

        Fiscal – são os procedimentos onde será verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador com relação às mercadorias importadas, os documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. Nessa fase são recolhimentos dos tributos devidos na importação. Após a conclusão a mercadoria é considerada importada e pode ser liberada para o mercado interno.

        Cambial – refere-se à operação de compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações, é realizada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar em câmbio.

  1. Balança Comercial:

        A balança comercial é responsável pelo registro das movimentações de mercadorias (exportações e importações). Seu saldo é dado pela diferença entre a venda de mercadorias realizadas pelo país para outros países e a compra de mercadoria efetuada pelo país no exterior.

        

        Se a exportações forem maiores que as importações temos um superávit na balança comercial. Quando as importações forem maiores que as exportações temos um déficit na balança comercial.


2 – Impacto da Valorização do Dólar

O termômetro que afere a confiabilidade dos investidores estrangeiros em aplicarem ou não seu dinheiro (US$) na economia de um país é a oscilação da cotação cambial. Nesse aspecto o Brasil, nos últimos meses, ter dado sinais de que não representa uma boa alternativa aos investidores internacionais, o que contribuiu para a saída do dólar do nosso mercado. Além disso, a politica atual do Governo não inspira confiança nos investidores, quer seja pela forma que conduz os rumos da economia, quer seja mascarando resultados, não admitindo a atual politica expansionista e não promovendo melhorias de infraestrutura tão necessárias à economia do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com