TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Uber x 99

Por:   •  16/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

Nome: Marluce Ferreira Santos                                 Matricula:

MBA – Gestão de Negócios e Finanças – Turma 03

Análise Estratégica – Uber x Táxi

Nosso histórico de viagem

Em uma tarde de neve em Paris em 2008, Travis Kalanick e Garrett Camp tiveram dificuldades em pegar um táxi. Então eles tiveram com uma simples ideia, apertar um botão, conseguir um carro.

O que começou como um aplicativo para solicitar carros pretos premium em algumas áreas metropolitanas está agora mudando a malha logística das cidades em todo o mundo. Seja uma viagem, um sanduíche, ou um pacote, usamos a tecnologia para dar às pessoas aquilo que elas querem, quando querem.

Para as mulheres e homens que dirigem com a Uber, nosso aplicativo representa uma forma flexível de ganhar dinheiro. Para as cidades, ajudamos a fortalecer as economias locais, melhorar o acesso ao transporte e tornar as ruas mais seguras. Quando você torna o transporte tão confiável como água corrente, todos se beneficiam. Especialmente, quando está nevando lá fora.

Um bilhão de conexões. E aumentando.

Em diferentes países, culturas e idiomas, temos o orgulho de conectar pessoas que precisam de uma viagem confiável com pessoas que querem ganhar dinheiro dirigindo seu carro. Suas jornadas são nossa inspiração. Obrigado.

A Uber está em São Paulo

e em 506 outras cidades no mundo

Análise do Macro Ambiente - Fatores PEST

[pic 1]

É percebido, tanto oportunidades, quanto ameaças.

A maior ameaça é representada pela falta indefinição da tributação do serviço prestado nas principais cidades do Brasil. Há uma tendência desse impacto aumentar, pois as tributações municipais são estipuladas de acordo com o município em que o serviço é prestado, possibilitando a revisão de outra cidade, visando um maior retorno.

As maiores oportunidades estão na mudança de perfil das gerações, onde cada vez mais os jovens estão conectados, e no atendimento ao consumidor mais exigente, que procura por melhores serviços e atendimentos.

Ações para maximizar as oportunidades:

Progressão da renda: Oferecer novos serviços. Como por exemplo serviço de courier, entregas de compras de supermercado realizadas online ou por telefone.

Custo do transporte público: Expansão dos serviços em grandes metrópoles oferecendo novos serviços de transporte funcional e de acordo com o perfil do consumidor alvo. Pode se ofertar, para fazer frente ao transporte público: serviços de moto táxi, Uber pool e taxas / preços diferenciados para horários de grande circulação.

Mudança do perfil das gerações: Ofertar serviços que atendam e otimizem de uma forma geral a todas as necessidades e dispersão de tempo do consumidor. Oferecer agendamento do transporte para atender necessidades rotineiras do usuário, como por exemplo, ir à escola / faculdade, academia, trabalho, entre outros.

Consumidor mais exigente: Abordar esses consumidores pensando em suas principais necessidades e tendências de consumo. Entregar no local escolhido pelo usuário (casa, trabalho ou outro) uma revista periódica com as principais tendências, mercado atual e com informações sobre a Uber, suas ações realizadas / futuras e serviços para aproximar o usuário, da empresa, podendo, o usuário escolher um dia específico de ação previamente divulgada, para utilizar o serviço de forma programada, não sendo somente um transporte, mas sim uma boa experiência.

Conscientização ambiental: Demonstrar a sociedade a importância de preservar o meio ambiente, plantando arvores após percorrer uma determinada distância em quilômetros.

Evolução do aplicativo ofertando novos produtos / serviços: Ofertar novos produtos / serviços via aplicativo. Como por exemplo, possibilitar a inclusão de diversos endereços de um grupo de amigos, onde o próprio aplicativo calcula a melhor rota para realizar o percurso.

Atendimento humanizado: Utilizar a tecnológica para criar uma proximidade real com o usuário, encaminhando e-mails personalizados tratando o cliente por nome e com informações que retratem os seus interesses.

Desenvolvimento de veículos mais sustentáveis: Abordar os clientes de forma a demonstrar a importância de ser pensar em sustentabilidade. Realizar parcerias com montadoras de veículos, para usar carros elétricos nas suas viagens em um dia pré-determinado, disponibilizando pontos de tomadas (patrocinados pela Uber) para carregar veículos elétricos, entre outros.

Ações para minimizar as ameaças:

Regulamentação do serviço no Brasil: Criar um sindicato de prestadores de serviços da categoria, que apresentem propostas concretas de obrigações da classe para com o Estado, discutindo as propostas com representantes do governo.

Cenário político indefinido: Nomear um representante popular da classe com livre trânsito em Congresso Nacional que possa minimizar os possíveis danos políticos que a classe venha a sofrer devido à instabilidade governamental.

Tributação do serviço não definida no país: Com a criação de um sindicato e escritório de advocacia, seria possível formular propostas de tributação, considerando os benefícios resultantes da prestação do serviço, como por exemplo, minimizar problemas de engarrafamento utilizando o transporte compartilhado (Uber Pool), reduzir acidentes causados por motoristas embriagados, etc.

Aumento de impostos sobre serviços e veículos: Para que essas variáveis não prejudiquem a qualidade e oferta do serviço, a Uber poderia bonificar motoristas que possuírem avaliação alta, com incentivo fiscal (pagando parte do ISS do motorista) e negociar linhas diferenciadas de leasing com melhores taxas.

Táxi – Parceria da 99 Táxi com a Easy Táxi: Oferecer um serviço “Black Premium” a clientes específicos ofertando carros blindados, com motoristas fixo (temporários) e poliglotas.

Investimento em transporte público: Oferecer serviço de “leva e traz” em parceria com diversas empresas instaladas em grandes centros comerciais, facilitando o deslocamento do funcionário de casa até o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (157 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com