TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Marketing

Por:   •  8/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

Estudante: Rodrigo Castro Ribeiro

Disciplina: Estratégias de Marketing

Turma: 1122-20

PLANO DE MARKETING

Introdução

Nossa Fábrica de Cerveja é uma indústria do ramo de bebidas de médio porte, com início de suas operações em 2018, dedicando sua estrutura com foco total em terceiração de sua planta fabril e negociação de produtos “White Label” (modelo de negócio onde o produto desenvolvido pode ser negociado por outras empresas, no segmento “Marca Própria”.

Em meio à pandemia do coronavírus, na data de 02/05/2020 foi feito o “1° chope solidário”, evento onde era possível trocar dois quilos de alimento não perecíveis por um litro de chope do tipo “pilsen”. Evento esse que ficou marcado pelo surgimento do principal produto da empresa o “Nosso Chope”.

O Nosso Chope é um produto tipo pilsen puro malte ofertado em vasilhame de pet, garantindo a manutenção de suas características iniciais, sem a necessidade de passar pelo tratamento de pasteurização, onde ocorre normalmente descaracterização do produto por meio da formação de melanoidinas e oxidação de compostos presente no produto.

Após o lançamento em julho de 2020, com as restrições ainda em vigor, visando a diminuição de transmissão do vírus, o Nosso Chope aparece como uma ‘solução” para as pessoas que queiram levar para dentro de casa o chope em volumes menores que os negociados em barris. Com isso até o final de 2020 o volume negociado fica em aproximadamente 56 mil litros. Já no período de 2021 o consumo continuou aumentando chegando ao marco de 267 mil litros negociados no mesmo ano. Porém no ano de 2022 houve uma queda de 52% no produto comercializado em pet, enquanto o volume comercializado em barris aumentou 46%.

Pelos dados observados torna-se necessário a elaboração de um plano de marketing que vise alavancar as vendas do produto Nosso Chope pet em 35% no ano de 2023.

Desenvolvimento

  1. Análise Ambiental

Em meio ao cenário econômico e geopolítico global, além dos fatores internos, o Brasil vive hoje um momento de incertezas, o que vem ocasionando alta na taxa de juros, política da carga tributária além de oscilações da taxa de câmbio, que interferem diretamente na política de preços dos produtos e consequentemente o poder de compra do consumidor.

Porém o mercado de bebidas está em expansão, em 2021 o número de estabelecimentos produtores chegou à marca de 200 novos registros no Ministério da Agricultura. A maior parte das cervejarias, estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, o estado do Rio de Janeiro que até 2020 tinha 105 cervejarias registradas, apresentou um aumento de 4% no período de 2021, sendo destaque, apresentando a maior dispersão de cervejarias, com a marca de 38% de seus municípios com ao menos uma cervejaria. Hoje o município do Rio de Janeiro ocupa a oitava posição nacional, contabilizando 17 plantas cervejeiras.

A Nossa Fábrica de Cerveja, conta hoje com uma equipe de 24 colaboradores, distribuídos em dois turnos, dentre as cervejarias de pequeno e médio porte as melhores instalações e inovações tecnológicas que o mercado oferece, além de alta capacidade de levantar capital.

  1. Pesquisa de Mercado

Para esse objetivo, foram preparados dois tipos de pesquisa, sendo uma qualitativa e outra subjetiva, com quatro perguntas e 116 pessoas participantes na cidade de Guapimirim-RJ, onde esta instalada a planta industrial.

O questionário compreendia as seguintes perguntas:

  • Você conhece o produto Nosso Chope?
  • De 1 a 5, qual o grau de satisfação com o produto?
  • Qual a motivação de sua nota?
  • Você conhece alguma rede social do Nosso Chope?

Referente a primeira pergunta, todos os entrevistados responderam sim, que conhecem o produto Nosso Chope.

[pic 3]

O grau de satisfação das pessoas em relação ao produto foi de 69,8% para totalmente satisfeito, aqueles muito safisfeitos foram 25% dos entrevistados e 5,2% disseram estar satisfeitos, porém não houveram pessoas dando notas entre 1 e 2.

[pic 4]

Para 69% dos entrevistados a motivação da nota na pergunta anterior é devido a qualidade do produto, enquanto 30% mencionam o sabor e leveza do mesmo, o que proporcionam consumir por longos períodos, 1% deram motivações diversas sobre sua nota.

[pic 5]

Quando questionados sobre qual rede social do Nosso Chope conheciam, a grande maioria com 75% dos entrevistados, mencionaram o Instagram e apenas 25% conhecem o Facebook, curiosamente nenhum entrevistado fez referência ao site do produto.

  1. Análise Competitiva

[pic 6]

Ao executar a análise Swot, alguns fatores ficam evidentes. A planta industrial localizada na cidade de Guapimirim-RJ, permite que sua localização seja estratégica para a logística da empresa, de seus clientes e fornecedores. A sofisticação dos equipamentos aliada a equipe residente, faz com que seus produtos tenham grande foco no cenário cervejeiro, colecionando medalhas e prestígio no meio nacional e internacional, fazendo com que a percepção de qualidade esteja sempre aliada aos produtos e serviços.

Alguns concorrentes diretos no mercado possuem produtos semelhantes e abrangem áreas onde o produto ainda não é ofertado, sendo necessário a elaboração de um mapa das regiões onde o Nosso Chope é mais consumido, entendento assim qual perfil do cliente, para que seja feito um planejamento direcionado.

Porém alguns fatores necessitam de maiores desenvolvimentos, como um melhor planejamento da logística e marketing centralizado juntos aos seus distribuidores, além da manutenção e acompanhamento do relacionamento com os clientes. A empresa hoje, não conta com um programa eficiente de orientação ao cliente, elaborando pesquisas de pós-venda sobre produtos e serviços dos distribuidores, visando sua manutenção e fidelização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com