TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Gestão de Desempenho

Por:   •  13/5/2018  •  Resenha  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

A Evolução da Gestão de Desempenho

Thiago Bruno Werneck de Azevedo

Trabalho da disciplina Desenvolvendo a Carreira

                                                 Tutor: Maria do Carmo de Figueiredo Cisne

Nova Friburgo

2018

Estudo de Caso:

Desenvolvendo a Carreira

Hewlett-Packard: Cultura em Tempo de Mudança

REFERÊNCIA: HEWLETT-PACKARD: CULTURA EM TEMPOS DE MUDANÇA. BEER, Michael; KHURANA, Rakesh, WEBBER, James. Harvard Business School, jan. 2005. p.1-23. Disponível em: Universidade Estácio de Sá, Biblioteca Virtual da Disciplina Desenvolvendo a Carreira. Acesso em: 20 abr. 2018. 

Mudar o modo cultural como uma empresa pensa pode ser um dos maiores obstáculos para a alta liderança. O mundo corporativo tem mudado muito rápido e para se manter vivo no mercado, competitivo, a resiliência organizacional é fundamental. No estudo de caso da HP (Hewlett-Packard), o autor exemplifica como uma empresa com uma cultura enraizada, moldou-se de forma a acompanhar as mudanças do cenário mundial e sobreviver no mercado.

Desde 1939, ano em que a HP foi fundada, seus CEOs, Bill Hewlett e Dave Packard mantinham uma cultura progressista para o cenário em que atuavam. Essa cultura era a HP Way e era ligada aos valores de seus fundadores, que davam mais ênfase ao lucro do que ao aumento da receita, práticas de salário igualitárias, plena empregabilidade, flexibilidade de horários e a gestão de portas abertas. Vendiam principalmente equipamentos de testes de mensuração, nos primeiros 40 anos de mercado e tinham alta lucratividade, o que fazia o “movimento” HP Way ser um sucesso entre os funcionários.

Já por 1970, a HP inova, lançando impressoras e computadores para uso industrial e esses equipamentos exigiam alto investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) e muita integração entre as diversas áreas, que até então, trabalhavam muito separadas, mas funcionavam muito bem.

Em meados de 1990, a HP decide lançar computadores para uso doméstico, margens de lucros menores e isso gerou muitas dúvidas entre os fundadores, principalmente pelo costume de lucrar alto, se a HP se adaptaria bem a esses novos negócios. No mesmo momento, a HP se torna uma das empresas mais tecnológicas do mundo, liderando o segmento de impressoras e computadores UNIX, com resultados superiores a 20% ao ano.

No final da década de 1990, houve uma grande mudança no cenário de tecnologia. Compradores exigiram soluções tecnológicas ao invés de somente produtos de ponta, o que moveu o mercado e empresas a terem que reavaliarem suas estratégias. Quem saiu na frente foi a IBM, pois já ofertava este negócio. Outro fator de importante mudança foi a internet que crescia rapidamente e se aprimorava constantemente, permitindo aos usuários a experiência da portabilidade, o acesso remoto aos seus computadores. Tudo isso exigia de fornecedores, como a HP, soluções integradas que se comunicassem com os dispositivos, até mesmo de outras empresas e soluções também em “sales” pois com o aprimoramento da internet, fornecedores podiam vender seus produtos online, direto para as casas dos consumidores. A Dell tomou a frente neste sentido, permitindo um menor investimento em grandes lojas, uma estrutura comercial mais leve, o que fez baixar o seu custo dos produtos acabados.

Eis a grande mudança tecnológica e o abalo na estrutura da HP que insistia em ter suas equipes descentralizadas, resistentes às mudanças, oferecendo um modelo de negócio obsoleto, comparado a grande inovação tecnológica de outros concorrentes. Tal cultura, não possibilitou o crescimento da HP ser proporcional ao mercado. Foi a metade. Sua velha estratégia de esperar os consumidores já não trazia resultados positivos como antigamente e a mudança no modo de pensar da empresa (mindset), fez-se necessária para que a HP retomasse o caminho do crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com