TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação De Produto X Orientação De Marketing

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA / UNIJORGE

GESTÃO FINANCEIRA

CAMHILLA SAMPAIO SERZEDELLO MARQUES

ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING

RIO DE JANEIRO (RJ)

2022

De acordo com o estudo de fundamentos de marketing, hoje é possível identificarmos alguns padrões que facilitam o direcionamento para tomada de decisões das organizações, decisões mais assertivas e uma direção principal que será seguida pela empresa para obter o resultado desejado, isso é chamado de orientação de marketing. Para Pride e Ferrell (2015, p. 5), marketing é mais do que uma simples propaganda ou venda de produto, pois envolve o desenvolvimento e a gestão de um produto para satisfazer às necessidades do cliente e com isso se cria a demanda das orientações.

Existem sete tipos de orientações, são elas:  para a produção, para o produto, para as vendas, para o marketing, para o lucro, para o concorrente e para o cliente.

Cabe ao gestor da empresa identificar qual a orientação que se adequa mais a organização e aos produtos e serviços ofertados por ela, como é o caso da empresa Beta.

A empresa Beta que comercializa produtos tecnológicos como celulares e notebooks a três anos, vem sofrendo perdas significativas de clientes, pois suas promoções e produtos ofertados não estão tendo o retorno esperado.

Os produtos da empresa nunca foram atualizados porque o foco sempre foi o cliente. Devido a isso se tem um dilema na empresa de como adotar uma melhor orientação a ser seguida para resolução da perda de clientes.

Temos como estratégia a pedido do marketing a orientação por produto que é uma orientação mais pautada na inovação e melhora da qualidade do produto que serão ofertados aos clientes, entretanto existe uma preocupação com os custos altos do processo fabricação e distribuição dos produtos. Já a empresa tem como pensamento a mudança dos produtos ofertados para a redução dos custos e como base a orientação para o marketing que tem como foco o cliente que é o que já vem sendo feito, porém não está sendo efetivo.

Tendo como base o tipo de produto que é comercializado pela empresa e fazendo um levantamento da concorrência que temos hoje no mercado acredito que a orientação a ser seguida é a de produto como foco, pois o mercado em que a empresa Beta está inserida sempre continua se inovando e buscando novas tecnologias, entretanto as boas práticas que já vem sendo feitas no relacionamento com o cliente devem permanecer e juntamente com o marketing de relacionamento buscar um contato mais próximo com o cliente para tirar dúvidas em tempo real e orienta-los de qual produto de seu portifólio é mais adequado para o ele.

A atualização dos produtos é imprescindível para se manter no mercado de tecnologia. No Brasil 91% do tempo de acesso à internet é pelos dispositivos móveis e com isso os clientes buscam produtos tecnológicos com maior qualidade e com mais inovações que se adequam melhor as novas tendências de mercado para se manterem sempre conectados. Como exemplo disso seria uma câmera melhor, um processador melhor, mais memoria entre outros. 

Kotler e Keller (2019, p. 67) analisam que, com o advento das novas tecnologias, emergiram novos métodos e modelos de negócios que trouxeram novas oportunidades e possíveis riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com