TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÔGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

BELMIRO AZEVEDO SOUSA JUNIOR

ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING

SALVADOR

2022

Analisando o cenário proposto, iremos discorrer sobre as orientações relevantes que se tornam objetivos para uma empresa. Ao longo dos anos, o marketing evoluiu com as rápidas mudanças do mercado, incluindo as respostas dos consumidores e suas novas demandas, levando em consideração fatores importantes como inovação e tecnologia. Deste ponto de vista, é possível referir aos objetivos estratégicos da organização, as diretrizes relevantes que se tornam os objetivos da empresa, como seguem: Orientação para o lucro, orientação para as vendas, orientação para o concorrente, orientação para o cliente, orientação para o produto, orientação para a produção e orientação para o marketing.

Dentre essas importantes orientações, iremos focar na orientação de produto e orientação de marketing.

De acordo com Reichelt (2013, p.42) no posicionamento de marketing, o ponto de partida é o mercado, que é essencialmente formado por consumidores. O foco dessa direção está nas necessidades do mercado, as pessoas que formam o público-alvo da empresa.

Ainda de acordo com Reichelt (2013, p.38) um dos resultados da orientação para a produção é a orientação para o produto. Nesse caso, as empresas se concentram principalmente em seu produto, não no negócio ao qual pertencem.

A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos há três anos e afirma que seu foco sempre foi o cliente. Entretanto, mesmo com os avanços na tecnologia, não modificou seu produto e isso fez com que seus clientes perdessem o interesse em seu produto.

Portanto, se a empresa Beta deseja manter o foco no cliente o objetivo estratégico a se seguir é a orientação para o marketing. Para este tipo de posicionamento, o centro do trabalho é o cliente. Tudo é pensado para atender às suas necessidades ou desejos, reunindo benefícios que aumentam sua satisfação e os mantêm fiéis à marca. O custo para produzir os produtos irá aumentar, já que a qualidade também irá aumentar, mas a procura pelos produtos também tende a aumentar. Um maior investimento irá gerar uma receita maior.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REICHELT, Valesca Persch. Fundamentos de Marketing. Curitiba: Saberes, 2013.

NOGUEIRA, Caio. Qual a melhor orientação de marketing para minha empresa seguir? UPSITES. Disponível em: https://upsites.digital/marketing/orientacao-marketing-empresa/ Acesso em: 02/09/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com