TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Pessoas

Dissertações: ATPS Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  6.960 Palavras (28 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 28

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Disciplina: Gestão de Pessoas

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora Presencial: Maria Conceição C. dos Santos

Alice Moreira Muniz – RA 437567

Berenice Silva Barreto – RA 408922

Josenildio Teles Mathias de Souza – RA 408932

Salvador – BA

Março 2014

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Participantes:

Alice Moreira Muniz – RA 437567

Berenice Silva Barreto – RA 408922

Josenildio Teles Mathias de Souza – RA 408932

Salvador - BA

Março 2014

Introdução

A Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Para Chiavenato (1999, p. 8) "Gestão de Pessoas ou ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações".

Toda e qualquer organização depende, em maior ou menor grau, do desempenho humano para seu sucesso. Por esse motivo, desenvolve e organiza uma forma de atuação sobre o comportamento que se convencionou chamar de modelo de gestão de pessoas. Tal modelo é determinado por fatores internos e externos à própria organização. Assim, para diferentes contextos históricos ou setoriais são encontradas diferentes modalidades de gestão.

Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança. Com o foco para o ser humano em seu ambiente de trabalho, é importante que a gestão de pessoas seja colocada em pratica com êxito, para que se consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, aonde não só a empresa se beneficie, mas também seus empregados, e que eles possam se sentir felizes em trabalhar, atingindo o pleno sucesso da empresa e satisfação pessoal. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional. Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Etapa 1

Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna gestão de Pessoas.

Para a construção deste relatório assistimos ao filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” que retratou o processo de gestão organizacional de uma fábrica do século XX. O filme mostra exatamente como, no passado, o homem era empregado nas empresas. Os funcionários eram distribuídos na linha de produção como uma peça na engrenagem das máquinas. Uma máquina, quando quebra, é substituída, pois perde o seu valor para a empresa. O princípio era o mesmo em relação às pessoas. O trabalho humano era explorado o máximo possível. A resistência física e a produtividade eram as características mais valorizadas no surgimento da Era Industrial.

Focando na vida da sociedade industrial daquela época, o filme traz uma sátira à filosofia taylorista baseada na produção, no estudo dos tempos e movimentos, no quadro de tarefas e no desenho de ferramentas. A administração cientifica de Taylor que desmotivava a iniciativa pessoal do empregado, reduzindo à condição de engrenagem, foi demonstrada por Chaplin de forma inusitada. O filme nos mostrou também de forma clara a produção em serie do “Fordismo” que até hoje é usada por muitas indústrias. Podemos notar ainda as doenças ocupacionais acarretadas pelas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. E um ponto importante, que não pode ser deixado de fora, é que o empregado trabalhava sobre a pressão do relógio. No momento do almoço aparece um relógio, uma alusão de que havia pouco tempo para o se alimentar, tinha que ser rápido, enfocando assim que “Tempo é dinheiro” e propagando o espírito de capitalismo.

Embora o quadro retratado pelo filme tenha feito parte da realidade de muitas organizações por muitos e muitos anos, todavia, com o passar dos anos os trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho. Assim surgiram os sindicatos, que objetivavam defender os direitos fundamentais dos empregados no trabalho. Os resultados dessas lutas foram uma série de leis que visaram a proteger o bem estar e a segurança dos trabalhadores. No Brasil, temos a Consolidação das Leis trabalhistas (CLT) como o principal conjunto de normas sobre o trabalho humano.

Atualmente as organizações tem a consciência da importância das pessoas para o sucesso empresarial mesmo com o grande desenvolvimento tecnológico. Elas passaram a adotar uma conduta diferente das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com