TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de MKT

Por:   •  17/5/2016  •  Resenha  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Orientações do MKT: Surgiu em meados de 1950

Orientação de produção: Ela sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. Gerentes de empresas orientadas para a produção concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.

Orientações de produto: sustenta que os consumidores são preferência a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores ou que tem características inovadoras. Orientação de vendas: Seu objetivo é vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer. Ou seja, orientação de vendas é praticada de maneira mais agressiva com produtos pouco procurados, que os compradores dificilmente pensam em comprar. Orientação de MKT/ MKT societal: Sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo para, então, proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade. Questiona se o conceito anterior é adequado em época de problemas ambientais, escassez de recursos e rápido crescimento populacional. É mais voltado para os benefícios sociais de longo prazo.

Adm de MKT: planejar, organizar, executar e controlar.

Troca: Necessário duas partes/ algo de valor/ capacidade de Comunicação e de Entrega/ livre arbítrio para aceitar ou não/ acreditar ser adequado participar da negociação.

Concorrência:

Concorrente direto nível 1 (concorrência de marcas): Empresas que oferecem produtos e serviços similares para o mesmo grupo de clientes dentro de um mesmo mercado e respeitando um mesmo padrão de preço. Concorrente direto nível 2 (concorrência de setorial): Empresas que oferecem produtos e serviços similares, porém para diferentes perfis de clientes e com diferentes padrões de preço. Concorrente indireto nível 1 (concorrência de forma): Empresas que oferecem produtos e serviços diferentes, porém com o mesmo benefício central, para diferentes perfis de clientes e com diferentes padrões de preço. Concorrente indireto nível 2 (concorrência genérica): Empresas que oferecem produtos e serviços diferentes e sem o mesmo benefício central, mas que podem servir de opção para que o consumidor invista o seu dinheiro.

MKT século XXI: O panorama econômico atual é moldado por três forças poderosas: tecnologia, globalização e desregulamentação de mercado.

Consumidor dividido por: fatores socioculturais, psicológicos e pessoais... E 5 papéis na decisão de compra: Iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário.

Microambiente: Departamentos, mix de marketing, consumidores, intermediários, concorrentes e fornecedores

Macroambiente: ambiente econômico, político/legal, demográfico, sócio-cultural, natural e tecnologia.

SWOT: Forças e Fraquezas (ligados ao microambiente), Oportunidades e Ameaças (ligados ao macroambiente)

4 riscos do posicionamento: Superposicionamento, subposicionamento, confuso e duvidoso.

Aspectos intangíveis: reputação, posicionamento, marca, status, imagem e garantias

Produtos duráveis/ não duráveis: possuem subcategorias. Subcategoria 1 (bem de convivência): básicos (sem impulso), Impulso (pela vontade momentânea) e Emergência (necessidade eminente).

Subcategoria 2: (bens de compra comparados) produtos comprados com maior racionalidade {comparados}: Homogêneos (são iguais e se diferem em um ou dois termos) e heterogêneos (mesma categoria mas se diferem em todos os aspectos).

Subcategoria 3: (bens de especialidade) bens com singularidade na marca, na qual exige um esforço do comprador e não do vendedor:

Subcategoria 4: (bens não procurados) consumidor não conhece ou não pensa em comprar.

Subcategoria 5: (bens industriais): materiais e peças (bens que entram no processo de fabricação de outros produtos), Bens de capital (facilitam o desenvolvimento ou gerenciamento) e Suprimentos (curta duração que facilitam o desenvolvimento do produto acabado).

Markup: Margem estimada para cobrir gastos não incluídos no custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com