TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Comportamento dos Consumidores

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

         

                                           

ESTUDO DE CASO  

        Essa empresa é uma indústria de cosméticos. Fundada há muitos anos pelo Sr. Aquiles da Silva, uma pessoa com pouca escolaridade e “prático da vida”  ainda exercia  uma influência muito grande na organização.  A dedicação, a austeridade, a pontualidade  e o controle para ele eram fundamentais

         O Sr. Aquiles não mais existe, porém muitas histórias são relatadas a seu respeito, a maioria das quais ressaltando que se tratava de uma pessoa  que não tolerava  a preguiça e  “cera”  no trabalho. Quase sempre efetuava uma ronda diária para verificar, pessoalmente,  se os funcionários não estavam “matando” o tempo com leitura de revistas, jornais ou outras atividades dispersivas.  Mantinha um grande controle sobre as pessoas e sobre as coisas e era notadamente autocrático e centralizador.

       Os gerentes que  estão no comando dessa indústria foram criados sob forte influência desses princípios.  

        Para a empresa os  “bons administradores” são aqueles que documentam completamente todas as suas ações e são capazes de oferecer dados detalhados que dêem sustentação às suas recomendações. Decisões criativas que incorram em mudanças significativas ou riscos não são encorajadas. Como os responsáveis por projetos fracassados são criticados, ridicularizados e penalizados abertamente, os administradores procuram não implementar as idéias  que se desviem muito do status quo. Um gerente de nível hierárquico mais baixo cria uma expressão freqüentemente usada na empresa: “se não estiver quebrado, não tente consertar”.

        Existem vários regulamentos e regras que devem ser obedecidas pelos funcionários. Os chefes supervisionam  os subordinados muito proximamente, para garantir que não haja desvios. Os dirigentes estão preocupados com a produtividade, independentemente do impacto que isso tenha sobre o moral dos funcionários ou o índice de rotatividade.

        As atividades de trabalho são planejadas para os indivíduos. Existem departamentos distintos e linhas de autoridade, e espera-se que os funcionários tenham pouco contato com colegas fora de sua área funcional ou linha de comando. A avaliação do desempenho e as recompensas enfatizam o esforço individual, entretanto a antiguidade na empresa  tende a ser o fator básico na determinação dos aumentos salariais e promoções. Porém, falar sobre salário e remuneração é inadmissível.

         Cabe aos funcionários afastar-se o mínimo possível do seu posto de trabalho, evitando desconcentrações desnecessárias. Na sede da empresa, os vidros das janelas externas sempre permanecem fechados com grossas cortinas,  ou revestidos com uma película que impede sua transparência. Há um entendimento tácito, por parte dos funcionários, de que olhar através das janelas é um desperdício de tempo.

         Essa organização privilegia a hierarquia e a centralização do comando, que é expresso em detalhes que revelam poder e hierarquia. As mesas  são de tamanho diferenciado, de acordo com a posição da pessoa: quanto mais elevado o cargo, maior o tamanho das mesas. Nas viagens os funcionários  também ficam em hotéis e aposentos relacionados ao seu cargo (diretores em hotéis 5 estrelas, gerentes em hotéis 4 estrelas, e assim por diante.

        O que se observa, também, é a austeridade dessa industria, expressa no despojamento de suas instalações físicas e na obsessão em reduzir e controlar custos, conduzindo a um estilo de administrar que bania o supérfluo. O entendimento por parte da direção era de  que esses fatos levavam a empresa ao sucesso e todos agiam desta forma.

         Os alto executivos não tem carros importados, sendo que muitos deles chegam ao estacionamento com carros com mais de 3 anos de uso.

        O processo seletivo dessa organização procura identificar pessoas com perfil comportamental que tenham  similaridade com seus princípios dominantes. Após a admissão as pessoas são  submetidas  a um bom processo de integração/socialização onde visa explicar ao novo funcionário o que se espera dele. Visita-se outros setores da industria, onde tem-se contato com os responsáveis pelas respectivas áreas, bem como são proferidas palestras por executivos onde transparece  o modo de ser da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com