TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises Organizacionais Filme: O Homem que Mudou o Jogo

Por:   •  10/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Henrique de Souza Ananias
Turma: Marketing - MKT 1N
Disciplina: Análises Organizacionais
Data: 12/05/2020

Atividade avaliativa – Filme: O Homem que Mudou o Jogo

 
O filme mostra como Billy Beane, ex-atleta e dirigente do time norte-americano Oakland Athletics, juntamente com o novato economista Peter Brand, revolucionou as estratégias dentro de uma gestão no baseball, através do uso da tecnologia para se analisar uma série de dados sobre os jogadores certos para a equipe e de como também de utilizar o “Moneyball” como válvula estimulante para o sucesso.
 Logo no começo do longa Billy lida com uma situação bastante difícil: montar, mesmo com um poderio financeiro bem menor que os outros adversários e com a saída dos seus três principais jogadores, um time que possa alcançar bons resultados no campeonato nacional. Além desse desafio, ele também enfrentava a discordância dos outros dirigentes, que adotavam decisões voltadas aos moldes convencionais da liga, com o seu estilo de pensamento.
 Assim ele decide apostar nas estratégias do economista Peter Brand, que cria junto com Beane um novo método que pensava fora da caixa no mundo do baseball, com técnicas no modo de administração da equipe baseado em um programa de análise estatística e econômica para a contratação de jogadores, com uma série de dados que continham as habilidades, carências e a valorização de cada atleta.
 Essa remodelação no elenco e na visão de como enxergar o baseball promovida pelos dois, com contratações de jogadores considerados pelos especialistas ruins para aquele momento, não surtiu efeito no início. Resultou em uma série de derrotas que culminaram em uma crise dentro da equipe e colocaram em xeque esse tipo de gestão baseada nos números, com uma enxurrada de críticas de membros do próprio Oakland e por parte da torcida do time ao que era apresentado.
 Só que com a mudança de atitudes do próprio Billy, que deixou de ser uma pessoa seca com os jogadores e assumiu um papel de incentivador da equipe, e de Pete, que amadureceu na questão de lidar com suas próprias tarefas, foram contratados novos jogadores e uma remodelação na filosofia de jogo, que tornou o Athletics uma equipe sólida tecnicamente. A prova disso foram os resultados apresentados na liga, vencendo várias partidas e alcançando um recorde histórico de 20 vitórias seguidas na liga, nunca antes registrado na história da liga norte-americana, que colocaram o Oakland como possível candidato ao título.
 Esse método utilizado por Beane se tornou referência no esporte, mesmo não conquistando o título naquele ano. Um exemplo foi o Boston Red Sox, que após dois anos foi campeão da série mundial utilizando a mesma técnica do Oakland, sendo mais uma prova de como Billy foi o homem que virou o jogo.
 
 




...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com