TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias de Marketing

Por:   •  29/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]  

 

PLANO DE MARKETING

 

Estudante: Eduardo Mauricio de Lima

Disciplina: Estratégias de Marketing

Turma: MBA Executivo Gestão Empresarial_2023.1

PLANO DE MARKETING

SUMÁRIO EXECUTIVO

A Empresa Equinix Data Centers do Brasil é uma empresa provedora de Infraestrutura de TI com o intuito de providenciar ambientes para hospedagens de servidores disponibilizando serviços de Colocation garantindo a proteção dos dados com a mais alta confiabilidade operacional.

A Equinix no Brasil já possui cinco Data Centers em operação e dois em fase de construção com entregas previstas para 2024, fazendo parte do maior conglomerado totalizando 195 Data Centers sediados pelo mundo.

O destino da Equinix é prover e aproximar os pontos de tráfego entre as empresas, trazendo igualdade e neutralidade nessas conexões e troca de informações.

No Brasil a empresa já participa com 630 colaboradores diretos e 56 colaboradores indiretos entre consultores, estagiários e temporários.

Empresa: Equinix  

Razão social: EQUINIX DO BRASIL SOLUCOES DE TECNOLOGIA EM INFORMATICA S.A.

DESCRITIVO:

A Equinix foi fundada por dois sócios em 1998 nos EUA no boom das empresas de Tecnologia onde os fundadores visualizaram a necessidade de aproximar a comunicação digital entre pessoas e entre empresas.

Após 25 anos de existência, a empresa se consolida como a maior provedora de hospedagem de servidores do mundo, sendo responsável no Brasil por cerca de 40% do tráfego de toda comunicação digital do país.

A força de negócio da Equinix se consolida na necessidade cada dia maior de aumentar a velocidade da comunicação e isso se dá aproximando os servidores das empresas, isto é, dentro de um mesmo ambiente, você possui pequenos Data Centers dedicados a cada empresa onde eles se comunicam de forma rápida e segura.  

A recente pandemia forçou ainda mais a sociedade utilizar a Tecnologia como meio de trabalho como por exemplo: Consultas médicas, Ensino a distância, Reuniões empresariais, Plataformas de e-commerce e etc. Este salto tecnológico se identifica uma enorme oportunidade de melhorias e aperfeiçoamento da prestação dos serviços digitais.

As fraquezas se demonstram num mundo onde cada vez mais as informações estão concentradas exigindo dos provedores digitais robustas e modernos sistema de segurança contra os cybers ataques.

PERSPECTIVAS

 

Nesta fase, será descrito o que se pretende alcançar com as atividades propostas neste plano. Logo, este espaço será preenchido por último, depois de preenchidas as próximas etapas. Lembrando que essa informação deve ser a mais clara possível e deve apresentar uma vantagem sobre os concorrentes.

AMBIENTES

Os ambientes para esse mercado são os mais favoráveis possíveis, pois recentemente a própria pandemia demonstrou que a Tecnologia se torna um grande aliado da sociedade em busca de soluções.

É possível identificar que todos os fatores favorecem o uso da Tecnologia da Informação (TI) cada vez mais robusta e segura.

Politicamente as nações exploram os meios de comunicação para se relacionarem entre si buscando troca de informações entre países e também como forma de fazer a gestão pública das suas nações.

A economia por sua vez está cada vez mais globalizada e dependente de um sistema de troca de informações segura e objetiva, sendo responsável por transacionar a grande maioria das transações financeiras no mundo

As redes sociais se constituem numa forma de aproximação entre as pessoas superando os encontros presenciais, quanto mais no período pandêmico, as plataformas sociais mantiveram a comunicação viva entre amigos e familiares.

Todas essas influências descritas acima, providenciam uma transformação cultural, onde tudo hoje passa pela TI, desde as tarefas mais simples de uma casa até as decisões mais complexas entre empresas e nações. Vivemos num mundo hoje que não toma nenhuma decisão sem antes consultar dados e informações via os sistemas digitais.

A Equinix zela por manter um excelente clima organizacional realizando periodicamente pesquisas de clima e satisfação interna, promovendo encontros casuais e celebrações em datas específicas.

A Tecnologia interna disponibilizada dispões dos recursos mais avançados disponíveis no mercado principalmente nos quesitos de segurança física e lógica e por motivo de possuir quase todos os trimestres de crescimento financeiro desde a sua criação, a Equinix possui linhas de créditos com todos as financeiras do mercado.

BENCHMARKING

Da mesma forma que cresce o mercado da comunicação digital, crescem também as empresas provedoras desse serviço buscando atrair clientes globais para construírem e hospedarem os seus Data Center dentro da sua Infraestrutura. A acirrada licitação às vezes é vencida por pequenos diferenciais oferecidos em cada proposta.

A Equinix tem como diferencial o seu porte e tamanho graças ao seu pioneirismo na construção de ambientes para Data Centers, obtendo assim um portfólio de clientes superiores aos seus concorrentes, clientes esses que são verdadeiros players globais atraindo outras empresas para também hospedarem os seus data Centers no mesmo ambiente para aproximar a comunicação.

 

Hoje todas as áreas de mercado consomem e dependem de um serviço de TI, desde uma simples transação bancária de uma pessoa física no valor de centavos até decisões judiciais de alta importância.

   

PUBLICO-ALVO

 

Esse plano de marketing possui como público-alvo as médias e pequenas empresas num mercado em ascensão. A Equinix deseja criar uma linha de atendimento específica para essas empresas como forma de expandir e fortalecer os seus negócios.

Motivados pela pandemia, muitos empreendedores criaram os seus próprios negócios tendo a Tecnologia como forma de vender e apresentar o seu produto ou serviço. Muitos novos negócios e prestadores de serviço migraram das grandes capitais para o interior das cidades buscando segurança, preço e novos clientes a serem explorados.

Muitos hábitos mudaram. O delivery se concretizou como uma forma eficiente de entrega de produtos, muitos lares tiveram que se transformar em escritórios de trabalho e consultas médicas tiveram que ser realizadas via um computador.

Com esse mega surgimento de empreendedores, muitos não conseguem gerir uma boa infraestrutura de comunicação digital e até mesmo ter o sue ambiente de processamento de dados de acordo com o crescimento do seu negócio.

Visando a forte marca que a Equinix possui diante das grandes empresas, a captação de empresas de menor porte e empreendedores é um nicho a ser explorado.

Os produtos oferecidos para esse público-alvo contemplam:

  • Infraestrutura de Data Center customizada para o seu negócio
  • Aproximação dos grandes players de redes sociais como forma de divulgação da nova marca
  • Interações mais ágeis com instituições financeiras com redução de custos bancários
  • Possiblidades de expansão em outros mercados internacionais

ESTUDO SOBRE A MARCA

 

A marca Equinix já é uma marca consolidada entre os grandes players e pro ser pioneira nos seus negócios conquistou antecipadamente esse grande mercado de hospedagem de servidores.

As vantagens se dão por conta dos vários Data Centers pelo mundo já possuírem as conexões realizadas entre as mais diversas empresas retendo assim os seus clientes em seus ambientes, todavia a medida que o mercado cresce e surgem novas empresas, crescem também os concorrentes em locais diferentes e propostas mais atrativas nas licitações.

A marca não será alterada, mas sim buscamos uma identificação com os pequenos players onde essa aproximação acontecerá vias digitais, feiras e congressos e Parcerias com Instituições de Empreendedorismo.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (980.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com