TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual MArketing

Por:   •  8/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

PLANO DE MARKETING

[pic 11]

08/2021

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

Elaborado por: Gabriella Roli dos Santos Disciplina: Marketing

Turma: 0721-1_26

Introdução

O Pensi foi fundado em 1998 por quatro engenheiros do IME e do ITA. Rapidamente tornou- se conhecido pelo resultado mais tangível de seu trabalho: a quantidade de aprovações.]

Entendendo que esse resultado é a concretização de um trabalho acadêmico que começa nos primeiros anos de vida, e com visão de crescimento, o Pensi ampliou a atuação para o ensino básico: Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e mais recentemente, o ensino bilíngue para algumas unidades.

Ao longo de toda sua trajetória o Pensi não perde a excelência como norte. Assim, não abre mão de conteúdo de qualidade e excelente formação acadêmica, de forma integrada à formação socioemocional e cidadã de todos os seus alunos.

A oferta de produtos e matérias se multiplica. Em 2019 o Pensi introduziu o ensino bilíngue e horário integral. No fundamental I matérias como xadrez, música, teatro, TEC e matemática financeira vêm ganhando espaço entre as disciplinas regulares.

Hoje, o Pensi possui 22 unidades e aproximadamente 13.000 alunos espalhadas por todo o estado do RJ, e possui um Ticket médio variando de acordo com cada unidade, regionalidade e proposta. Tem o grande desafio de provar que é possível expandir um modelo educacional marcado pela forte qualidade acadêmica e estrutura organizada.

[pic 17]

Este plano de marketing, tem como objetivo analisar os dados do Colégio e Curso Pensi no mercado da educação no Rio de Janeiro.

Serão estudados os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças encontrados e será montado uma sugestão para melhorar seu posicionamento no mercado.

Desenvolvimento

O plano de marketing do Pensi foi baseado em informações públicas coletadas de sites, artigos, pesquisas disponíveis na Internet, além de pesquisa com o setor da empresa estudada. Portanto esta análise foi dividida em 4 tópicos: Análise ambiental da empresa, Pesquisa de mercado e possíveis resultados, Análise competitiva e Proposta de comunicação de marketing.

Análise ambiental da empresa

O Colégio e Curso Pensi, desde 2013, começou a fazer parte de um dos maiores grupos de educação básica do país, a Eleva Educação. Portanto, hoje seu microambiente pode ser dividido em dois grandes grupos:

  1. A escola: Com todo o corpo de funcionários voltados somente para aquela unidade. Ou seja, onde ocorre o antendimento direto ao cliente (pais e alunos). Cada unidade possui o seu concorrente específico e local. Estes não são, necessariamente, iguais nas nossas 21 unidades. Depende do bairro, município, público, etc.
  2. A central do grupo Eleva Educação: Neste caso, temos funcionários voltados para atender as demandas da marca de um modo geral, atendendo todas as unidades. Como por exemplo as equipes de expansão, marketing e manutenção das unidades. Neste caso o “cliente” é cada unidade. Cada escola e região é responsável por trazer as demandas.

Para analisar alguns espectos do macroambiente, como cultural, natural e demográfico, é necessário a comparação dentro de cada bairro onde cada unidade é alocada, pois esses aspectos mudam conforme a regionalidade. Já o cenário econômico, político e tecnológico, foi bastante afetado com a pandemia do COVID-19 que também afetou todo o mercado da educação no país. Com a redução do poder econômico do brasileiro, houve grande evasão de alunos de escolas particulares, principalmente os de anos iniciais.

Desde o início das restrições de circulação de pessoas e mudanças no funcionamento das empresas, a situação econômica do país tem se agravado, com redução nos níveis de atividade, compressão das margens de muitos negócios, comprometimento da liquidez e aumento nas taxas de desemprego.

Fazendo uma análise SWOT é possível identificar os pontos forte e fracos, assim como as ameaças e oportunidades da empresa:

Análise SWOT

Forças

  • Alto indíce de aprovação
  • Adoção do ensino híbrido com aulas especiais e alunos de todo o Brasil
  • Fazer parte do maior grupo de educação básica do Brasil
  • Investidores que apoiam a inovação do ensino

Fraquezas

  • Alunos que chegam com base inferior ao proposto
  • Infraestrutura de algumas unidades
  • Adequação de professores ao novo método de ensino

Oportunidades

  • Reinvenção da maneira de estudar
  • Inovação e integração entre tecnologia e educação

Ameaças

  • Evasão escolar devido a pandemia
  • Aumento de inadimplência devido a pandemia
  • Ensino à distância devido a pandemia
  • Economia instável no país

Pesquisa de mercado, possíveis resultados e Análise competitiva

Em 2019, o Pensi chegou ao 2° lugar no Ranking de escolas do RJ com melhores resultados no ENEM, ficando atrás somente do Colégio São Bento.

Hoje, o Rio de Janeiro possui mais de 12.000 escolas privadas, considerando todos os segmentos básicos. O grande desafio é ser destaque entre tantas outras concorrentes.

É com esse pensamento que o Pensi pauta a sua missão: “Formar pessoas que busquem sempre

evoluir e que sejam capazes de construir um futuro melhor para si e para os que estão ao seu redor.”

Com isso, a marca conquistou alguns resultados importantes:

[pic 18]

Pensando em mercado competitivo, é necessário olhar cada região onde a unidade está instalada para entender as suas “ameaças”. Por isso, foi analisado o perfil de cada concorrente e feito uma matriz de prós e contras onde encontrou-se um padrão entre os concorrentes nas regionais que o Pensi se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (610.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com