TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Marketing

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE MARKETING

Agosto de 2021

Elaborado por: Clara Terra Machado David Disciplina: Marketing

Turma: 0721-1_23

Introdução

O objetivo desta tarefa é realizar um plano de marketing a partir das necessidades e das oportunidades da empresa Edvisor, uma SaaS canadense da indústria de educação internacional. O plano de marketing irá reunir o máximo de elementos para a orientação na tomada de decisão, ajustando a organização ao ambiente através de formulação e implementação de estratégias. O plano de marketing é fundamental para a gestão de negócios e para a empresa estabelecer metas, objetivos e estratégias de produto, de preço, promoções e vendas.

Compreendendo uma rápida mudança na indústria de educação internacional devido a pandemia por COVID-19, é muito importante analisar e aprimorar constantemente o plano de marketing da Edvisor, já que esta é uma ferramenta de gestão empresarial para que agências de intercâmbio e escolas de línguas e Universidades ao redor do mundo se mantenham competitivas no mercado.

Neste trabalho, será abordada a história da Edvisor, a análise ambiental, os dados internos, pesquisa de mercado, análise competitiva e uma proposta de comunicação de marketing. E na conclusão dessa tarefa será apresentado um planejamento de marketing que proporcione ações para que a Edvisor se reposicione e, consequentemente, aumente a lucratividade e se mantenha competitiva no mercado de tecnologia e educação internacional.

2

Desenvolvimento

HISTÓRIA DA EMPRESA

A Edvisor é uma plataforma de gestão e recrutamento de estudantes lançada em 2014, voltado tanto para agências de intercâmbio quanto para escolas de línguas e Universidades, com a premissa de transformar a relação de seus usuários com a educação no mundo digital.

A plataforma nasceu com a pretensão de simplificar a maneira como se comercializa educação internacional através de software de recrutamento de estudantes. A Edvisor coloca a melhor tecnologia à disposição dos usuários para que eles possam economizar tempo e tornar a sua operação mais eficiente.

Atualmente, a plataforma conta com aproximadamente oito mil usuários de diversos países e conta com quase duas mil escolas e Universidades parceiras, que disponibilizam seus preços e recebem matrículas dos estudantes através da plataforma.

ANÁLISE AMBIENTAL

Há dois ambientes que influenciam as empresas e suas atividades, sendo eles macroambiente e microambiente. Kotler e Armstrong (2008), os define como:

1. Microambiente:formadopelaempresapropriamentedita,osseus fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e o público em geral;

2. macroambiente: formado pelo ambiente demográfico, econômico, natural, tecnológico, político e cultural.

3

Macroambiente

Mesmo diante a pandemia em decorrência da COVID-19, a Edvisor continuou crescendo, e segundo o seu último relatório, obteve no primeiro semestre de 2021 USD480 mil de lucro, superando em 33,5% o mesmo período de 2020.

A crise em decorrência da COVID-19 na indústria da educação internacional ocasionou o fechamento do espaço físico (escritórios) de várias agências, aumentando a demanda pelo uso da tecnologia e de uma plataforma de gestão e que mantivesse os agentes e escolas conectados. Isso justifica o aumento 2x maior de captação de usuários, em relação a 2019.

Microambiente

A Edvisor tem investido parte dos seus lucros na manutenção e desenvolvimento de novas ferramentas e do marketplace, que disponibilizará comissionamento de venda de seguro-viagem, seguro saúde e acomodação para os usuários.

A Edvisor possui 74 funcionários de diversos países, sendo 18 brasileiros. A pandemia ocasionou ainda, a aceleração da transformação digital da empresa, que hoje conta com 100% dos funcionários em regime de trabalho remoto.

4

PESQUISA DE MERCADO E POSSÍVEIS RESULTADOS

A Edvisor concorre hoje diretamente com a Ally e a ApplyBoard. Há ainda outros players no mercado mundial, porém a Edvisor e essas duas empresas são os top 3 em SaaS de recrutamento de estudantes internacionais.

A Ally surgiu no Brasil em 2016, lançando uma plataforma de gestão financeira e recrutamento de estudantes. Inicialmente ela veio com a proposta de ser uma plataforma voltada apenas para as agências de intercâmbio, porém desde 2020 ela tem investido para conseguir que escolas e Universidades se tornem parceiros da empresa e passem aceitar matrículas online. A Ally conta com aproximadamente 1.200 usuários e 50 escolas parceiras.

Já a ApplyBoard, foi fundada em 2015 e tem parcerias com mais de 1.500 instituições educacionais primárias, secundárias e pós-secundárias, e trabalham com mais de 7.500 parceiros de recrutamento. Em 2019, a ApplyBoard foi nomeada a empresa de tecnologia que mais cresce no Canadá pela Deloitte, ocupando o primeiro lugar na lista Technology Fast 50TM. Em 2020, a ApplyBoard foi classificada em 3o lugar na lista Top Startups do Linkedin no Canadá. Até o momento, a ApplyBoard levantou um total de C$600M em financiamento. Durante nosso último aumento, a ApplyBoard foi avaliada em C$4B, o que os tornou uma das poucas empresas unicórnio no Canadá.

ANÁLISE COMPETITIVA

Frente aos principais concorrentes, a Edvisor conta com melhorias e oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com