TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o lazer está inserido na rotinas das pessoas

Por:   •  13/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.496 Palavras (18 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BRENDA LAÍS MATOS DOS SANTOS

CYNTIA LETHICYA DIAS SANTOS SILVA

JOÃO MARCOS ARAÚJO GONÇALVES

JULIANY COSTA SILVA

VIVYANNE CRISTHINNE DE JESUS SANTOS

RELÁTORIO DE PESQUISA:

As práticas de Lazer em São Luís - MA

São Luís

2015

BRENDA LAÍS MATOS DOS SANTOS [pic 2]

CYNTIA LETHICYA DIAS SANTOS SILVA

JOÃO MARCOS ARAÚJO GONÇALVES

JULIANY COSTA SILVA

VIVYANNE CRISTHINNE DE JESUS SANTOS

        

RELÁTORIO DE PESQUISA:

As práticas de Lazer em São Luís - MA

Trabalho entregue a Lúcia Helena Saraiva de Oliveira, professora da Disciplina de Marketing do curso de Administração - Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, para obtenção de nota referente ao terceiro bimestre.

        

São Luís

2015

SUMÁRIO        

1 INTRODUÇÃO        3

2 REFERENCIAL TEÓRICO        5

        2.1 A história do lazer        5

        2.2 Conceituação do lazer        6

3 METODOLOGIA         7 3.1 Amostra, local e período de coleta        7

        3.2 Métodos e técnicas de coleta de dados         7

4 RESULTADOS         8

        4.1 Resultados da pesquisa        8

        4.2 Análise quanto a praticado dos hábitos        9

        4.3Análise quanto a importância        9

        4.4 Análise quanto ao bem-estar        10

        4.5 Análise quanto aos hábitos mais praticados nos últimos 12 meses        11

        4.6 Análise quanto aos objetivos buscados        12

        4.7 Análise quanto a reflexão sobre a prática de lazer        12

        4.4 Análise quanto as dificuldades para a prática         13

        4.9 Análise quanto as sugestões         15

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA        17

APÊNDICES        18

APÊNDICE A        19


1 INTRODUÇÃO

A função do lazer emerge nos discursos da atualidade enquanto uma forma de compensação a alguns problemas sociais, tais como excesso de trabalho, estresse, falta de atividade física, falta de tempo para o relacionamento com familiares e amigos, entre outros. Essa função de compensação atribuída ao lazer normalmente é justificada pelo fato de que no tempo disponível, livre das obrigações, o ser humano pode descobrir-se enquanto pessoa, otimizando seus potenciais frente às características da sociedade.

Segundo Marcelino (2006) o lazer pode ser classificado de acordo com seus conteúdos culturais que podem ser artísticos, intelectuais, manuais, físico–esportivos, turísticos e sociais. Os conteúdos artísticos do lazer são aqueles que buscam imagens, emoções e sentimentos, manifestando a arte. Os conteúdos intelectuais têm como objetivo o contato com o conhecimento do real, as informações objetivas e racionais. Os conteúdos manuais são aqueles que buscam a manipulação de objetos e materiais, como o artesanato. As práticas de exercícios e dos esportes, em que prevalece o movimento humano, estão relacionadas aos conteúdos físico-esportivos. Já os conteúdos turísticos têm como principal objetivo a busca de novas paisagens, de novas pessoas e costumes chamados assim de “quebra de rotina”. Por fim, no lazer que tenha os conteúdos sociais, se procura o contato, o relacionamento com outras pessoas (MARCELINO, 2006, p. 17).

O lazer não pode ser visto como uma única forma de divertimento na vida social. As variadas formas nas quais o lazer se apresenta, devem ter como principal objetivo a satisfação do seu praticante. O lazer é, ainda, portador de um duplo processo educativo: veículo e objeto de educação. Considerando-se, assim, não apenas suas possibilidades de descanso e divertimento, mas também de desenvolvimento pessoal e social (DUMAZEDIER, 1973).

Na sociedade contemporânea se vislumbra o bem-estar e a boa qualidade de vida como algo que se almeja, mas ao mesmo tempo são deixados em segundo plano ao serem confrontados com a organização do mundo do trabalho e as necessidades familiares, religiosas e sociais desta sociedade. Relacionando o lazer com a qualidade de vida, Gáspari et. al (2001),salienta como a prática do lazer proporcionam elementos prazerosos para o indivíduo. Esses elementos podem contribuir para a melhoria da sua automotivação, bem como podem trazer maior satisfação pessoal e social, contribuindo para uma melhor qualidade vida.

Para que haja lazer é necessário não só estar livre das obrigações do trabalho cotidiano, mas de outras obrigações tais como: familiares, sociais e religiosas. Outro elemento importante para a prática do lazer está relacionado a uma atitude individual, em que de fato o indivíduo utilize o tempo livre para sua prática (MARCELINO, 1998).

Assim, um maior entendimento do lazer na sua relação com a qualidade de vida, pode subsidiar uma atenção mais integrada, no sentido de voltar-se a prática de mais hábitos de lazer. A partir deste entendimento, o lazer pode ser um elemento importante para a vida social na atualidade, sobretudo em uma sociedade tecnológica em que a cada dia se tornam mais complexas as necessidades sociais, bem como os problemas inerentes a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (818.4 Kb)   docx (582 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com