TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor

Por:   •  28/4/2016  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

COMPORTAMENTO DO COSUMIDOR-

Sociedade de consumo
*Oferta maior que a procura: as empresas passam a lançar estratégias de mkt mais sedutoras e agressivas, devido a oferta ser maior que a procura, induzindo os consumidores ao consumo e favorecendo o escoamento da produção.
*Obsolescência programada ou planejada: quando um produto se torna obsoleto em um curto espaço de tempo propositalmente, isto é, quando as empresas lançam produtos para serem facilmente descartados e estimulando o consumidor a comprar novamente.
*Consumo de massa: os padrões de consumo estão massificados, por isso assume as características do consumo de massa, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social.
*Tendência para o consumismo: existe uma tendência para o consumismo, seja por um consumo impulsivo, descontrolado ou irresponsável.

Jean Baudrillard
- as mídias e a publicidade e a rapidez com que os produtos saem de moda, favorecem para que a vida útil dos objetos consumidos diminuam gradativamente. Outro fator, é que os objetos sempre estão acompanhados por outros, mostrando que atuam como significante e não como significado, em que os consumidores não os compram pela função que exercem, mas pelo que significa para ele adquirir esse produto concreto em um tempo determinado.

Zygmunt Bauman
A sociedade mais antiga, era uma sociedade de produtores, a atual é uma sociedade de consumo. O período moderno engajava seus membros como produtores, a atual “molda” seus membros com o dever de desempenharem o papel de consumidor e funciona a partir de uma norma que valoriza a capacidade e vontade de seus membros serem bons.
O desejo pelo novo é maior do que a satisfação de se ter o que se pretendia, isto é, quando os bens de consumo são adquiridos, geram uma satisfação imediata, só que logo surge a insatisfação e o desejo por outra novidade. O produto antigo é preterido em relação ao novo e a busca incansável por diversidades vai criando o movimento cíclico de renovação, que significa o novo tomar o lugar do anterior. O que move o consumismo das massas é o desejo, o qual  é fundamental  ao adquirir aquele objeto para se tornar mais feliz, livre ou satisfeito; a nossa identidade passou a ser definida não pelo que somos, mas pelo o que compramos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com