TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO

JONAS PEDROSA VIEIRA        

Preparação Prévia – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

SOROCABA – SÃO PAULO

2015

JONAS PEDROSA VIEIRA

Marketing

47551

RESUMO

Essa preparação prévia tem por objetivo definir as variáveis do comportamento do consumidor na hora da decisão da compra ou escolha de produto, marca e serviço.

Mostra também as análises feitas, solicitadas pela professora, sobre o novo mercado em que a Apple está inovando, o artigo que se refere “O que não muda no mundo do Marketing” e o retrato da população brasileira, pesquisa feita por Nielsen.

SUMÁRIO

1.        TEMA..........................................................................................................        04

1.1.        Pesquisa        04

2.        VARIÁVEIS FATORES NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR......................................................................................................        05

3.         ENTRADA DA APPLE EM PACOTES AMEAÇA MUNDO DE 500 CANAIS..................................................................................................................06

    3.1    O que não muda no marketing.....................................................................07

    3.2    Retrato da população brasileira - Nielsen.....................................................08

4.        CONCLUSÃO..............................................................................................10

4.       REFERÊNCIAS...........................................................................................11

 

  1. Tema

Preparação Prévia – Comportamento do Consumidor

  1. Pesquisa

Com essa pesquisa, temos a informação sobre as variáveis e fatores na hora da decisão de compra do consumidor, quais os fatores que levam ele a comprar, além disso, o que influencia e como ele decide essa compra de tal forma que ele não possa ficar arrependido e que isso gere como resultado, satisfação após compra ou contratação de serviço.

As análises solicitadas, refletem bastante nas mudanças e avanços tecnológicos em benefício do consumidor, mas não é por causa dessa mudança que o consumidor abre mão dos requisitos que levam a ser surpreendido pelo serviço ou produto. Pelo contrário, com essas novas mudanças os clientes querem estar mais perto da marca ou empresa, dando feedbacks importantes, como resultado a melhoria dos serviços ou produtos, mas muitas empresas deixam isso a desejar.

A outra analise, mostra também o tamanho da população brasileira dividida em estados e suas culturas, o espaço em que a mulher vem ganhando ao longo dos anos e sua renda. Também a capacidade de consumo dos brasileiros, de terem produtos que antes era impossível possuir.

  1. VARIÁVEIS E FATORES CONSIDERADOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Principais fatores e variáveis que influenciam no comportamento do consumidor para a tomada de decisão para comprar produto ou serviço, são:

  • Fatores Culturais.
  • Cultura, é onde está relacionado aos principais desejos entre pessoas de diferentes países
  • Subcultura, é onde é encontrado pessoas de religiões diferentes, como também, grupos raciais e regiões geográficas.
  • Classe Social, é onde difere a classe social, entre uma pessoa da Classe A para a Classe E.
  • Fatores Sociais
  • Fatores Sociais
  • Fatores Psicológicos

Existe outros estímulos como a situação econômica, social, tecnológica, ambiental e natural.

  1. ENTRADA DA APPLE EM PACOTES AMEAÇA MUNDO DE 500 CANAIS

       A Apple mais uma vez está inovando o mundo das pessoas, agora é para quem quer assistir tv em qualquer lugar sem precisar de uma simples televisão.  

       Com essa entrada de pacotes a apple não só ameaça as empresas de tv's a cabo como também as vendas dos televisores. Se realmente a apple lançar um modelo de assistir tv on-line sem precisar do aparelho Apple Tv, com certeza pode ameaçar as vendas das tv`s. Caso contrário, consumidores da Apple precisariam comprar o aparelho Apple Tv para desfrutar do novo serviço de assistir tv online. Isso, aumentaria a venda do Apple Tv.  

       Não está muito longe dessa inovação chegar, o grande foco dessa inovação é para todo o público e também aqueles de baixa renda, onde segundo artigo é chamado de pacote magro.  

       A Apple já tem parceiras nessa novo mercado onde ela está investindo e com certeza vai agradar o público da internet. Já que todos vivem ao redor da internet. Como consumidor, acharia um máximo assistir alguma programação sem precisar da tv.  

       As grandes empresas de tv a cabo estão preocupadas em perder grandes clientes, porque eles podem adquirir o serviço de tv on-line e acabar abandonando a empresa. O mais engraçado é que essas empresas de tv a cabo não investem em inovação para seus clientes fiéis, isso só começa a acontecer quando eles começam a analisar que podem perde - los, mas pode ser tarde demais para reconquista - los.

  1.  O QUE NÃO MUDA NO MARKETING

       A princípio do artigo, é mencionado sobre o avanço da tecnologia no ambiente do consumidor, isso é mais importante para estreitar a relação do cliente com a empresa ou marca. Mas muitas vezes as empresas quando migram ou expandem para o lado tecnológico acabam cometendo erros inadmissíveis com seus clientes fiéis. E o mais devastador dos erros é que as empresas e as marcas muitas vezes não procuram saber a satisfação do seu cliente. 

       O cliente gosta de ser ouvido, mas isso é importante para a empresa ou marca, são eles que podem fazer a diferença, apontar os erros e acertos, a empresa deve levar tudo isso como uma crítica construtiva. Para obter um feedback importante é sempre importante as pesquisas qualitativas e quantitativas dos seus clientes, ainda mais nos dias de hoje, onde seu público pode falar da sua empresa ou marca da onde ela quiser, isso graças a tecnologias. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com