TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento do consumidor

Por:   •  25/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

                                  COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CDs “PIRATAS”.[pic 1]

Introdução:

Neste artigo iremos falar do beneficio e dos riscos de se obter um produto “pirata” (CD). E o que leva pessoas a obter produtos dessa natureza, mesmo sabendo da origem, o consumidor não está interessado em saber ou entender quais os riscos e problemas que podem estar desencadeando, mesmo se tratando de um ato criminoso contra direitos autorais, podendo cumprir pena de até quatro anos de reclusão e multa. Este assunto aborda o consumido especifico da Rua da Penha centro de Sorocaba SP, e através de uma pesquisa feita no polo comercial de maior movimentação de consumidores da cidade chegamos a alguns dados numéricos que nos possibilitou a ter uma maior compreensão do porque consumir este tipo de produto “pirata”.

Palavra chave: CDs “piratas”, polo comercial.[pic 2]

ABSTRACT

In this article we will talk about the benefits and risks of getting a product "pirate" (CD). And what leads people to obtain such products, even though the origin, the consumer is not interested in knowing or understanding what the risks and problems that may be triggering, even when dealing with a criminal act against copyright and can fulfill penalty up to four years in prison and a fine. This issue addresses the specific consumption of Rua da Penha downtown Sorocaba, SP, and through a survey in the commercial hub of most consumers drive the city got some numerical data that allowed us to have a greater understanding of why consuming this type of product "pirate".

Considerações iniciais:

O dinamismo do processo se da devido às mudanças em que a sociedade atual esta inserida. Desta forma, as estratégias para satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores também devem ser dinâmicas e susceptíveis a alteração ao longo do tempo. O ciclo do produto é muito curto, levando as empresas a um processo de inovação continuo através de novos produtos, novas versões, novas marcas e novas estratégias (Peter & Olson, 2005).

Nos dias atuais a procura por produtos inovadores estão cada vez mais contínuos, estimulando o crescimento do preço, e consequentemente influenciando na decisão de compra do produto legitimo x produto “pirata”, já que a qualidade (durabilidade) não é um fator determinante devido o lançamento de novos produtos em curto espaço de tempo.

Podemos então entender que a procura pela compra de um CD “pirata” acontece pelo fator custo, Já que o valor do produto original chega custar até cinco vezes mais que o produto de procedência do mercado inescrupuloso. “Assim a durabilidade deixa de ser um requisito importante”, é comum que o prazo de validade também seja inserido considerando um menor tempo de uso.

Boone & Kurtz (2006) complementam essa visão levantando os principais fatores de influencia do comportamento do consumidor, como descrito a seguir.

 Cultural – são os valores, as crenças, as preferências e os gostos passados de geração a geração. Responsável por restringir padronizar e definir a forma como os indivíduos devem busca a satisfação de suas necessidades.

O marketing deve entender analisar e adequar suas estratégias à cultura, conhecendo suas deficiências regionais.

Considerando o índice de locais que tem maior incidência de vendas e procura por CDs “piratas”, conseguimos entender um pouco mais qual tipo de consumidor que mais utiliza desse produto ou serviço, fazendo um mapeamento de pontos de vendas, a maior comercialização está localizada nas regiões mais carentes de nosso país, podendo então classificar como publico C e D, Conforme já mostrado no inicio deste artigo o maior incentivo da compra é o preço mais acessível ao bolso do consumidor.

De acordo com o mapeamento feito, efetuamos uma pesquisa com a população local do centro da cidade de Sorocaba SP, e chegamos a alguns dados que nos permitiu entender um pouco sobre o potencial deste “mercado negro”, e o quanto de consumidores eram atraídos pela facilidade de compra e pelo preço mais acessível do CD “pirata”. A entrevista ocorreu com 50 pessoas de diversos bairros da região, e 65% dos entrevistados compram ou já compraram este tipo de material, enquanto 10% não quiseram responder, e outros 25% disseram que não compram alegando a baixa qualidade do produto.

[pic 3]

Após realizarmos a pesquisa, tivemos a informação de que a procura pelo produto de CDs “piratas” em Sorocaba estão com os dias contatos, conforme a manchete a seguir postada por, Márcio Corrêa - Assessoria de Comunicação do Deinter 7 – Sorocaba dia 01/04/2014 ás 17h02min:

A Polícia Civil de Sorocaba – (Deinter 7), por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), fechou nesta segunda-feira (31), um grande centro de distribuição de CDs e DVDs piratas.

No local, que ficava na Rua da Penha, no centro da cidade e abastecia o comércio desse tipo de produto, foram apreendidos cerca de 6 mil mídias, além de um caderno com a contabilidade do negócio e nomes de possíveis revendedores, que servirá para que a Polícia Civil siga com as investigações.

Os policiais civis da DIG chegaram ao ponto de distribuição depois de uma denúncia anônima e a única funcionária presente no “estabelecimento” durante a ação foi ouvida e liberada em seguida.

Foram apreendidos ainda vários equipamentos eletrônicos utilizados para a reprodução clandestina das mídias, embalagens e produtos de impressão para confeccionar as capas e que agora passarão por perícia.

Segundo o titular da DIG, delegado José Humberto Urban Filho, a operação policial teve como objetivo “frear a ação desse tipo de comércio que, além de ser uma grande vertente criminosa, vinha crescendo em Sorocaba conforme apontavam as investigações”.

Ainda segundo o delegado, o caderno de anotações e contabilidade apreendido será minuciosamente analisado para que seja e com isso chegará definitivamente aos  “donos do negócio ilegal”. 

Também podemos reforçar com a matéria publicada pelo jornal Ipanema de Sorocaba SP, de outra apreensão efetuada pela policia militar comandada pelo tenente Marcio Lopes.

Matéria:

 [pic 4]

NOTICIAS / POLICIA / 30 de Março de 2014, Domingo, às 18h10 - Atualizado 14/04/2014 15:04

PM apreende mais de 15 mil CDs e DVDs piratas em feiras-livres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com