TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE MARKETING

Por:   •  23/6/2017  •  Artigo  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRATÉGIA DE MARKETING

EMPREENDEDORISMO

DISCUSSÃO 2

Estratégia de marketing, de forma simplificada, significa encontrar oportunidades atraentes e desenvolver novos meios e modos de penetrar nos mercados, de modo a maximizar a rentabilidade da empresa, assegurar sua permanência no mercado, tudo isso observadas as condições ambientais de sua atuação. Destarte, a estratégia pode ser definida como meio ou método de atingir determinados objetivos. A estratégia de marketing compreende: a fixação de objetivos, avaliação de oportunidades, planejamento de estratégias de marketing, desenvolvimento de planos de marketing e desenvolvimento dos planos de gestão e monitoramento das estratégias de marketing implementadas pela empresa, de modo a assegurar um processo de retroalimentação que permita corrigir rumos e fortalecer as práticas bem sucedidas, mediante a utilização inteligente dos fatores componentes da Matriz de SWOT. Essas decisões e ações devem ocorrer em nível institucional e, portanto, devem estar em sintonia com a missão e as metas da empresa ou organização, bem assim com as de outras áreas funcionais. A cultura de marketing deve, portanto, permear toda a organização, assim como os profissionais de marketing devem atuar em perfeita sintonia com as demais áreas da empresa em um processo dinâmico e permanente de interação e troca de ideias e experiências, porquanto o objetivo desse esforço cooperativo é o êxito da empresa ou da organização e sua sobrevivência no longo prazo. Em última análise, todo o esforço da área de marketing deve ser orientado para a análise do ambiente interno e externo da empresa, identificando as ameaças e os pontos fracos e fortes (pontos fortes: produto inovador, localização da empresa, qualidade do atendimento, capacidade de gestão e liderança, investimentos bem alocados e orientados em treinamento e capacitação. Ameaças: novos concorrentes, guerra de preços, novos produtos inovadores, queda do poder de compra renda do consumidor, mudança de hábitos do consumidor e outros), tendo sempre em vista que as crises podem significar novas oportunidades a explorar.

Em síntese, há cinco fases a ser desenvolvidas na formulação das estratégias de marketing: 1) identificar as situações atuais e futuras da organização e analisar o desempenho anterior da empresa; 2) especificar os resultados esperados em termos de metas e objetivos, de modo a antecipar sua situação no final de planejamento; 3) descrever as ações específicas a serem adotadas, a fim de que seja possível estabelecer padrões de responsabilidade por cada ação e a cobrança de resultados; 4) identificar os recursos necessários para a execução das ações planejadas; e 5) permitir o monitoramento de cada ação e de seus resultados, permitindo, desse modo, o monitoramento e avaliação dos resultados alcançados, matéria prima para o reinício do ciclo de planejamento seguinte.

Saliente-se, por fim, que o planejamento estratégico de marketing é o conteúdo de um continente maior, ou seja, da governança corporativa e, mais especificamente, do planejamento estratégico da empresa. Assim, as estratégias e as ações de marketing devem estar integradas, também, com a governança de TI, com seu planejamento estratégico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com