TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eastudo De Caso: Academia Viaforma

Artigos Científicos: Eastudo De Caso: Academia Viaforma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MARKETING.............................................................................................................4

2.1 CONCEITO DE MARKETING........................................................................4

2.2 IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO.................................................................... 4

2.3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO-ALVO DE UMA ACADEMIA....5

2.4 SERVIÇO...............................................................................................................6

3 PESQUISA DE MERCADO......................................................................................8

4 NEGOCIAÇÃO..........................................................................................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade o estudo e a aplicação dos conhecimentos teóricos estudados nas disciplinas Fundamentos de Marketing, Pesquisa de Mercado e Negociação, do quinto semestre de Administração. É de grande importância esse aprofundamento de estudo de caso da Academia Viaforma, de Porto Alegre, para aprendermos a reconhecer os pontos fortes e os pontos fracos ocorridos desde o planejamento da empresa, em sua implantação e em sua existência.

No atual contexto globalizado a importância do planejamento estratégico, do conhecimento do público-alvo, do atendimento ao cliente, a importância da pesquisa de mercado e saber como lidar com a competitividade e os conflitos são aspectos relevantes a serem considerados pelas empresas em geral.

O estudo de caso da Academia Viaforma demonstrará a importância do planejamento estratégico em uma empresa e sobre a necessidade de setorização da mesma, no alcance de seus objetivos e metas.

2 MARKETING

2.1 CONCEITO DE MARKETING

Conforme Drucker (1991, p. 123), “marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”. Podemos entender através de Drucker que uma empresa é um organismo vivo, com valores e propósitos específicos.

Na atualidade, o profissional de Marketing precisa ter o seguinte perfil: ter ciência da necessidade da utilização constante de pesquisas que auxiliem a elaboração de suas estratégias; possuir empatia e criatividade; considerar fatores emocionais dos clientes e ser possuidor de responsabilidade social.

2.2 IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO

O estilo moderno de vida propõe à grande fração da população um estilo de vida sedentário, pela descoberta e avanço das tecnologias. As academias de ginástica vem suprir a lacuna gerada pela falta de atividades físicas, fato que gerou a abertura de diversas academias e o aumento da competitividade. A academia Viaforma, com sede em Porto Alegre, serviu como base para este estudo de caso.

Jucá (1993) concluiu que para ser um bom instrutor de ginástica de academia é obrigatório o profissional ser especialista na área, é necessária a execução de maneira adequada e correta dos exercícios, para proporcionar uma atividade física segura e tenha como propósito a promoção da saúde.

Diante dos problemas ocorridos pela falta de estrutura funcional e de planejamento a Academia Viaforma desenvolveu dois planos de ação, para que um fosse escolhido.

O primeiro plano desenvolvido foi sobre a possiblidade de mudança do endereço da academia, para uma melhor localidade, que proporcionasse melhor acesso e aumentasse o número de usuários. Entretanto, os custos consequentemente aumentariam e os resultados poderiam não atingir a meta desejada.

O segundo plano foi desenvolvido com base na pesquisa já efetuada sobre o nível de satisfação dos clientes, cujo resultado alcançado havia sido surpreendentemente positivo. Através de um Administrador de Marketing seriam elaboradas estratégias para o crescimento da academia.

Os proprietários e o coordenador da Academia Viaforma optaram pelo segundo plano de ação. Todos os funcionários foram convocados para se inteirar das modificações que seriam implantadas em todos os setores da academia. A eficiência da abordagem ao cliente foi o primeiro passo a ser implantado e diversas orientações foram passadas aos funcionários.

Em seguida, o atendimento ao cliente foi a estratégia a ser considerada e passou a ser o objetivo principal da empresa. A busca de aperfeiçoamento no atendimento ao cliente tem assumido muita importância na visão empresarial.

Na atualidade a mudança é a marca característica. A diferenciação no atendimento precisa superar as expectativas. O cliente dá muita importância e é, também, sempre atraído pelo visual. O alcance das propostas combinadas leva o cliente a ser mais exigente e a empresa se sente obrigada a superar suas expectativas. A competitividade acirrada leva a empresa a otimização do seu atendimento, personalizando-o.

Para se chegar à estabilidade financeira o relacionamento construído com o cliente acontece por meio de uma conquista gradativa, composta por diversos fatores e tendo sempre a fidelidade como prioridade. Os vendedores da Academia Viaforma necessitam dar prioridade a ações que satisfaçam às expectativas do cliente, pois vende mais o vendedor que agregar maior valor ao serviço prestado. Os vendedores precisam conquistar o cliente e construir um relacionamento que vise, também, o lado emocional.

2.3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PÚBLICO-ALVO DE UMA ACADEMIA

As academias de ginástica não só trabalham a atividade física, mas também o controle do estresse provocado pela agitação da vida moderna. Ao procurar uma academia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com