TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Academia Via Forma

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso: Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 4

2.2 MARKETING II 6

2.2.1 Público-alvo de uma academia 6

2.2.2 Definição de “SERVIÇO” 7

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços 8

2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços 9

2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços 9

2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia 9

2.3 PESQUISA DE MERCADO 10

2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 10

2.3.2 Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios? 11

2.4 NEGOCIAÇÃO 11

2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 11

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva fazer uma abordagem dos temas tratados no decorrer deste semestre tomando por base o texto proposto sobre estudo de caso da Academia Via Forma.

A avaliação da qualidade em uma linha de produção, como na fabricação de arames, de automóveis, ou outro bem de produção, geralmente é realizada por meio de medidas quantitativas, como tamanho, espessura, resistência, composição química, etc. Essas medidas podem ser feitas sem a necessidade da presença do cliente que irá adquirir um desses bens de produção. Uma falha na produção pode ser corrigida ainda na linha de produção, longe dos olhos do cliente. Em uma organização de serviços, por outro lado, a avaliação da qualidade é realizada pelo cliente, no momento em que o serviço é produzido e, muitas vezes, com a co-participação deste cliente. A natureza dos serviços torna a gestão da qualidade muito mais complexa.

Todas as empresas têm como prerrogativa para sua subsistência alcançar o mercado alvo e assim, ter sua marca posicionada de forma adequada para seu público. Este processo tem inicio com a comunicação integrada de marketing (CIM), que reúne todas as formas possíveis de se levar um “significante” para que ganhe forma de “significado” ao atingir o público, ganhando, assim, relevância, gerando tal reação.

Utilizando-se, de forma consonante, das diversas categorias de um composto de comunicação, incluindo a publicidade, as relações com a imprensa, promoção de vendas, estratégias de patrocínio, marketing cultural, marketing direto, endomarketing, entre outros meios, a empresa busca atingir e ampliar o canal com o mercado em que atua, envolvendo diversos stakeholders (partes do processo). A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida.

Com base no estudo de caso da Academia Via Forma, uma nova pesquisa de marketing e a implantação do marketing digital seriam duas novas ações a serem tomadas.

Kotler e Armstrong (2003) definem pesquisa de marketing como elaboração, coleta, análise e edição de relatórios sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing, com a qual uma organização se depara. Ainda nas palavras dos autores, satisfação do cliente é entendida como grau de concordância entre desempenho percebido do produto ou serviço e as expectativas do adquirente.

Rossi e Slongo (1998) descrevem a pesquisa de satisfação de cliente como um sistema de administração de informações que continuamente ouve a voz do cliente, avaliando o desempenho da empresa por meio do cliente. A pesquisa de satisfação do cliente mede a qualidade externa ou o desempenho dos negócios da empresa e, por meio da pesquisa, é possível descobrir quais decisões será necessário tomar no futuro.

Por meio da pesquisa de satisfação do cliente, é possível identificar os pontos fortes e fracos de um produto ou serviço de uma empresa. Nesse contexto, a avaliação dos clientes em relação à Academia Via Forma se torna de grande relevância, pois é por meio dela que serão diagnosticados os fatores que têm contribuído para o sucesso da academia.

E dessa forma entender quais são os fatores que podem causar o insucesso da academia. Fitzsimmons (2005) descreve que, para conquistar clientes no mercado, organizações devem atender as expectativas dos clientes nos seguintes quesitos: disponibilidade, conveniência, confiabilidade, personalização, preço, qualidade, reputação, segurança e rapidez. Por meio da aplicação da pesquisa, será possível identificar quais desses quesitos a academia está deixando de atender.

A importância do Marketing Digital no ambiente corporativo é muito visível. O comportamento do consumidor mudou, o marketing age de outra maneira e muitas empresas não utilizam o digital como estratégia de Marketing.

O ambiente tecnológico é muito importante para fazer com que a marca continue viva no mercado e a ação digital levará ao contato diário com o público. O contato com o consumidor antigamente era feito através das campanhas e muitas vezes o monitoramento só era medido depois de meses. Hoje graças a globalização e a facilidade na compra de celulares e computadores o contato com o público virou diário mídias sociais, email marketing, marketing de busca, blogs e dentre outros fatores online, conseguimos nos comunicar diariamente com o nosso público e principalmente realizar muitas vezes testes antes de iniciar uma campanha pelos veículos impressos.

Fazer um planejamento de marketing digital é feito com muita pesquisa, pensando sempre no consumidor. Pensar como o seu público se posiciona na internet, que tipo de mensagem ele procura, quais as redes sociais ele freqüenta, se ele tem blog, quais as palavras que ele procura... Monitorar essas ações é uma ação que pode levar alguns meses, mas depois você começará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com