TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Academia Via Forma

Dissertações: Estudo De Caso: Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 4

2.2 MARKETING II 6

2.2.1 Público - alvo de uma academia 6

2.2.2 Definição de “SERVIÇO” 6

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços 7

2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços 7

2.2.5 Perecibilidade dos Serviços 7

2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia. 8

2.3 PESQUISA DE MERCADO 11

2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 11

2.3.2 Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios? 11

2.4 NEGOCIAÇÃO 12

2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 12

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos ocorreram muitas mudanças em relação ao estilo de vida das pessoas. Devido ao sedentarismo das pessoas, automóvel para ir a lugares próximos, tele entregas de comidas, compras pela internet. A busca pela atividade física vem crescendo nos últimos anos, assim, contribuindo com o aumento do número de praticantes em academia.

As pessoas estão cada vez mais conhecendo o quanto é importante à atividade física para a saúde e qualidade de vida, tornando a academia um dos locais mais conhecidos e procurados para atingir esses objetivos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

O sistema gerencial de uma academia requer ações específicas para lançar e sustentar esse serviço no mercado, que são elas;

Marketing de Relacionamento: As academias precisam ter diariamente a estratégia de promover o conhecimento entre os alunos e a integração social. Precisam fazer um planejamento de eventos. Toda semana deve acontecer alguma atividade diferenciada, em horários variados, dias distintos, fins-de-semana. Essas ações que favorecem a convivência geram lucro. Assim como caminhas corridas ao ar livre aos finais de semana, aulas extras motivacionais.

Marketing de Aquisição (novos alunos); Muitos gestores investem nessa área. Fazem mala direta, propagandas na TV, no rádio e em jornais, distribuem folhetos pelas ruas. A ação que deveria ser desenvolvida para melhor resultado de novos alunos, seria a premiação em descontos por indicação de alunos. Por exemplo, a cada aluno a mais que o cada aluno já usuário da academia indicar, ganharia um desconto mensal na sua mensalidade. E o aluno que iniciar as atividades indicado por aluno já usuário da academia também ganharia um desconto na mensalidade. Assim as vendas seriam boca a boca, propaganda dos próprios alunos.

Mensalidades pagas com antecedência de 3 meses o aluno ganha desconto, e cada final de semestre o aluno sem atrasos no vencimento da mensalidade ganha brindes com logo da academia. Assim também efetuando a propaganda da academia.

Os gestores devem investir no marketing de aquisição, mídia já divulga informações sobre a importância dos exercícios físicos.

Os gestores têm que voltar sua munição para ações que promovam a aderência ao programa de treinamento. Marketing de Aderência (manter os alunos); Quanto mais alunos a academia mantém, mais você consegue ter. Pesquisas mostram que 80% dos novos alunos são indicados por outros alunos. Clientes fiéis recomendam a academia para amigos, parentes, conhecidos. Logo, quem tem mais alunos antigos, também tem mais alunos novos.

A aderência é o ápice de um processo que culmina com a prática do exercício físico inserido no cotidiano de um indivíduo. Nasce do comprometimento dos praticantes com a rotina programada de treinamento. Surge quando o exercício vira um hábito, ou um vício positivo, como se costuma dizer, desperta uma disciplina que abre a possibilidade de se engajar também em outras atividades benéficas à saúde e ao bem-estar.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público - alvo de uma academia

Determinado modelo de corpo, na cultura brasileira contemporânea, é uma riqueza, talvez a mais desejada pelos indivíduos nas camadas médias urbanas e também nas mais pobres, que o percebem como um importante veículo de ascensão social.

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas, a sociedade atual demonstra cada vez mais preocupação com itens como qualidade de vida, saúde e beleza - preocupações estas que, anos atrás, não tinham tanta importância. Associada à melhoria da qualidade de vida, redução do estresse e aliada à boa saúde, a atividade física praticada no ambiente alegre das academias tem se transformado num hábito comum.

A procura por academias é devida em grande parte ao crescimento do número de pessoas solteiras. Como consequência, as academias de ginástica e outras atividades voltadas para grupos terão sua demanda incrementada.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

A palavra serviço define a ação de servir. O conceito também permite fazer referência aos serviços públicos que são pagos pelos contribuintes através de taxas ou impostos, e ao fornecimento de serviços prestados com vista a satisfazer alguma necessidade desde que não consistam na produção de bens materiais.

Na área da economia e do marketing, um serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente. Por isso, o serviço é definido como sendo um bem não material. Como tal, os fornecedores/prestadores de serviços não costumam propriamente manipular grandes matérias-primas e beneficiam de reduzidas restrições físicas. Por outro lado, o seu principal valor é a experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com