TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Marketing Caso Anita

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

DESCRIÇÃO DO CASE ANALÍTICO

Caso5–Caso Anitta

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

Há alguns anos, quando estourou na mídia com o hit Show das poderosas, muitos críticos diziam que Anitta seria mais uma cantora de uma música só e que o sucesso seria passageiro. Hoje, vemos que eles se enganaram completamente, pois a excelente equipe de marketing da jovem artista desenvolve constantemente estratégias de branding que deixam a marca da cantora sempre em alta.

2017 foi o ano da Anitta ultrapassar fronteiras, deixando de ser conhecida apenas em território brasileiro. Para fazer isso, a cantora lançou a música Paradinha com letra em espanhol, amplamente difundida nos Estados Unidos e em países hispano-americanos.

No clipe dessa canção, um dos cenários é um supermercado, onde a cantora interage com diversas marcas, como os salgadinhos Cheetos e os smartphones da Samsung.

PROPOSIÇÕES DE RESOLUÇÃO (Resumo)

Utilizando a fama Anitta também pode fazer publicidade em outros países.

- O conceito da persona da marca Anitta.

- Experiência de marca

- Estratégia de engajamento

Atualmente o marketing pessoal na carreira de uma pessoa publica posiciona-se como um divisor de águas para alavancagem da carreira do artista tanto em âmbito nacional quanto no âmbito internacional, no que tange seu conceito, o marketing pessoal está além da idéia de postura, e estética concebida pelo senso comum, trata-se de um processo contínuo de criar, estabelecer e comunicar uma afirmação ou imagem clara daquilo que somos perante os outros. A partir do entendimento de marketing pessoal, pode-se conjeturar sobre a estratégia utilizada por Anita, que com a sua história de moça da periferia, que idealizava uma carreira artística, passou a transmitir a mensagem de empoderamento para seu público, com a mensagem de que se pode chegar aonde quiser e ser guia de seus próprios passos, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, padrões ditados pela moda ou limitações físicas. Isso em um momento de crescimento da busca pela representatividade das minorias e investimento das marcas nesse tipo de discurso. Este é o elemento chave de seu posicionamento, o empoderamento, outra estratégia utilizada pela cantora é a busca da aproximação com a realidade de seu publico , demonstrando que ela também tem limitações, defeitos, levando para o viés da imagem de humanidade, atitudes que induzem o exercício da auto-estima e da auto-afirmação, dentre outras posturas que há harmonizam com o seu público.

As estratégias de engajamento no gerenciamento de carreira são alicerçadas no resultado da observação das necessidades do seu público alvo, critérios de originalidade para buscar atenção do público, utilização freqüente de redes sociais, a construção de uma carreira atualmente está vinculada a esses três pontos de partida. Na carreira de Anita foram utilizados da seguinte forma: foco na minoria marginalizada pela sociedade, redes sociais como o Youtube, Instagram e Facebook para divulgação dos trabalhos , produzidos com muita originalidade para encantar e conquistar o seu publico. A alavancagem da carreira, resume-se em duas vertentes Featuring para suas musicas, e co-branding para os negócios como uma estratégia de aliança de marcas, na qual duas ou mais marcas se unem com objetivo de ofertar uma proposição de valor (brand equity), a primeira trata-se de parcerias com artistas consagrados no mercado, como Wesley Safadão, Simone e Simaria ,Maluma dentre outros artistas , já na segunda estratégia recai a associação de marca , exemplo: Anita x Coca-cola, Anita x Claro , associar-se tanto a marca pessoal para alavancar a carreira , investindo em visibilidade em redes sociais , deixando-se sempre acessível , assim como associação ao produto , deixando associado ambos os públicos alvos , o famoso “ganha-ganha”. Deste modo, entende-se que a estratégia de Anita baseia-se no empoderamento pessoal, e respeito às minorias de classes, assim como na associação da marca pessoal a marcar diluídas e enraizadas no mercado nacional e internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com