TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia e marketing

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Conclusão

Numa lógica do plano estratégica, é de salientar que planear exige pensar no passado, observar o presente e prever o que pode vir a acontecer no futuro. Esta pesquisa é essencial para a compreensão da evolução dos mercados e das expectativas dos consumidores, antecipando as suas necessidades. É uma estratégia que, seguindo um conjunto de ações, contribui para atingir objetivos propostos. Esta ferramenta de trabalho reúne as informações referentes à tomada de decisão das equipas da empresa, funcionando como um guia de ações a tomar. Apesar do detalhe do planeamento, o Plano de estratégico não se traduz na solução de todos os problemas que a empresa possa vir a enfrentar. Ainda assim é um apoio à decisão face a problemas indesejados no futuro, que fornece orientações para que a empresa tenha sucesso.

O presente relatório tem como objetivo estabelecer uma estratégia de recuperação de quota de marcado tendo em vista a situação atual económica da empresa no mercado competitivo.

A estrutura inicia-se com a análise, nomeadamente o diagnóstico externo e interno que culmina com a análise SWOT. A partir do diagnóstico fixou-se objetivos estratégicos, mensuráveis e coerentes com a estratégia geral, determinou-se as ameaças e as fraquezas e os pontos fortes e fracos. Com esta análise, foi possível determinar onde a empresa precisa de melhor e cruzar os pontos fortes com as oportunidades, o que permitiu chegar à conclusão que as oportunidades alavancadas pelos pontos fortes da empresa desenvolveu-se uma combinação de competências identificadas na análise externa, permitindo desde modo avaliar possíveis vantagens competitivas.

Tal como se pode constatar, a análise das 5 forças de Porter permitiu determinar a intensidade da competição e o nível de lucro da indústria. Cada força corresponde assim a um elemento que interfere com a (sub)indústria, sendo que o seu peso dependo do seu nível de negócio.

Dessa forma, recorremos um conjunto bastante vasto de estudos mais simples realizados por entidades credíveis que resumiram estudos completos para analisar as tendências do mercado e ajudar na decisão da definição da estratégia. A análise interna foi um processo que se completou de forma simples e rápida pois, sendo a PT Portugal uma empresa com uma grande dinâmica de informações disponíveis. Este tipo de informação foi de grande utilidade aquando da análise Pestel para analisar aspetos externos tais como fatores político-legais, contexto económico, sociocultural, tecnológico e ecológico. Foi ainda útil para perceber quais as tendências do mercado em que a empresa se move e quais as perspetivas de crescimento dos mesmos.

Definiu-se o alvo, posicionamento e as variáveis do Marketing Mix (Produto, Preços, Distribuição e Comunicação). De seguida, definiu-se ações a realizar de forma percetível e detalhada, estabelecendo também a forma de avaliação da execução do plano durante a sua vigência, permitindo o controlo eficaz e viabilizando alterações necessárias de adaptação a evoluções inesperadas ou divergentes.

Este trabalho permitiu definir uma estratégia coerente materializada no Plano de estratégia da PT, adequando a estratégia a uma empresa B2B, tendo sempre em conta as características deste tipo de empresa. Permitiu analisar os Stakeholders, em que a PT, tem como objetivo assumir e partilhar os compromissos e orientações estratégicas que mobiliza a sua atuação com os diversos stakeholders do Grupo PT Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com