TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Marketing

Por:   •  31/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

Estudante: Thiago Pereira Condé

Disciplina: Estratégias de Marketing

Turma: 0623-17

PLANO DE MARKETING

Introdução

O objetivo do plano de marketing apresentado a seguir, é o reposicionamento e ampliação do leque de serviços do parque aquático “DiRoma”, localizado em Caldas Novas, Goiás.

Estima-se um crescimento de 23% no turismo em 2023, para trajetos mais curtos ou nacionais o crescimento previsto é ainda maior (Menezes, 2023).

O grupo DiRoma é a maior rede de hotéis do Centro Oeste e uma das maiores do país, contando atualmente com 13 empreendimentos na região de Caldas Novas e expectativa de mais uma no ano de 2023, chegando a uma capacidade total de 4.250 apartamentos, além do maior Parque Aquático da região. Acompanhando este crescimento do setor do Turismo, o Grupo DiRoma visa a ampliação de seus serviços de hospedagem e lazer. (Voenews, 2022).

Segundo dados obtidos pela Expedia, com mais de 24 mil pessoas entrevistadas, o turismo deve seguir as seguintes tendências: Viagens Culturais, tradições e culinária local; Retiros de Bem-estar e destinos ao ar livre; Atividades Alternativas; Amenidades Gastronômicas, a cozinha sendo o coração e o ambiente de destaque na escolha da hospedagem; Destinos Urbanos elegantes; Locais despretensiosos para geração de experiências. (Sebrae, 2023)

Visando estas tendências do mercado do turismo, a proposta de plano de marketing se consiste em melhorar as experiências já realizadas pela empresa, melhorar serviços e aumentar a ocupação da rede hoteleira com base no aumento do leque de experiências propostas pela empresa.

Desenvolvimento

Análise Ambiental: Uma análise dos ambientes de Marketing é necessária para mapear, classificar e examinar as variáveis que povoam o ambiente total da organização (Vasconcelos, 2013).

- Ambiente Interno: Analisando dados da empresa, foi possível observar uma carência na parte de CRM, com uma nota muito baixa no “Reclame Aqui” (4,9/10), o que neste segmento é uma nota preocupante em comparação com os concorrentes da região. As principais categorias citadas pelos clientes são: Falta de informações, atendimento indevido, qualidade dos hotéis, serviços e opções de lazer e entretenimento.

A primeira proposta sugerida para este indicador é a ampliação do quadro da empresa e contratação de profissionais especializados em atendimento ao cliente com foco em resolução de problemas, além de uma equipe maior para informações no dia-a-dia dos clientes e sinalização, pois neste cenário do turismo e com grande concorrência da região, é necessária a fidelização e aumento da captação.

Outra, seria a criação de uma agenda de entretenimento consolidada, para atender todos os públicos, seja hóspede e também Day User que frequentam o parque, pois o público alvo são famílias. Mais a fundo nesta proposta, é necessária a implantação de espaços infantis onde os hóspedes possam deixar seus filhos aos cuidados da empresa e aproveitarem outras atividades que também são carentes, como um Spa e outros Retiros de Bem-estar, que seguem a tendência do mercado do turismo.

A comunicação no site referente a aspectos culturais é limitada. A empresa oferece um “CityTour”, mas não conta o que cada localização apresentada no roteiro é, pouco fala-se sobre a gastronomia local e não ilustra bem este serviço, sendo também o aspecto cultural um dos pilares das tendências do turismo.

- Ambiente Externo: Por ser um empreendimento em uma região afastada, cerca de 2 horas de Goiânia (170Km) a empresa depende muito do mercado das companhias aéreas. No ano de 2022 o preço médio das passagens atingiu valores históricos, chegando a R$645,00. Em janeiro de 2023 a média é de R$572, que relacionada ao mesmo mês em outros anos, é o maior desde 2012. (G1, 2023). Uma oportunidade é o Aeroporto de Caldas Novas, que atualmente opera de forma reduzida, voos sem escalas apenas de São Paulo e com preços acima dos voos oferecidos pelo Aeroporto de Goiânia. Uma boa negociação com apoio do setor de Turismo seria primordial para aumento da frota disponível para Caldas Novas e com valores mais competitivos.

Outro ponto a se citar sobre o ambiente externo é mão de obra qualificada. Todos os empreendimentos da região dependem em sua grande maioria dos moradores da cidade de Caldas Novas, de aproximadamente 98 mil pessoas. (IBGE, 2023)

Forças:

- Região valorizada com apelo da Natureza local

- Grande oportunidade de expansão

- Maior Rede de Hotéis do Centro-Oeste

- Fortemente Capitalizado

Oportunidades:

- Maior exploração do Aeroporto de Caldas Novas

- Aprovação da Lei 14.537 que reduz impostos sobre agências e operadoras de turismo.

Fraquezas:

- Comunicação de Marketing

- Comunicação com o cliente

- Sinalização

- Baixo Apelo Cultural

- Site com limitação de Exploração de Serviços

- Qualidade do Serviço e Atendimento

Ameaças:

- Alta do preço das passagens aéreas

- Alta da Inflação

- Turbulências Políticas

- Forte Concorrência em raio de proximidade

- Déficit no mercado de trabalho regional em mão de obra qualificada.

Pesquisa de Mercado: Sabendo do crescimento no setor, e os resultados recentes divulgados (Matteis, 2021) da empresa, a empresa deve investir na maior divulgação interestadual, trazendo público diferente do habitual, como tem feito alguns de seus concorrentes. Uma campanha sugerida é a divulgação por meio de stands em shoppings center por todo o Brasil, trazendo parte da experiência do que é o Parque e a hospitalidade aos possíveis clientes. A mudança também dos mascotes do Resort é algo a ser avaliado, o apelo infantil é o diferencial de alguns concorrentes, que usam como meio de divulgação e cultura do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (832 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com