TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ACADEMIA VIA FORMA

Exames: ESTUDO DE CASO ACADEMIA VIA FORMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Uma das características da segunda metade do século XX é a questão da explosão demográfica, associada à vinda das pessoas dos campos, para os grandes centros urbanos. No Brasil, a consolidação e o incremento da política de industrialização ocorrido na década de 50 acarretaram transformações radicais na forma e no nível de vida do povo brasileiro.

O desenvolvimento industrial e tecnológico diminuiu sensivelmente a carga de atividade física necessária para a realização do trabalho, com a desordenada ocupação de espaços nos centros urbanos, reduziu-se também a disponibilidade de locais adequados para a prática de diferentes atividades físicas, lembrando que com o aumento da violência urbana, as pessoas não sentem segurança em realizar essas atividades em qualquer lugar. Buscando solucionar esse problema o homem cria mecanismos e locais para atender a essa necessidade de movimento nos centros urbanos: as academias de ginástica.

Na década de 80 o exercício físico, praticado como uma atividade regular teve seu reconhecimento como benefício para a saúde. Esse fato exigiu dos professores de Educação Física uma reformulação na prática profissional, considerando o relacionamento da prática de exercícios com a saúde.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Visto que 70% do publico da academia é feminino, poderia ser estudado um projeto de ampliação do ambiente de musculação e a aquisição de novos equipamentos, visando atrair homens que, em sua maioria, não se interessam pela parte aeróbica. Posteriormente poderia ser estudado a implementação de uma segunda unidade em outra região da cidade, visando um novo público.

O ambiente tem que ser amplo, tanto para acomodar os aparelhos como também o trânsito de pessoas. Tem de ser bastante arejado e estar sempre limpo. Após, é necessário um bom projeto de marketing para atrair o público-alvo e posteriormente uma ação para fidelizar esses clientes. Aparelhos de qualidade e profissionais bem treinados ampliam ainda mais as chances de sucesso da academia. Uma venda nada mais é do que um processo de comunicação intenso, no qual as pessoas possuem interesses particulares, um de vender, outro de comprar.

Segundo pesquisa feita na academia Starke da cidade de Brumado, existem vários tipos de públicos que praticam academia, sendo o principal o que realmente gosta de praticá-lo, alguns praticam porque necessitam do exercício para garantir um bom desempenho no caso os atletas, tem o público que precisa controlar o peso corporal, alunos que praticam exercício para recuperar alguma parte física afetada (movimentos do joelho em função de uma cirurgia), junto com estes têm o público que vem através de indicação médica (pressão arterial, diabetes) e por fim, mas não menos importantes aquelas pessoas que vem a academia para se relacionar, fazer amigos, conversar.

Na área da economia e do marketing, um serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente. Por isso, o serviço é definido como sendo um bem não material. Como tal, os fornecedores/prestadores de serviços não costumam propriamente manipular grandes matérias-primas e beneficiam de reduzidas restrições físicas. Por outro lado, o seu principal valor é a experiência. Convém relembrar que os fornecedores de serviços constituem aquele que se conhece como o sector terciário da indústria.

Das várias características próprias de um serviço que permitem diferenciá-lo de um produto destacaremos a intangibilidade (um serviço é algo que não se pode ver, provar, sentir, ouvir nem cheirar antes da compra propriamente dita), a inseparabilidade (a produção e o consumo são parciais ou totalmente simultâneos), a perecibilidade (um serviço é algo que não se pode armazenar).

Os cuidados que uma academia precisa ter com relação aos seus serviços prestados se iniciam por profissionais habilitados e capacitados, equipamentos de boa qualidade com segurança, higiene e limpeza das salas. Atendimento bom é aquele que a pessoa se sente segura, como se estivesse na casa dela, e que os alunos sintam profissionalismo e afeto ao ser atendido.

Além de capacitar seus funcionários para o atendimento de qualidade, ter os equipamentos sempre em um nível de adequação satisfatório e prestar atenção no mercado para quando surgirem oportunidades diferentes não ficar atrasado.

A pesquisa realizada por uma empresa terceirizada para a academia foi muito proveitosa, é muito importante quando pessoas treinadas e habilitadas conseguem enxergar mais do que os nossos olhos podem ver, somente através disto o médico percebeu que o grau de satisfação de seus clientes estava muito acima do nível, ou seja, as pessoas que estavam ali dentro gostavam da academia. Ele poderia ter contratado as duas empresas que o auxiliaram na parte de administração e marketing para a empresa antes mesmo de inaugurá-la, talvez assim ele não sofresse tanto com a parte de pouca clientela no início, gastos excessivos e atraso na obra entre outros.

A academia já começou de forma no mínimo errada, muitos sócios, cada um com uma formação diferenciada, exceto o irmão do médico que era formado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com