TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  30/8/2016  •  Resenha  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Estevam Cunha de Lima

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas,

Tutor: Profª Beatriz Acampora e Silva de Oliveira

Angra dos Reis

2016

ESTUDO DE CASO:

Gestão de Pessoas

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA: Harvard Business School, 2011.

O estudo aborda estratégias para realizar trabalhos em equipes mais eficazes e mais produtivas. De acordo com o texto, quando as tarefas tornam-se mais complexas, será exigida uma diversidade de habilidades que combinam a especialização e a experiência de diversos indivíduos.

Uma equipe trabalhando em conjunto, produz mais e gera melhores resultados do que um indivíduo sozinho.

De acordo com o texto, quando as tarefas se tornam mais complexas, será exigida uma imensidão de habilidades que combinam a especialização e a experiência de várias pessoas. É necessário evitar agir com impulso e apressar para tomar uma decisão. O autor cita quatro aspectos importantes na tomada de decisão que exercem forte influência no processo de equipe, são elas: Identificar e explorar o problema, gerar soluções possíveis, aperfeiçoar e criticar as soluções e implementar a solução.

O autor neste texto dá enfoque também para a forma de como os membros da equipe participam e interagem no grupo. Cada participante tem sua forma de interagir, de participar de maneira diferente, alguns membros interagem mais que outros, falam mais enquanto outros ficam em silêncio. O autor justifica que estas diferenças podem ocorrer devido às diferenças culturais e de gênero, assim como os estilos linguísticos que podem influenciar de maneira marcante toda a forma de agir de um participante no grupo.

Daí a importância de toda equipe apresentar um membro que funcione como árbitro para ficar atentos a estes fatores que podem prejudicar o desempenho dos participantes. Um membro que faça com que todos participam, incentivando-os e fazendo com que eles criam uma cultura de aceitação ou até mesmo pedindo um participante que fale mais sobre algum assunto.

Outra forma discutida no texto é a questão ligada à experiência, competência. É a influência que geralmente está ligada à função do status. Algumas pessoas são mais influentes que outras e o desequilíbrio desta influência pode afetar seriamente no desempenho e resultado dos trabalhos.

Todo trabalho em equipe passa por conflitos, sejam de ideias ou de opiniões. Os conflitos surgem em decorrência das diferenças individuais. Cada membro tem seu jeito de discutir, uns são mais tensos do que outros. Conflitos são essenciais para se ter uma discussão proveitosa que gera resultados positivos. Mas para isto é importante que os membros aceitem as diferenças de cada um. Os conflitos na maioria das vezes geram resultados positivos.

Quando se estabelece as metas, o desempenho das atividades é sempre melhor, assim os participantes se entusiasmam mais, discutem mais. A divisão de tarefas entre os membros contribui para o produto do trabalho positivo da equipe.

Definida as metas da equipe é o momento do comprometimento de cada um. Desenvolver os trabalhos de forma que cada um concorda também é muito importante. A equipe deve definir os papéis de cada membro a fim de executarem os trabalhos com a máxima eficácia e para evitar o ócio. O que ocorre quando existe a desigualdade de esforços. Daí a importância da definição de papéis para cada membro, distribuição de tarefas para todos, de forma justa entre cada participante, mantendo níveis adequados de comprometimentos entre todos os membros e nomear um líder adequado que saiba fazer as intervenções na hora certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com