TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do comportamento do consumidor

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Educacional

Jefferson Elias Guimarães  RA: 8403101775

MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

São Paulo

2015

Resumo Texto:

O leque de teorias do comportamento do consumidor é decorrência direta da visão do ser humano que se utiliza e dos pressupostos científicos que a acompanham. Se entendermos o ser humano como ser biológico, com processos fisiológicos, criaremos uma teoria do consumo embasada nesses processos. A neurologia, por exemplo, tem explicações interessantes sobre a formação de caminhos neurológicos que se criam com a repetição de ideias e comportamentos, influenciando a formação de comportamentos repetidos, entre os quais o de consumo.

Quais seriam os pontos de partidas para essas teorias:

- O ser humano é positivo racional, sendo assim, afirma-se que o ser humano é definido como alguém dotado de raciocínio, lógica         , análise, antecipação, etc.

- O comportamento de consumo pode ser medido, previsto e modelado, sendo assim, como decorrência do item anterior, sobre racionalidade e previsão, temos áreas de psicologia e sociologia que apresentam modelos de controle e previsão do comportamento do consumidor.

- O ser humano é emocional, teorias do comportamento do consumidor embasadas em emoções podem ser divididas conforme o uso do conceito de inconsciente.

- O comportamento do consumidor é basicamente um fenômeno social, O pressuposto dessa corrente apoia-se na sociologia, especialmente na parte que concebe o ser humano como ser social.

- A tipologia dos grupos de consumidores como método de prever o comportamento de consumo, abrangendo pressupostos, das teorias fatoriais de traços de personalidade e da sociologia.

- O comportamento do consumidor é um dos fenômenos que mostram a estrutura do ser humano, pois assim como o fenômeno da globalização, os pressupostos estruturalistas estão em alta.

- O consumidor pode ser entendido em uma visão sistêmica, nem que seja o sistemismo em sua versão mais simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com