TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de experiência

Por:   •  21/10/2016  •  Artigo  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

Marketing de experiência

Experiências são estímulos que geram respostas emocionais no consumidor, facilitando a criação de uma identidade com a marca, produto ou serviço. São ações que tem como objetivo fidelizar e conquistar clientes através de uma experiência onde o sentimento e a identificação esteja além do material.

Segundo DARKE (2002), quando há muitas informações referente a determinado assunto o que determina a tomada de decisão, é a emoção, e ter esse parâmetro como base, pode gerar níveis mais altos de satisfação no consumidor.

Outro autor chamado JILIAN DAWES (2012) complementa essa teoria afirmando que essa satisfação depende de uma experiência completa, levando-se em conta todos os contatos com a marca, produto ou serviço

Segundo Kotler (2003), devido aos produtos e serviços se tornarem cada vez mais comuns, as empresas estão se preocupando mais em oferecer experiências e agregar isso a criação de valor das mesmas, para que assim se tornem memoráveis e façam com que o consumidor note que ele está adquirindo algo benéfico e útil a ele, algo além de um simples produto ou serviço.

Ascensão da técnologia no marketing experimental

No início do século 21, com a ascensão da técnologia e a expansão das gerações no mundo conteporâneo e corporativo, o marketing de experiência veio se tornando cada vez mais objetivado e explorado pelas grandes empresas de todo mundo.

Assim como cita Alvin Toffler em seu livro (Choque do Futuro,1972) que após a introdução da tecnólogia, o mundo passaria por abundantes transmutações em um curto prazo, fazendo com que a sociedade e a indústria tivesse um choque de mudanças comportamentais e estruturais, ao ponto de uma reestruturação industrial, visando o consumo não mais em um ato racional, e sim um ato emocional, ou experimental.

Outra autora Patricia Seybold (2006. 432 p.) antecipa que com a vinda da técnologia, faria com que os consumidores se tornassem mais rigorosos e conceituados, e teriam um critério mais amplo e metodológico sobre determinada marca ou serviço, fazendo com que as empresas usassem outros meios de persuasão de seus clientes, além dos tradicionais, dentre eles o método de marketing experimental.

Tendo em vista esse ponto, Bernd H. Schimitt em seu livro (Marketing experimental, 2002, pg 38.) aponta que a efetividade cujo uma empresa pode sortir uma experiência ao seu consumidor (usando da tecnólogia da informação, comunicações, estratégias de marketing digital e intretenimento integrado) irá definir o seu sucesso no mercado global desse novo século. Bernd H. Schimitt (Marketing experimental, 2002 , pg 40 e 47) também ilustra que o marketing experimental ou marketing de experiência, não aparece no sentido de sobrepor o método de marketing tradicional, ele se torna um elemento complementar e significativo aos métodos usuais, o mesmo é visto na forma de agregação no contexto do marketing moderno, como similarmente, Kottler em seu livro (Marketing 3.0. As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano, 2007) conceitua sobre a evolução do marketing contemporâneo.

Conceitos de marketing de experiência

Bernd H. Schimitt (Marketing experimental, 2002, pg 41) define marketing de experiência em 4 conceitos básicos, 01° - Foco nas experiências do consumidor, 02°examinando a situação de consumo; 03° - Consumidores são seres racionais e emocionais; 04°- Os métodos e as ferramentas são ecléticos.

01. Foco nas experiências do consumidor - O autor cita que diferentemente do marketing tradicional, o experimental é focado no consumidor em si. As experiências serão são o resultado de uma vivência, que veicula ao consumidor um sentimento, e que esse processo fidelizará e unirá as empresas aos estilos de vida dos consumidores.

02. Examinando a situação de consumo - ( figura extraida do livro de Bernd H. Schimitt Marketing experimental, 2002, pg 43) Conforme figura abaixo , o autor mostra o raciocínio do vetor de consumo socio cultural (VCSC), onde o consumidor não está mais captando um item como um produto isolado, nos tempos atuais, ele encherga o contexto geral trazido por aquela ação. Ou seja, ele faz a análise das características, benefícios e sansações positivas trazidos pelo mesmo.

03. Consumidores são seres racionais e emocionais - Bernd H. Schimitt (Marketing experimental, 2002, pg 44), embora o marketing moderno e experimental de a sua enfâse a parte sentimental, o autor cita que aspectos racionais também interferem na compra, ou seja, consumidores atuais, serão vistos pelos dois aspectos sentimentais (inerentes ao ser humano) e racionais simultaneamente.

04. Os métodos e as ferramentas são ecléticos - Bernd H. Schimitt (Marketing experimental, 2002, pg 45), Schimitt cita que diferentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com