TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Superior de Tecnologia em Marketing

Trabalho da disciplina de Comportamento do Consumidor

As Constantes Mudanças nos Hábitos de Compra do Consumidor

Rio de Janeiro 9 de Junho de 2019

O consumidor face à diversidade de serviços e produtos na qual o fator principal se dá a diversas influências no seu processo de compra. Para isso devemos estudar monitorar e conhecer o público alvo e todo esforço mercadológico gira em torno da satisfação do consumidor. O acrônico AINDA é uma forma de explicar as etapas necessárias para que seu cliente conclua uma compra. As iniciais do acrônico ainda representam: Atenção, interesse, decisão e ação. Independente de qual seja o produto comercializado, o cliente percorre todas as fases do AINDA antes de converter em compras.

Temos ainda outro fator predominante que pode afetar a maneira de pensar do consumidor: cultura, classe social, influenciadores digitais, família e amigos, idade e estágio da vida, personalidade, estilo de vida, motivação pessoal, princípios e crenças, experiências anteriores. Outro fator relevante a se levar em conta é valorizar a tendência que não muda. O marketing e gestores de marca tem se moldado e evoluído no sentido de atender as referidas mudanças de hábito. O setor de marketing é responsável por fazer uma análise interna da empresa, análise de mercado, identificar tendências, entender o público, determinar as necessidades e os desejos dos mercados alvo e satisfazê-los, se comunicar com ele da forma certa e criar estratégias que mantém todos os stakeholders do seu negócio satisfeitos nas relações de troca. O marketing é primeiramente uma dimensão central do negócio inteiro.

O marketing e seus gestores empresariais podem detectar as ameaças e oportunidades com possível insatisfação de seus clientes, o que se pode levar em conta é uma ação empresarial que gere uma forte motivação em direção a um determinado objeto ou serviço, o que leva a um desejo de consumo. Veja o caso do Mc Donald à afetividade que aconteceu, pois a marca estabeleceu laços, aliada à percepção de que a relação perdurará por muito tempo. Fidelizando o cliente pois este fundamento do marketing foi capaz de compreender os estímulos do consumidor.

Concluímos que o mais importante é buscar soluções inteligentes que deixem a marca mais presente em vários canais e que se comunique com seu público, só assim será possível se adequar aos novos hábitos dos consumidores. As empresas compram produtos ou serviços que ofereçam valor para seus clientes, funcionários e proprietários, ou seja, seus stakeholders. Devemos levar em conta que toda organização possui uma filosofia e uma estratégia de negócio.

Referência bibliográfica

https://www.gdax.com.br/mudanca-do-habito-de-compra-do-consumidor/

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/mudancas-nos-habitos-de-compra-dos-consumidores-indica-um-futuro-mais-digital/

https://rockcontent.com/blog/comportamento-do-consumidor/

https://rockcontent.com/blog/por-que-o-marketing-nao-deve-ser-uma-despesa/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com