TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento do Consumidor

Por:   •  30/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUIZ ALCIDES DE CASTRO GONÇALVES

AVA2 – AVALIAÇÃO VIRTUAL – TRABALHO DA DISCIPLINA – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

NOVA FRIBURGO, RJ

2022

Trabalho Avaliativo para a disciplina de Comportamento do Consumidor,  da Universidade Veiga de Almeida – UVA, como requisito de nota avaliativa AVA 2.

INTRODUÇÃO

        Os consumidores cada vez mais informados e com acesso direto às empresas e produtos concorrentes ou não, precisa de atenção em cada etapa do processo de compra, que nada mais é que a forma como ele escolhe, utiliza e descarta os produtos.

Assim, esse processo de compra é possível pensar e criar estratégias levando em conta todos os aspectos que influenciam os clientes na escolha do produto/serviço, como por exemplo: costumes, necessidades e desejos desses clientes. 

DESENVOLVIMENTO

        Quando o assunto é o consumidor e seu processo de compra, não basta somente saber qual os aspectos que influenciam mais também entender e identificar como influenciam nesse processo.

        Abaixo alguns fatores influenciadores:

- CULTURA: influenciando diretamente nas decisões de compra, uma vez que esse fator influencia na maneira que o cliente enxerga o mundo e atribui valor ao que o cerca. Esse aspecto vem de informações que o cliente recebe ao longo da vida, como músicas que escutam, livros que lê, programas que assistem, além de toda convivência social. Como exemplo, uma pessoa que mora na cidade ou no campo, se ela se insere em alguma tribo ou grupo urbano ou bairro que mora e etc.

- PESSOAL E SOCIAL: que seria o papel exercido na sociedade, posso usar a expressão “seu lugar no mundo”, levando em conta sua profissão, seu status de relacionamento e familiar, e grupos dos quais ele pertence.

- PSICOLÓGICO: levando em consideração medos e frustrações, e desejos e necessidades dos clientes, esse fator para motiva a compra surge para evitar receios, compensa frustrações e reafirma a sua posição contra determinadas variáveis. Para ficar mais claro, tenho como exemplo produtos que previnem o envelhecimento que tem como cliente potencial as mulheres que buscam se prevenir do envelhecimento precoce e os homens que não são clientes potenciais desses produtos por preconceitos.

CONCLUSÃO

        Os aspectos que envolvem o processo de compra não são individualizados, pois os clientes são plurais, mas servem de base na estratégia de venda para públicos específicos como um todo.

        No lançamento de um produto, um gestor precisa segmentar os clientes que ele quer atingir, usando ferramentas de pesquisa e dados para ter o sucesso no lançamento e nas vendas. Atualmente temos ferramentas digitais como CRM e até mesmo o Google Trends. E pós-lançamento é possível enriquecer esses dados, com pesquisas pós-compra com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com