TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  20/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Professora Michelle Fernandes Lins

Jaqueline Vitorino Farias RA7374581311

Meiriane da Cruz RA6814018097

2ª e 3ª  fases

CICLO DE PALESTRAS

ESTUDO DE CASOS DE PROJETOS E CAMPANHAS

JOINVILLE

2014

PROFESSORA MICHELLE FERNANDES LINS

JAQUELINE VITORINO FARIAS RA7374581311

MEIRIANE DA CRUZ RA6814018097

2ª E 3ª FASES

CICLO DE PALESTRAS

ESTUDO DE CASOS DE PROJETOS E CAMPANHAS

Projeto  apresentado para a disciplina de Gestão de Projetos

JOINVILLE

2014

SUMÁRIO

Sumário

1 APRESENTAÇÃO

 

        Este projeto é um modelo a ser utilizado pelos acadêmicos tendo como foco a organização de um evento: ciclo de palestras.

        O projeto “Ciclo de Palestras” tem como tema o estudo de casos de projetos desenvolvidos por instituições do município de Joinville. Foram convidados palestrantes das seguintes instituições: SESC, SBT, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto de Trânsito e Transporte e Instituto Comar. Os quais apresentarão a metodologia utilizada no desenvolvimento de seus projetos, formas de gestão e  de monitoramento.

        O evento é destinado aos acadêmicos do curso de Tecnologia em Marketing da Anhanguera Institucional e faz parte da carga/horária prevista na ementa da disciplina. Devendo ocorrer no dia da disciplina Gestão de Projetos, tendo como data provável o dia 08/04/2014.

        Além de terem oportunidade de conhecerem a realidade da gestão de projetos com a apresentação dos estudos de casos, os alunos participarão da organização do evento.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Desenvolver um projeto teórico prático com o envolvimento dos acadêmicos do curso de Tecnologia e Marketing 2ª e 3ª fases da Anhanguera Educacional – Joinville/SC.

2.2 Objetivos específicos

- Desenvolver um projeto dentro de uma metodologia teórica com o tema de um evento específico com a participação dos alunos

- Planejar  e realizar o evento: “Ciclo de Palestras” com o envolvimento dos alunos

- Propiciar a participação dos alunos no evento realizado

- Realizar a avaliação do evento e do projeto com a participação dos alunos

3 JUSTIFICATIVA

        O objetivo da disciplina Gestão de Projetos em Marketing previsto no Plano de Ensino e Aprendizagem é “possibilitar ao aluno conhecer que a gestão eficaz dos projetos é fundamental para o sucesso das empresas, familiarizando-o com os conceitos, ferramentas, fatores-chaves e contingências que abrangem a gestão e desenvolvimento de projetos”. Este projeto pretende envolver os conteúdos previstos na ementa, mas além disso, propiciar a prática como estratégia de ensino aprendizagem.

        O desenvolvimento e análise de práticas de ensino e aprendizagem  para jovens e adultos  passam por alguns princípios conforme prevê Gibb¹ (1960, apud TEIXEIRA; 2006b) que envolvem a centralização em problemas e experiências do estudante. Permitindo que o estudante participe das decisões e organização do seu ambiente de aprendizagem, receba feed-back sobre seu progresso […].

        Para Linderman², E.C, em 1926 , "nós aprendemos aquilo que nós fazemos. A experiência é o livro-texto vivo do adulto aprendiz". Neste sentido o foco deste projeto é possibilitar que os acadêmicos possam vivenciar os conceitos, tendo a oportunidade de participar do processo do planejamento, execução e avaliação do evento.

        O ciclo de palestras foi pensado para que diferentes profissionais possam falar sobre suas experiências como gestores de projetos em áreas distintas.

        O Serviço Social do Comércio - SESC Joinville abordará o desenvolvimento de projetos na área de lazer tendo como público-alvo a comunidade. Já o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT abordará um projeto de conscientização na área de trânsito, contudo envolvendo o aspecto comercial para viabilização da campanha.

        A Secretaria Municipal da Saúde de Joinville explanará sobre campanhas realizadas pela equipe de Imunização de Joinville, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Enquanto que o Instituto Comar - Conservação Marinha do Brasil retratará o desenvolvimento de projetos com foco em editais públicos.

        Assistindo as palestras os alunos terão oportunidade de conhecer sobre vários aspectos o que envolve um projeto, metodologias distintas e resultados esperados.

        Planejando e organizando o evento os alunos terão oportunidade de vivenciar o conteúdo proposto pelo Plano de Ensino e Aprendizagem.

____

1- SANTOS. Carlos César Ribeiro Santos. Artigo: Andragogia: Aprendendo a ensinar adultos. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos10/402_ArtigoAndragogia.pdf

2 – CAVALCANTI. Roberto de Albuquerque. Artigo: Andragogia: A aprendizagem nos adultos. Revista de Clínica Cirúrgia da Paraíba. Nº 6, Ano 4, (Julho de 1999). Disponível em: http://www.ccs.ufpb.br/depcir/andrag.html

4 PROPOSTA

A realização de um evento envolve várias etapas. Metodologicamente faremos um descritivo passo a passo para melhor compreensão das atividades. O desenvolvimento da proposta será realizado em sala de aula com a participação dos alunos.

4.1 LOCAL

Faculdade Anhanguera de Joinville

4.2 DATA/HORÁRIO

20/05/2014, 19:10 as 22:40hs

4.2.1 ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO E CERIMONIAL

As 19:20hs o Orador faz a apresentação dos Palestrantes e da inicio ao ciclo de palestras.

1ª Palestra: inicio as 19:30hs com término as 20:15hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (247.7 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com