TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Estratégico - Questões

Por:   •  13/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Sobre posicionamento genérico (2,5):


a) Explique as 3 estratégias competitivas propostas por Treacy & Wiersema (The Discipline of Market Leaders), e discorra sobre a importância do Modelo Operacional do negócio para a “entrega do valor”, à luz da afirmação de que “não dá para se tudo para todos” e da necessidade do exercício de “opções excludentes”.(1,5);

Treacy e Wiersema desenvolvem um trabalho destacando a importância da definição da estratégica genérica, mostrando que nas empresas líderes de mercado mantêm uma escolha da sua estratégia principal, reforçando os conceitos desenvolvidos por Porter que são:

- Liderança de custo: Liderança em custo enfatiza a produção padronizada pelo menor custo possível por unidade para atender o público com demanda sensível a preço.

- Diferenciação: Diferenciação refere-se à produção visando atender uma demanda que é pouco sensível ao preço. Esta estratégia envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca e do cliente. Uma empresa pode oferecer qualidade mais alta, melhor desempenho ou características únicas, qualquer um desses fatores pode justificar preços mais altos.

- Enfoque: Esta estratégia procura atender segmentos de mercados estreitos. Uma empresa pode focalizar determinados grupos de clientes, linhas de produtos ou mercados geográficos. A estratégia pode ser de “foco na diferenciação”, pela qual as ofertas são diferenciadas no mercado almejado, ou de foco na liderança em custos”, pela qual a empresa vende a baixo custo no mercado almejado.

A excelência operacional consiste em fornecer o menor custo total ao cliente por meio de produtos na média do mercado e a melhores preços. Ou com a intimidade com o cliente é um relacionamento profundo com cada cliente específico e um atendimento personalizado a fim de fornecer uma solução completa e total com o intuito de satisfazer suas necessidades únicas.


b) Dê exemplos, em um mesmo setor, da aplicação bem sucedida das 3 estratégias genéricas de Treacy & Wiersema por 3 diferentes empresas. Explique, para qualquer setor, o caso de alguma empresa mal sucedida por ficar em uma posição intermediária, ou não ter posicionamento bem definido. (1,0)

Liderança de custo: Dolly (?)

Liderança diferenciação: Guaraná Antarctica (?)

Enfoque: Jesus (?)

Que ficou intermediária: HP em notebooks

  1. Em relação ao Core Busines (2,5):
    a) Explique o conceito de crescimento sustentado proposto por Chris Zook (0,7);

Crescimento sustentado é o aumento no longo prazo de receitas e lucros acompanhado por retornos totais aos acionistas (preço de ações e dividendos) maiores que o custo de capital investido.
b) Por quê cada vez mais a base do crescimento lucrativo e sustentado fundamenta-se na clara orientação estratégica em torno do core business ? (0,9);

 A base do crescimento lucrativo e sustentado se encontra cada vez mais nas adjacências próximas ao core business ,pois a expansão para atividades adjacentes que podem ser mudança de ramo da empresa, entrada em uma nova área de produtos ou clientes, acréscimo de produtos ou expansão geográfica leva a empresa a crescer, redefinir continuamente seus mercados visando novas oportunidades . Essas novas adjacências definidas pelos CEO’s visam aumentar a receita e lucro das empresas.
c) Como podemos relacionar as proposição de foco no core business com os desafio de criação de valor expostos em “Profit Zone” (0,9).
Muitas empresas se deparam com um grande desafio na busca por lucro, pois acreditam que para isso necessitam de uma excessiva participação de mercado e crescimento. Na realidade, as empresas adquirem o lucro através da criação de valores para seus clientes. A maneira mais eficiente de criar esse valor é focando principalmente em seu Core Business, pois quando uma empresa se distancia do seu core visando novos mercados e crescimento ela pode perder competitividade, acumular péssimos clientes e portanto, perdendo valor.

  1. Identificar uma empresa que se enquadra em cada uma das seguintes situações, e justificar a sua performance de acordo com a abordagem conceitual sobre diversificação (2,5):
    a) Adotou diversificação não relacionada e consegue ser competitiva em vários mercados. (0,625)


b) Adotou diversificação não relacionada e tem dificuldade competitiva nos mercados em que atua. (0,625)


c) Era empresa diversificada não relacionada e vem se concentrando em um negócio principal por meio de reestruturações e fusões.(0,625)


d) Empresa concentrada em um core-business, ou que se diversificou de forma bastante relacionada, e é bem sucedida.(0,625)

  1. a) O que são modelos de negócios

Modelo de negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse. Sua utilização ajuda a ver de forma estruturada e unificada os diversos elementos que compõe todas as formas de negócios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (749.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com