TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Estratégico e tático

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

1 Introdução

As empresas enfrentam um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Produtos com melhor qualidade, com preços menores surgem a cada dia, disputando mercados fora de suas fronteiras. Nesse contexto, vislumbra-se o desenvolvimento de vantagens competitivas por parte das empresas - algo que a concorrência não tem ou não pode obter a curto prazo; advém em geral do desempenho da empresa em relação à concorrência; características ou atributos de um produto ou marca, que lhe conferem uma certa superioridade sobre seus concorrentes imediatos (HAMEL; PRAHALAD, 1994).

O bom desempenho empresarial passou a ser considerado uma função do ajuste da empresa ao seu ambiente, alcançado a partir de estratégias adequadas. A sobrevivência de qualquer empresa depende da obtenção de alguma vantagem sustentável em relação a seus concorrentes, segundo a óptica dos clientes (LAMBIN, 2000). As empresas vislumbram obter uma posição única para seus produtos no mercado, sem a ameaça de concorrentes, e que garantam uma lucratividade, dominando segmentos de mercado com alta atratividade e potencial elevado. Pode-se dizer que fazer com que estes desejos sejam atendidos é o desafio ou propósito do marketing estratégico (ADCOCK, 2000, CRAVENS, 1994).

Definições de Marketing Tático e Estratégico:

Tático

É o conjunto de ações e ferramentas que a empresa utiliza para atingir seus objetivos de Marketing no público alvo.

No marketing tático utilizamos basicamente os 4 Ps do marketing, que são:

PRODUTO. Características e suas diferenças em relação aos concorrentes, marcas, valor agregado, especificações, design, qualidade de produto e produção.

PREÇOS. Valores, custo benefício, condições de pagamentos, prazos, vantagens s/concorrentes.

PROMOÇÃO. Publicidade, apresentação, relações com mercado, embalagens, equipes de vendas, eventos, responsabilidade ambiental, responsabilidade social.

PRAÇA. Abrangência, distribuição de sinal, domicílios c/TV, facilidades para recepção de sinal, audiência, estoque de espaços disponíveis.

Estratégico

Cabe ao marketing estratégico tornar a venda uma atividade desnecessária, as pessoas e empresas simplesmente compram seus produtos, suas marcas e seus serviços.

O marketing estratégico está fundamentado em três bases:

1) Segmentação de mercado,

2) Definição do mercado-alvo (atratividade)

3) Posicionamento de produto, marca ou serviço.

O sucesso da nossa empresa depende em larga escala de nossa habilidade em obter vantagens competitivas, tornando-nos mais duradouros e desejados pelos consumidores, clientes e telespectadores.

Em primeiro lugar obter menor custo operacional, que permita a prática de preços competitivos com maior receita possível, obtendo lucros acima de nossos concorrentes, para, desta forma, aumentar nossos investimentos em tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com