TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Sustentável

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

Os 4 Ps de Marketing:

Quando se fala em marketing logo vem à mente uma das ferramentas mais conhecidas, o Mix de Marketing, isto é, os 4 Ps. Essa ideia surgiu e foi desenvolvida inicialmente em 1960, por Jerome McCarthy para estudar o composto de marketing que são: produto, preço, praça e promoção, sendo esses os pilares básicos de toda e qualquer estratégia. Em inglês: Product, Price, Placement, Promotion.

Para Mc Carthy, “algum produto, oferecido a um preço, com alguma promoção para contar aos potenciais consumidores sobre o produto e o modo de alcançar essa praça de consumidores”, visando o consumidor como alvo de todos os esforços do marketing.

Nos anos 80, Philip Kotler inovou esse conceito, que traduzido para o português não tem inicias com a letra “P”, mas que mudam a visão inicial do Mix de Marketing para uma nova tendência de mercado baseado no comportamento do consumidor. São elas:

- Probing (sondagem) – que representa a necessidade do cliente e não mais o produto em si.

- Partitioning (particionamento) – onde não é o preço mas sim, o custo que satisfaz a vontade ou necessidade do consumidor.

- Prioritizing (priorizando) – a conveniência de comprar e não mais onde, ou seja, ponto de distribuição.

- Positioning (Posicionamento) – o conceito promoção é substituído por Comunicação.

Segundo Kotler, “a era da participação, a era do paradoxo da globalização e a era da sociedade criativa. Observe como essas três grandes forças transformam os consumidores, tornando-os mais colaborativos, culturais e voltados para o espírito”. Isso justifica a adaptação e inovação da ferramenta do Mix de marketing para novos negócios, onde mais do que nunca está voltado para valores humanos e sustentabilidade.

Entretanto para maior entendimento, os 4Ps do marketing ainda são estudados e aplicados por muitas empresas, algumas já utilizam o novo formato desses componentes onde é possível compreender separadamente cada um deles, assim como sua definição e aplicação.

1 – Produto

Algo criado para atender uma vontade ou necessidade, alguns servem para necessidades permanentes de uso constante. Outros são específicos para resolver problemas pontuais e outros são considerados intermediários ou sazonais.

Para o marketing, um produto é um objeto que é colocado/disponibilizado num mercado com a intenção de satisfazer aquilo de que necessita ou que deseja um consumidor. Neste sentido, o produto transcende a sua própria condição física e inclui a percepção sentida pelo consumidor aquando da aquisição/compra (atributos simbólicos, psicológicos, etc.). O produto não material, por sua vez, denomina-se serviço. Por exemplo: um computador e um modem são produtos; a conexão à Internet é um serviço.

2 – Preço

Preço, do latim pretĭum, é o valor monetário que vale algo. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado têm um preço, que é o dinheiro que o comprador ou o cliente deve pagar para efetivar a operação.

No mix de marketing, é o elemento que gera receita para a empresa, o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço e que vai fazer com que a empresa sobreviva. Indica o quanto vale a solução do que está sendo oferecido, onde seu valor precisa se equilibrar entre alto e baixo, de acordo com o mercado, condições e comportamento do consumidor. Tudo isso ligado à necessidade do cliente e a reputação da marca. Em muitos casos, clientes pagam mais caro quando a marca tem uma referência alta no mercado.

3 – Praça

Depois de se produzir um produto, ele deverá ser designado a um ponto de vendas para ser comercializado.

No Mix de marketing a praça tem um papel fundamental. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Os produtos depois de produzidos precisam, portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos da cadeia de distribuição, sendo importante destacar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com