TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA PUBLICIDADE NAS PEQUENAS E GRANDES EMPRESAS

Por:   •  23/11/2018  •  Monografia  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO INTERNACIONAL DE ANGOLA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAIS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E MARKETING

TITULO:PAPEL DA PUBLICIDADE NAS PEQUENAS E GRANDES EMPRESAS

AUTOR:

FAUSTO DORIVALDO EDMUNDO DOMINGOS

Docente: MSC Antonio Fortunato

INDICE

INTRODUÇAO.....................................................................1

Formulaçao do Problema......................................................2

Objectivo Geral.....................................................................2

Objectivo Especifico..............................................................2

Hipoteses...............................................................................2

Fundamentaçao Teorica..........................................................3

Conceitos...............................................................................4

Teorias....................................................................................5

Metodologia............................................................................6

Limitacoes ao Estudo..............................................................7

Referencias Bibliograficas........................................................10

CAP I-PAPEL DA PUBLICIDADE NAS PEQUENAS E GRANDES EMPRESAS.

  1. INTRODUÇÃO

A importância da publicidade empresarial para pequenas empresas e grandes empresas”, haja visto que atualmente as empresas procuram manter sua sobrevivência adaptando-se ao mercado que atuam, competem entre elas as preferências dos consumidores e funcionam como uma “seleção natural”, sobrevivendo e permanecendo os mais aptos; aqueles que acompanham a complexa dinâmica do mercado.

1.1.2-PROBLEMA:

O mercado está bastante competitivo, os consumidores estão mais exigentes e vão em busca de empresas que melhor atendam suas necessidades de consumo, desde a oferta de produtos de boa qualidade até os preços mais acessíveis?

1.1.3-OBJECTIVO GERAL

Entender ate que ponto o papel da publicidade e as decisões tomadas nesta, influenciaram nas pequenas e grandes empresas.

1.1.4-OBJECTIVO ESPECIFICO:

A fim de alcançar tal objetivo, é de suma importância conhecer a publicidade e as ferramentas que o abrangem para assim conseguir espaço no mercado e ganhar mais visibilidade perante seus consumidores podendo tornar-se uma ameaça para a concorrência, pois a publicidade é uma ferramenta que além de auxiliar como um instrumento para as ações estratégicas.Na verdade, os empresários ficam temerosos em realizar um planejamento de publicidade, pois acreditam que este tipo de plano é complicado para ser implantado e que demanda grande investimento.

                                                      1.1.5-HIPÓTESES:

Sim. Foi a partir do marketing que se começaram a verificar fortes mudanças na acção das pequenas e grandes empresas, concretamente Angola.

Hipotese 1: A publicidade nas pequenas e grandes empresas contribuem para o desenvolvimento  sustentavel das organizaçoes.

                                    2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

                                         2.1-BREVE HISTORIAL

Na década de 1980, as técnicas empresariais eram voltadas apenas para os preços dos produtos. No entanto, os varejistas começaram a compreender que vender com o menor preço era mais lucrativo e passaram a investir em ações promocionais de vendas e publicidade. Com o passar dos anos, as empresas compreenderam que os preços baixos já não eram o fator determinante para a venda e que vender dependia de vários outros fatores.

Assim, a publicidade pode ser visto como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”

Neste sentindo, as empresas foram em busca de meios pelos quais pudessem criar vínculos com os consumidores passando a ter um relacionamento direto com os clientes. Partindo desse pressuposto, entenderam que a publicidade não é simplesmente utilizado para vender produtos ou serviços, mas que estas vendas são, sim, resultados da publicidade; mas, no entanto, o foco principal dele é atender de maneira ampla as necessidades e desejos dos clientes. Essa busca incessante por meio de agradar aos consumidores oferecendo produtos e serviços para conquistá-los e mantê-los, obtendo lucro com essa atividade, é o que caracteriza a empresa orientada para o mercado que pratica os conceitos da publicidade de maneira eficiente. Afinal, as empresas que estiverem com o foco voltado para o mercado, direcionando suas estratégias no atendimento das necessidades dos clientes, têm maior chance de êxito.

 Além disso, geralmente nestas empresas faltam profissionais capacitados que possam fazer este trabalho e, por isso, muitas vezes as causas de fracassos estão relacionados à qualidade do gerenciamento, além da falta de conhecimento sobre negócios, falta de experiência no ramo e a falta de experiência em gerir o próprio negócio.

Um dos principais erros cometidos pelas pequenas empresas é considerar a publicidade como algo específico que está ligado a algum tipo de ação, o que na verdade não é. A publicidade não está relacionado apenas à propaganda, a área comercial, ou ao desenvolvimento de novos produtos. Ele representa, sim, tudo isso, mas de forma sistêmica através de um planejamento estratégico.

A concorrência cresceu e com o avanço das tecnologias os consumidores são mais críticos eexigentes, o mercado tem que lidar com as constantes mudanças e as empresas precisam se adequar a estas modificações para manterem-se vivas. Por essa razão, a publicidade é uma ferramenta que aliada a qualquer empresa auxilia no processo dessas adaptações de maneira rápida e eficaz, pois ele é responsável por definir os mercados-alvo, identifica e quantifica as necessidades dos clientes, através da comunicação dos produtos e serviços ofertados a todos os clientes. É a publicidade que também faz o monitoramento da satisfação dos clientes e dos resultados conquistados pela empresa, além de ser uma ferramenta que ajuda a empresa a deixar de cometer erros, dentre outros processos essenciais. Para evitar erros e administrar a publicidade com eficiência, é imprescindível que a empresa realize planejamento estratégico. A essência do planejamento estratégico da publicidade da empresa é o conhecimento de sua situação no mercado. Após a análise da situação de mercado, identificando os problemas, as ameaças e as oportunidades com que a empresa se depara, é que se inicia o planejamento de ações da publicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com