TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que É Marketing Sustentável?

Por:   •  11/12/2022  •  Tese  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

O que é Marketing Sustentável?

O marketing sustentável não pode ser definido sem abordar o objetivo principal do marketing: lucro. Como os profissionais de marketing podem alcançar lucratividade e sustentabilidade?

12 de outubro de 2021

[pic 3]

“The Basics” fornece conhecimento essencial sobre os principais tópicos de sustentabilidade do negócio.

No mundo de hoje, voltado para o lucro, os profissionais de marketing geralmente são encarregados de atingir metas muito ambiciosas. Tendo sido um comerciante por mais de sete anos, muitas vezes me vi sugado para o mundo do lucro, lucro e mais lucro.

A natureza centrada no lucro do marketing tradicional é reforçada pelas "recompensas" que os profissionais de marketing obtêm por atingir metas específicas. Mas, à medida que a

conscientização sobre a sustentabilidade dos negócios se espalha, os profissionais de marketing estão começando a questionar a forma tradicional de marketing.

O marketing é importante porque está muito interligado com os negócios.

O marketing está presente em todas as etapas de um negócio, desde a[pic 4]

idealização da produção às vendas. Os profissionais de marketing são os evangelistas

de todas as empresas, os mais fortes defensores da empresa. Minha carreira de marketing tem sido pessoalmente fascinante. Eu me especializei em marketing digital e encontrei muita satisfação em ajudar as empresas a expandir suas marcas online.

Observei diferentes transições ou mudanças de marketing durante minha carreira. O que eu achei mais significativo é a atual transição para o marketing sustentável. O impacto muitas vezes alarmante das empresas sobre a sociedade e o meio ambiente exige uma abordagem de marketing mais sustentável. Como profissionais de

marketing, desempenhamos um papel crucial em influenciar os consumidores – seja para uma cultura descartável ou para tomar decisões de compra mais sustentáveis.

Melhorar o impacto dos negócios nunca foi tão crítico. Para muitos profissionais de marketing como eu, não praticar o marketing sustentável não é mais uma opção. O planeta precisa de uma nova abordagem Mas, para praticar o marketing sustentável, é preciso primeiro entender o que ele significa e seu papel no quadro geral da sustentabilidade.

O que significa marketing sustentável?

Para entender o marketing sustentável, embarquei em uma jornada. Encontrei várias definições. Alguns descreveram o marketing sustentável como 'marketing de produtos ecologicamente corretos ou verdes', enquanto outros afirmaram que o marketing sustentável era 'não priorizar o lucro sobre o planeta'.

No entanto, a maioria das definições de marketing sustentável são partes de um quadro muito maior. Para completá-lo, devemos olhar para a própria definição de sustentabilidade.

Entendendo a Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentável

[pic 5]Uma das definições mais autorizadas de sustentabilidade é como o desenvolvimento que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras (Conselho Mundial de Desenvolvimento Econômico (CMMAD)). Esse desenvolvimento é frequentemente retratado em três áreas principais: econômica, ambiental e social.

As empresas devem criar riqueza para reduzir a pobreza, mas sem prejudicar o meio ambiente. Fazer isso requer pensar a longo prazo e considerar conceitos como direitos humanos e justiça social e recursos naturais e resíduos.

…Mas onde os profissionais de marketing se encaixam?

Mas para muitos profissionais de marketing como eu, as definições de sustentabilidade costumam ser tão amplas ou gerais que parece que estamos aliviados da responsabilidade. Quero dizer, “atender às necessidades das gerações futuras” soa como um trabalho para o governo ou alguma grande corporação.

Para complicar ainda mais, a palavra “sustentabilidade” significa muitas coisas no mundo do marketing. A sustentabilidade é comumente usada em outros conceitos de negócios como “vantagem competitiva sustentável” e

“crescimento sustentável”, diz Tima Bansal, Diretor da NBS. Lá, significa apenas “forte” ou “contínuo”. Não é difícil ver por que os profissionais de marketing podem interpretar mal o marketing sustentável.

Os profissionais de marketing podem tornar a sustentabilidade nossa

Um de nossos líderes de marketing, Philip Kotler, adapta a definição de sustentabilidade da WCED para dizer que “o conceito de marketing sustentável sustenta que uma organização deve atender às necessidades de seus consumidores atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.[pic 6]

Acho que precisamos ser ainda mais amplos. Mais uma vez, valendo-se das palavras de Tima Bansal, a sustentabilidade nunca deve ser considerada trabalho de uma única organização ou, neste caso, de um único comerciante. Como profissionais de marketing, devemos considerar como nossas atividades combinadas contribuem para a sustentabilidade de todo o ecossistema.

E não podemos definir totalmente o marketing sustentável sem abordar o objetivo principal do marketing; lucro. Os profissionais de marketing são empregados principalmente para ajudar as empresas a obter lucro. Na verdade, muitas das minhas entrevistas de marketing geralmente começam com “o que você pode fazer pela nossa organização?” que se traduz em 'quanto mais dinheiro você pode nos fazer?'.

Minhas experiências me levam a concluir que o marketing sustentável é simplesmente profissionais de marketing trabalhando juntos para promover atividades e estratégias de marketing que promovam o bem- estar ambiental, a equidade social e o desenvolvimento econômico de uma maneira que melhore os negócios.

Como os profissionais de marketing podem adotar o marketing sustentável?

O conhecimento é bom, mas a prática é ainda melhor. Cobrar de um profissional de marketing a prática de marketing sustentável pode parecer simples o suficiente para alguém de fora. Se você já teve que se sentar em uma reunião executiva com gerentes e CEOs esperando para ouvir quanto dinheiro você ganhou no passado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (409 Kb)   docx (286.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com