TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Ambiente Empresarial

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.967 Palavras (20 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO................................................................................................04

CONCLUSÃO.............................................................................................................17


1. INTRODUÇÃO.

1.1. Explicitação do tema

1. O que é Empresa: É um órgão social vivo, sujeito a mudanças continuas, onde ocorre o fenômeno da produção de bens ou serviços. As empresas são organismos sociais que visão ao lucro. Elas funcionam como sistemas abertos, que importam insumos do ambiente externos que são convertidos em saldos ou resultados que retorna ao ambiente e proporcionam a retroação necessária capaz de fornecer a indicação de como a empresa precisa adaptar-se adequadamente ao ambiente.

2. O que é um gestor: Hoje o papel do gestor é tema importante dentro das universidades, e estar à frente de uma equipe leva o gestor a exercer aqueles princípios adquiridos dentro da sala de aula, como planejamento, organização, liderança e controle. Planejar é definir o futuro da empresa ou projeto, os recursos que serão utilizados, as pessoas que participarão do desenvolvimento do projeto e os caminhos para alcançar os objetivos com sucesso. O desenvolvimento de habilidades é um processo longo e contínuo, que pode ser iniciado ainda na universidade. O conhecimento atribuído às experiências adquiridas ao longo da vida ajudará na formação do profissional que deseja ser. O importante para ser um excelente gestor é gostar do que está fazendo e amar sua equipe. A dedicação e a disciplina são fatores de sucesso para obtenção de resultados. Fazer sempre as melhores escolhas possíveis também, pois, em todo projeto, ser o gestor é carregar a responsabilidade de sucesso do projeto, da equipe e da organização como todo. E, mais do que tudo isso, ter satisfação do sucesso na obtenção dos objetivos. As habilidades técnicas são ligadas à execução do trabalho e ao domínio do conhecimento específico para executar o trabalho operacional. As humanas são necessárias para um bom relacionamento, pois mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da empresa.

3. O que é Ambiente Empresarial: O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam As empresas selecionam e percebem diferentemente as variáveis ambientais mais relevantes para seus interesses e procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes.

4. O que é Estratégia Empresarial: Constituem o conjunto de objetos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Toda empresa traça seu plano estratégico para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais e melhor aplicam suas forças e potencialidades. Os principais componentes da estratégia empresarial são: o ambiente de tarefa, a empresa, e seus recursos e a adequação entre ambos. O planejamento estratégico ainda se apoia em três ápices: analise ambiental, analise empresarial, formulação de estratégias capazes de compartilhar as condições externas do ambiente.

1.1.2 DESENVOLVIMENTO.

O perfil dos clientes dessa empresa apresenta-se em todas as classes, tendo renda de “um salário mínimo”, por família ambos os sexos e a maioria com o Ensino Fundamental incompleto.

Em relação ao comportamento dos consumidores, observamos que a maioria dos clientes dá preferência aos produtos e não as marcas e especialmente aqueles que se encontra mais em conta, em especial os produtos que compõe sua realidade.

Quando os preços dos produtos sobem, o cliente já estava costumado. E quanto à marca dos produtos, não impede que o cliente compre. Em média, cada cliente gasta 500 reais por mês, tendo diversas formas de pagamentos parcelados em até 2 vezes, sendo: a vista, cartões e cheques.  Quanto à decisão do aumento de preços dos produtos vem de acordo com a inflação. Pois, a empresa  a qual funcionava de forma informal, sem nenhuma documentação que comprovasse sua contribuição, a vigilância Sanitária do Munícipio ao fazer uma fiscalização encontrou uma serie de irregularidade, equipamento de proteção individual, estrutura física inadequada, riscos de acidente no trabalho e de intoxicações, denotando uma falta de conhecimento do proprietário, havia frascos de resíduos químicos junto com produtos não perecíveis, prejudicando o meio ambiente.   Anos atrás, quando a concorrência era menor, as empresas se preocupavam apenas em escoar os seus produtos e serviços. Essa empresa não tinha total poder sobre o mercado, determinavam suas regras e o cliente era visto apenas como uma fonte de lucros.

Em conversa com seus funcionários constatei que eles trabalhavam desordenadamente, não tinham conhecimento dos riscos que estava ocorrendo no local de trabalho. Ao falar com o proprietário, constatei que a empresa não apresentava nenhum modelo organizacional para melhorar o desempenho.

Diante do exposto o estabelecimento a Fonte de Limpeza passava um grande transtorno e seu proprietário que investiu todo seu recurso nesta empresa, estava sujeito a responder processo Judicial Civis, trabalhista.

1.1.3 Descrição das Atividades

Diante de toda dificuldade busquei um alinhamento de proposta e enfrentamento dos problemas gerais e especifico apresentando uma solução e um cronograma de ação.  O proprietário e os funcionários do estabelecimento mostraram-se interessados pela proposta e instigados a pensar.

Sendo assim, foi realizado o Curso da capacitação que englobou:

  • Ética profissional;
  • Sigilo;
  • Responsabilidade;
  • Apresentação pessoal;
  • Higienização das mãos;
  • Conceito e tipos de limpeza; Desinfecção e descontaminação;

Todos os funcionários que receberam material didático para eventuais consultas. Na avaliação final, constatamos que o curso foi produtivo, esclarecedor e enriquecedor. Destaque para o envolvimento de todos os participantes, que ao final do curso receberam brindes oferecidos pelo Empresário da Fonte de limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (424.6 Kb)   docx (153 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com