TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS DE EMPRESA

Por:   •  26/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                                                       UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

Relatório sobre Jogos de Empresas – PIM VIII

SÃO PAULO

I) Fazer o relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial. Tais pontos devem conter:

A) Análise do negócio

O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender a logística como fator de redução de custos dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macroambiente” e “microambiente” da região escolhida.

Resposta:

Macroambiente

O macroambiente empresarial é aquele onde as forças devem ser monitoradas e adaptadas quando necessária (ex: forças econômicas, legislativas, políticas, demográficas sócio-culturais, naturais, etc, onde a empresa não detém controle. Lembrando que este cenário é composto por diversas variáveis internas e externas que afetam( ou podem afetar) a competitividade produtiva como também a produtividade da mesma.Neste contexto vale destacar que neste ambiente( macro)as forças sociais, contribuem diretamente em todo ambiente( ex: tecnologia, forças demográficas,etc.

Microambiente

Relacionado ao microambiente organizacional, este detém um amplo corpo de elementos capazes de fazer a diferença no mercado de atuação, como por exemplo os fornecedores, prestadores de serviços( diretos e indiretos) a política interna( missão,valores e visão)onde o marketing funciona como imã, buscando atrair seu público alvo.neste contexto destacamos as principais questões de política interna da empresa em questão.

MISSÃO

A "GELOBRAS" tem por missão oferecer um produto acessível , o "RPB" , aperfeiçoando continuamente o processo de produção e atendimento, assegurando assim a satisfação  do consumidor final,  oferecendo um produto de qualidade, firmando compromisso assumido com todos clientes

VALORES

Os valores de nossa empresa estão pautados na responsabilidade sócio-ambiental, agilidade, compromisso, integridade e respeito com todos envolvidos.

B) Analise os pontos positivos e negativos das três regiões e justifique a sua escolha pela região onde montou a empresa.

Resposta:

Região 1 – Pontos positivos e negativos

Destacaríamos como ponto negativo essencial neste contexto o numero populacional menor em relação as demais regiões, onde comprometeriam as vendas, pois o trabalho de divulgação e propaganda deveriam ser intensificados em relação as demais regiões, devido ao público ser menor, conseqüentemente, menor possibilidade em e alcançar o objetivo final.Como ponto positivo, com certeza o poder aquisitivo( maior renda per capta) elevado e o uso intensivo de tecnologia ( possibilidade de divulgação indireta do produtos alcançando assim outros interessados.

Região 2 – Pontos positivos e negativos

Esta região sendo  intermediária, de localização privilegiada, onde a população bem como a renda também se distribui de forma equilibrada( positivo), contudo diferentes sensibilidades relacionado as ações de marketing, por exemplo(negativo) se somado a necessidade de utilização maior na mídia, comprometendo também nas vendas e divulgação do produto.( negativo)

Região 3- Pontos positivos e negativos

Esta região é a maior em população, onde( como ponto positivo) destacaríamos a possibilidade de maior interesse na aquisição do produto, contudo devido a renda baixa se comparado as demais regiões, seria ponto negativo, pois precisamos de renda para haver aquisição e interesse de compra. Entretanto com a densidade demográfica expandida, há a possibilidade na demanda quantitativa(ponto  positivo)

II) Justifique a sua estratégia de liderança:

  1. A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, no entanto, aumenta-se tanto o número de decisões quanto a amplitude destas. Por que escolheram determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.

Resposta:

As estruturas dos mercados disponíveis diferem de região a região, onde as ações estratégicas de marketing são realizadas de forma individualizada  para conquistar os futuros consumidores.Ou seja, de acordo com a região a força de venda poderá ser maior, enquanto em outra região a sensibilidade a qualidade será elevada.

Neste contexto a região e foi escolhida por ser estratégicamente localizada minimizando custo de transporte e comercialização por estar nas proximidades com as demais regiões, contribuindo assim com a redução de custos (por ser intermediária) e também referente ao tamanho e localização, nível cultural e renda populacional; onde ressaltamos “a insegurança” em apresentar um produto  inovador e acessível  e contribuísse com as necessidades, trazendo o diferencial a localidade.

Em síntese a escolha da região 2, pela empresa,  buscou na estratégia logística, minimizar custos, e garantir o mínimo necessário para atuar com segurança., sendo esta a região intermediária  relacionado as demais.

b) As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e serviços, a adequação destes às necessidades e aos desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), a formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento em cada região) e a administração do ciclo de vida do produto. Nesse ponto, a Logística e o Marketing atuam como um elo dentro da cadeia produtiva. Justifique a política de pesquisa e desenvolvimento que o grupo desenvolveu para atender às necessidades de cada região.

Resposta

Muitas foram às decisões erradas tomadas neste jogo, onde a insegurança, falou mais alto a indecisão.

Sabemos que manter um estoque adequado, cumprir prazos são diferenciais que agregam valor ao cliente final, onde atender a clientela se tornou um grande desafio frente a concorrência que buscou no diferencial de localização e fator regional, impulsionar as atuações empreendedoras.

Como resultado  pontuaremos questões que a nossa empresa não tomou, o qual dificultou e contribuiu para o resultado final. São eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (226.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com