TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação de Produto x Orientação de Marketing.

Por:   •  31/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

A "Orientação de Produto" e a "Orientação de Marketing" são dois conceitos fundamentais na estratégia de negócios e na abordagem de como uma empresa direciona seus esforços para atender às necessidades e desejos dos consumidores. Vou explicar cada uma delas:

Orientação de Produto:

A Orientação de Produto é uma abordagem que coloca o foco principal no produto em si. Nesse modelo, a empresa concentra seus esforços na criação e aprimoramento contínuo de produtos de alta qualidade, com recursos inovadores e desempenho superior. Acredita-se que, ao oferecer produtos excelentes, os consumidores serão naturalmente atraídos e comprá-los-ão. A principal preocupação aqui é a qualidade técnica do produto e a funcionalidade.

No entanto, essa abordagem pode ser arriscada, pois pressupõe que os clientes valorizam principalmente os recursos técnicos e a qualidade intrínseca do produto. Isso pode levar a uma desconexão das necessidades reais dos clientes e resultar em produtos que não atendem aos desejos do mercado. A orientação de produto pode ser mais eficaz em indústrias onde a inovação tecnológica é altamente valorizada, mas não deve ignorar a importância de entender o cliente.

Orientação de Marketing:

A Orientação de Marketing é uma abordagem que coloca o cliente no centro das atividades da empresa. Nesse modelo, a empresa procura compreender profundamente as necessidades, desejos e comportamentos dos consumidores. Com base nesse entendimento, ela desenvolve produtos e serviços que atendam a essas necessidades específicas.

A orientação de marketing envolve pesquisa de mercado, segmentação de público-alvo, desenvolvimento de propostas de valor únicas e comunicação eficaz para persuadir os clientes a escolherem os produtos ou serviços da empresa. Isso não significa que a qualidade do produto seja negligenciada, mas sim que a qualidade é uma das várias considerações ao criar produtos que atendam às expectativas dos consumidores.

Comparação:

A Orientação de Produto é mais focada nas características técnicas e na excelência do produto em si.

A Orientação de Marketing coloca as necessidades e desejos do cliente como prioridade e cria produtos para atendê-los.

Em muitos casos, a Orientação de Marketing é considerada mais adequada nos mercados atuais, onde a concorrência é intensa e as preferências dos consumidores mudam rapidamente. Ela ajuda as empresas a se adaptarem às mudanças do mercado e a construírem relações duradouras com os clientes, oferecendo valor real em vez de apenas produtos ou serviços isolados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com