TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Por:   •  2/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

TECNOLOGIA EM MARKETING

PROJETO INTEGRADOR

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

SÃO PAULO

2018


PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho como requisito de avaliação das disciplinas do semestre.

Orientador: Marcio de La Cruz Lui

SÃO PAULO

2018


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1        Objetivos        4

1.2        Justificativas        4

2.        IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA ESCOLHIDA        4

2.1 Breve Histórico da Empresa e o Mercado em que está Inserido        6

2.2 Estrutura e Funções dos Canais de Distribuição        7

2.3 Integrantes dos Canais de Distribuição (Atacado, Varejo e Empresas facilitadoras) e principais intermediários        7

Lojas Próprias        7

Franquias        8

Multimarcas        8

Web Stores        8

2.4 Análise do Ambiente de Distribuição Macro e Micro Ambiental        8

2.4.1 Macro Ambiente        8

2.4.2 Microambiente        9

2.4.3 SWOT        9

2.5 Mecanismos e a Rede que a Empresa Chega ao Mercado        10

2.6 Formas de Distribuição        10


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com KOTLER, KELLER (2006), a maioria dos fabricantes não vende diretamente seus produtos ou serviços a seus consumidores finais, eles necessitam de intermediários para fazer sua distribuição de acordo com as exigências de mercado de cada região, facilitando a comercialização do produto, economizando tempo e dinheiro para seus fabricantes, esses intermediários constituem um canal também conhecidos como canal comercial ou canal de distribuição. As decisões referentes aos canais de distribuição são as mais importantes a serem tomadas pelas empresas e afetam todas as outras decisões.

A problemática acaba sendo o fato de que a maioria das empresas trabalha com mix de marketing, ou seja, escolhem vários canais para chegar a seus consumidores buscando com isso chegar a todos os tipos de clientes e entregar seus produtos de acordo com as exigências de cada um pelo menor custo de distribuição possível. Quando isso não acontece acaba gerando o conflito de canais e consequentemente aumento no custo de distribuição. (KOTLER, 2007).

  1. Objetivos

  • Reduzir custo do transporte;
  • Maior controle de estoque;
  • Controle eletrônico do estoque;
  • Unificar a consulta para todas as lojas;
  • Melhorar o Show Room;
  • Ser economicamente rentável, promovendo a responsabilidade socioambiental, respeitando as regras da sociedade.
  1. Justificativas

  • Reposição eficiente das peças ao consumidor;
  • Reduzir os gastos com as perdas de peças “encalhadas” em estoque (ex.: coleção antiga).
  1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA ESCOLHIDA

Os irmãos Hermann e Bruno Hering fundaram, em 1880, no Município de Blumenau – Santa Catarina, a ‘Indústria Têxtil Companhia Hering’, que na época produzia roupas de malha de algodão. Em 1929, a Companhia transformou-se em sociedade por ações. Em 17 de junho de 1966, a Companhia obteve certificado de ‘Sociedade de Capital Aberto’ outorgado pelo Banco Central do Brasil, através da Gerência de Mercado de Capitais. Em abril de 1999, a empresa Cia. Hering foi incorporada pela empresa então denominada ‘Hering Têxtil S.A.’ fundada em 19 de agosto de 1985. Na mesma data, a empresa mudou sua denominação social para ‘Cia. Hering’.

 Nos anos 70 foi reforçada a produção de vestuário voltado ao público infantil e ampliou-se o foco neste segmento com a criação da marca PUC em 1984.  Com a liberalização do mercado, a partir dos anos 90, iniciou-se o processo de mudança do modelo de negócios, orientado pelas ideias de desverticalização da empresa e de valorização das marcas do portfólio. Como parte do direcionamento estratégico, em 1993 foi criada a rede de franquias da marca Hering e em 1998, a primeira loja PUC, que até então era vendida apenas no varejo multimarcas. Em 1999, a empresa adquiriu a marca DZARM, que na época focava o público jovem de estilo streetwear jeanswear.

 No fim da década de 90, a Companhia tinha uma estrutura de capital fortemente atrelada a empréstimos em moeda forte e, após a desvalorização cambial ocorrida em 1999, a situação financeira da Companhia foi adversamente afetada. Para solucionar o problema, no mesmo ano, a Companhia realizou um aumento de capital no valor aproximado de R$ 84,0 milhões, mediante subscrição pública e ingresso de novos acionistas.

 Ainda como parte do processo, foi realizada a incorporação da controlada ‘Cia. Hering’ pela sua controladora ‘Hering Têxtil S.A.’. Na sequência, a ‘Hering Têxtil S.A.’ teve sua denominação social alterada para ‘Cia. Hering’, que perdura até os dias de hoje. A partir de então, foi dado início ao processo de reestruturação do passivo financeiro da Companhia e reestruturação operacional, focado nas marcas e nos canais de distribuição mais rentáveis.

 Em 2007, a Cia. Hering elaborou um plano estratégico de crescimento para o quadriênio 2007-2010, que priorizava o foco na força da marca Hering, principal vetor de crescimento da Companhia e na estrutura de varejo, com o objetivo de aumentar a participação no mercado nacional. Dentre as principais diretrizes, destacaram-se:

  • Reposicionar a marca Hering como moda acessível;
  • Expandir e fortalecer a rede Hering Store (franqueada e própria);
  • Incrementar as vendas no varejo multimarcas.

 Em 2010 se iniciou o processo de expansão acelerada do negócio infantil, com inauguração de quatro lojas piloto da marca Hering Kids - até então oferecida dentro das lojas Hering Store - e de ajustes na rede de lojas PUC.  Em 2012 a Cia. Hering introduziu a nova estratégia de negócios para Hering Kids e PUC: foram realizados ajustes no sortimento de produtos e faixas de preços, posicionando a marca Hering Kids nos segmentos ‘Value’ e ‘Moderate’ – conceito definido como a versão ‘mini adulto’ da Hering – e a marca PUC nos segmentos ‘Better’ e ‘Premium’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com