TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas Mercadologicas

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este trabalho tem como escopo expor alguns dos diversos tipos de pesquisas mercadológicas, baseado em pesquisas bibliográficas e em sites na internet.

Palavras-Chave: Pesquisas; Marketing; Modelos de Pesquisa.

Sumário

1 Introdução 5

2 Pesquisa de Campo 6

2.1 O que é a Pesquisa de Campo? 6

2.2 Modelo de Pesquisa de Campo 6

3 Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa 7

3.1 O que é a Pesquisa Qualitativa? 7

3.2 O que é Pesquisa Quantitativa? 7

3.3 Comparação entre Pesquisas Quantitativas e Qualitativas 8

3.4 Modelo de Pesquisa Quantitativa 9

4 Pesquisa de Opinião 9

4.1 O que é Pesquisa de Opinião? 9

4.2 Modelo de Pesquisa de Opinião 10

5 Pesquisa de Mercado 10

5.1 O que é Pesquisa de Mercado? 10

5.2 Modelo de Pesquisa de Mercado 12

6 Referencias 13

1 Introdução

Há uma diversidade muito grande de pesquisas mercadológicas atualmente, cada uma com sentidos e objetivos diferentes, mas sem sair nunca do objetivo principal que é colher informações e/ou opiniões para algo de sua origem.

A pesquisa de marketing é a ação por meio da qual as empresas identificam e definem oportunidades, geram ou avaliam ações de marketing e monitoram o desempenho dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor. Assim a empresa pode descobrir, na prática, as necessidades e desejos dos consumidores e se os produtos hoje oferecidos satisfazem a estas necessidades e desejos.

Para que se realize uma pesquisa é necessário que haja primeiro uma problemática e com ela defina-se o melhor método de pesquisa a ser adotado. É necessário também que haja uma boa elaboração das perguntas dos questionários para que não fique nada muito extenso e mal explicado, também selecionando um público que seja o alvo daquela pesquisa.

2 Pesquisa de Campo

2.1 O que é a Pesquisa de Campo?

A pesquisa de campo caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (FONSECA, 2002). Ou seja, a pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

2.2 Modelo de Pesquisa de Campo

3 Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa

3.1 O que é a Pesquisa Qualitativa?

A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização. Os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não-métricos (suscitados e de interação) e se valem de diferentes abordagens.

A principal característica da pesquisa qualitativa é o uso de perguntas abertas, sem opções de respostas pré-determinadas, o que faz com que essa pesquisa seja mais ampla ao público, trazendo bons resultados a organização.

3.2 O que é Pesquisa Quantitativa?

Esclarece Fonseca (2002, p. 20):

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos como auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.

3.3 Comparação entre Pesquisas Quantitativas e Qualitativas

Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa

Focaliza uma quantidade pequena de conceitos. Tenta compreender a totalidade do fenômeno, mais do que focalizar conceitos específicos

Inicia com idéias preconcebidas do modo pelo qual os conceitos estão relacionados Possui poucas idéias preconcebidas e salienta a importância das interpretações dos eventos mais do que a interpretação do pesquisador

Utiliza procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dados Coleta dados sem instrumentos formais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com