TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Mkt

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Marketing

Em qualquer empresa é fundamental a elaboração de um Plano de Marketing, pois ele possibilita uma boa análise do mercado, para que seja possível adaptar-se às suas mudanças, e identificar suas tendências. Além disso, através do Plano de Marketing é possível que se defina os resultados a serem alcançados e se crie ações com o objetivo de atingir competitividade. Através de um conhecimento sobre o mercado, é possível traçar o perfil do consumidor, decidir sobre objetivos e metas, ações de divulgação, preço, distribuição, ponto de venda, produtos e serviços adequados ao mercado.

No modelo de plano de marketing sugerido por Philip Kotler, devem ser seguidas três etapas: planejamento, implementação, e avaliação e controle. Em planejamento será decidido onde a empresa está no momento e aonde quer chegar. Essa etapa é subdividida em outros sete itens: Análise Ambiental, Sumário Executivo, Definição do Público-Alvo, do Posicionamento de Mercado, definição da Marca, dos Objetivos e Metas, e Definição das Estratégias de Marketing.

A análise de ambiente deve ser o primeiro passo do Plano de Marketing. Nele, são analisados o ambiente externo e interno. O ambiente externo, que pode influenciar positiva ou negativamente, trata-se dos concorrentes, os consumidores, política, economia, fatores sociais, culturais, legais e tecnológicos. Devem ser estudados todos os fatores, por exemplo: Fatores Econômicos – inflação, distribuição de renda, taxa de juros – que influenciam na abertura do negócio e na sua sobrevivência; Fatores Sócio-culturais – tamanho da população, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, distribuição geográfica, composição familiar, comportamento e necessidades - dos consumidores e suas comunidades; fatores políticos ou legais: leis, impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros; Fatores Tecnológicos: adaptar-se às novas tecnologias; Concorrência: analisar e prever ações da concorrência. Analisar todos esses fatores é muito importante, pois assim, são analisadas as ameaças e as oportunidades de negócio. Também é fundamental estudar o ambiente interno da empresa, porque isso trata de seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos e tecnologia disponíveis, os recursos financeiros e humanos, os valores e objetivos de suas ações. Analisando esses aspectos, é possível ter uma visão maior das forças e fraquezas que podem afetar positiva ou negativamente o desempenho da empresa.

O sumário executivo deve conter as principais características do negócio, como: sua situação atual, objetivos e estratégias, as principais definições do projeto e os esforços necessários. É importante que no resumo do Plano de Marketing, o sumário executivo seja escrito por último, e que a idéia geral seja clara para que sirva de orientação quando necessário. No item de definição de público-alvo deve ser identificado um segmento da população ao qual a empresa queira servir. Dentre os diversos tipos de clientes, produtos e necessidades existentes no mercado, é preciso determinar quais segmentos oferecem as melhores oportunidades para o negócio. Os consumidores podem ser classificando seguindo os fatores geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

No posicionamento de mercado deve ser definida qual a imagem que se pretende transmitir ao cliente. A imagem precisa ser clara, bem definida e distinta, garantindo uma boa vantagem em relação aos concorrentes. Já no momento de definição da marca deve-se levar em conta o posicionamento da empresa, porque a marca é sua identidade, a forma como ela será conhecida. Para formar essa identificação é criada a logomarca – geralmente formada por um nome e um símbolo – que é a principal identidade visual da marca, e o slogan - frase que ressalta o posicionamento e o transmite aos consumidores – que deve ser curto, de fácil memorização. É importante que se faça a pesquisa e o registro da marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, pois somente assim será garantinda a integridade da marca.

Para definir os objetivos e metas da empresa deve-se pensar em quais são os resultados que a mesma espera alcançar. Objetivos são declarações do que deve ser realizado pela estratégia de marketing; Metas são mais específicas e essenciais para o plano de marketing.

Para finalizar a etapa de planejamento, deve ser elaborada a estratégia de marketing. Ela permite a definição de como sua empresa atingirá seus objetivos e metas, e gerenciará seu relacionamento com o mercado, visando obter vantagens em relação à concorrência. A estratégia de marketing consiste em determinar a maneira na qual os cinco principais elementos de marketing - produto, preço, praça, promoção e pessoas - são combinados. Dentro do composto de marketing, o produto pode se referir a bens tangíveis (produtos) ou intangíveis (serviços). Se refere a um bem que é ofertado numa transação comercial, e deve possuir características essenciais às necessidades do consumidor. Os produtos possuem um ciclo de vida, que passa por quatro fases: germinação, crescimento, maturidade e declínio. O conhecimento dessas fases é muito importante, pois em cada uma delas as estratégias de marketing variam.

Ainda dentro do composto de marketing, há o elemento preço, que é a definição de quanto o produto ou serviço vale para o consumidor. Analisando quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda - aquele que cobre os custos e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa - é compatível com o vigente no mercado. Há alguns fatores que são determinantes para definição de preço: posicionamento da empresa, seja passando uma imagem de preços imbatíveis, ou valorizando sua marca com preços mais altos pensando principalmente em status; objetivos, como alcançar determinado mercado, lidar com competição, aumentar lucro; e definição de preços de novos produtos, quando é fixado um preço mais baixo para entrar no mercado. Há também a flexibilização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com